Vereadores e MP apoiam gestante de 40 semanas e bebê nasce

por Paulo Torres publicado 31/08/2020 15h55, última modificação 01/09/2020 09h46
A gravidez de uma gestante de 40 semanas mobilizou os vereadores e vereadoras de Toledo nesta segunda-feira, dia 31, diante do pedido de ajuda de Marceli Brandenburg, 27 anos, e seu companheiro Sidnei. A gestante procurou a vereadora Olinda Fiorentin após ir ao hospital que atende o SUS em Toledo e ser mandada para casa pela terceira vez. A vereadora expôs a situação na abertura da sessão da Câmara enquanto a gestante se deslocava do hospital e o presidente Antônio Zóio designou a Comissão de Saúde e Seguridade Social para atender o caso. A CSS pediu apoio ao promotor José Roberto Moreira. No início da noite, às 20:40h, o bebê nasceu.
Vereadores e MP apoiam gestante de 40 semanas e bebê nasce

A gestante de 40 semanas e 2 dias com os vereadores e vereadoras da CSS e seu companheiro

IMG_9519a.JPGA gravidez de uma gestante de 40 semanas mobilizou os vereadores e vereadoras de Toledo nesta segunda-feira, dia 31, diante do pedido de ajuda de Marceli Brandenburg, 27 anos, e seu companheiro Sidnei. A gestante procurou a vereadora Olinda Fiorentin após ir ao hospital que atende o SUS em Toledo e ser mandada para casa pela terceira vez. A vereadora expôs a situação na abertura da sessão da Câmara enquanto a gestante se deslocava do hospital e o presidente Antônio Zóio designou a Comissão de Saúde e Seguridade Social – integrada pelos vereadores Ademar Dorfschmidt, Marly Zanete, Edmundo Fernandes, Olinda Fiorentin e Valtencir Careca para atender o caso.

A gestante relatou estar com sinais de sangramento, mostrando documento do hospital avaliando estar com 40 semanas e dois dias de gestação e indicando que compareceu ao Hospital Bom Jesus para “avaliação de vitalidade fetal” nos dias 28 de agosto, 30 de agosto e 31 de agosto, tendo como resultado “categoria I”. A situação da família foi exposta via telefone pelo presidente da CSS, Ademar Dorfschmidt ao promotor José Roberto Moreira diante do quadro e do temor da gestante em relação à sua gravidez.

Marceli Brandenburg e seu companheiro Sidnei têm um menino que completa 4 anos dia 26 de setembro e que veio em parto natural. A família porém trabalha em um aviário no interior do Distrito de Novo Sobradinho e tem dificuldades com as constantes vindas ao hospital, além de temer a espera no interior nestas condições.

Bebê nasceu à noite

Com o acompanhamento da CSS-Comissão de Saúde e Seguridade Social da Câmara de Toledo e Ministério Público a gestante Marceli foi internada e à noite, às 20:40h, deu à luz o bebê, que nasceu em parto humanizado com 3,79 quilos. Os pais Sidnei e Marceli lhe deram o nome de Pedro Eduardo e na manhã de terça-feira, dia 1° de setembro, mãe e filho passavam bem.

Confira em vídeo o relato da gestante e companheiro aos vereadores