Sessão homenageia Darcysio Fritsch e demais vítimas da Covid-19

por Paulo Torres publicado 24/05/2021 15h54, última modificação 24/05/2021 15h54
A sessão da Câmara de Toledo homenageou na segunda-feira, dia 24 de maio, o maestro Darcysio Fritsch, falecido na última quinta-feira, dia 20, por volta das 21h, em decorrência de complicações pela Covid-19. Ao abrir o espaço para homenagens o presidente Leoclides Bisognin lembrou que acompanhava o trabalho de Darcysio Fritsch há 45 anos, desde 1976, quando chegou em Toledo, lembrando ainda todas as famílias enlutadas pela Covid-19. O vereador Gilson Francisco também lembrou o falecimento de Darcysio Fritsch, solicitando também a homenagem a ele e às famílias atingidas pelo luto da pandemia.
Sessão homenageia Darcysio Fritsch e demais vítimas da Covid-19

Sessão de segunda-feira lembrou falecidos pela pandemia em Toledo e região

A sessão da Câmara de Toledo homenageou na segunda-feira, dia 24 de maio, o maestro Darcysio Fritsch, falecido na última quinta-feira, dia 20, por volta das 21h, em decorrência de complicações pela Covid-19. Ao abrir o espaço para homenagens o presidente Leoclides Bisognin lembrou que acompanhava o trabalho de Darcysio Fritsch há 45 anos, desde 1976, quando chegou em Toledo, lembrando ainda todas as famílias enlutadas pela Covid-19 e dizendo que Darcysio Fritsch levou a música para Toledo, o Oeste e o Paraná.

Darcysio Fritsch foi homenageado pelo Município de Toledo com o Título de Cidadania Honorária, aprovado pela Câmara de Toledo em 2002 “pela contribuição ao desenvolvimento e integração dos segmentos culturais toledanos”. A homenagem entregue em sessão solene pela Câmara de Toledo foi proposta pela Mesa Diretora através do Projeto de Lei n° 97/2002, cuja justificativa resgata parte da trajetória do maestro, gaúcho de Selbach. Darcysio Fritsch nasceu há 82 anos, estudou entre 1952 e 58 no Seminário Redentorista Santo Afonso, em Aparecida, SP, e graduou-se em Geografia pela Faculdade de Guarapuava, pós-graduando-se em Metodologia do Ensino Superior pela UFRGS, em Porto Alegre. Após atuar como professor primário em Selbach de 1961 a 64, veio para Toledo, onde foi professor no Seminário Verbo Divino de 1964 a 67, numa trajetória no magistério que incluiu a rede estadual de Toledo de primeiro e segundo graus de 1966 a 94, além da antiga Facitol e o Incomar, de 1974 a 79. Na área musical lecionou no Conservatório Municipal de Música nas disciplinas de estrutura musical, solfejo, rítmica e harmonia, além de atuar no Núcleo Regional de Educação entre 1980 e 1994.

Por sua atuação no canto coral recebeu homenagem no Centro Popular de Cultura Arandurá, de Medianeira, no 43º Encontro Regional de Corais, em 20 de outubro de 2018. Darcysio Fritsch iniciou a atuação como regente de corais no Coral da Igreja de Bela Vista, em Selbach, onde atuou de 1961 a 64, assumindo no mesmo ano em Toledo como harmonista e pianista no Coral Cristo Rei. No mais tradicional coral toledano exerceu as funções de harmonista e pianista até 1967, quando passou a regente, onde atuou até 2002. Como regente atuou também no Coral Ítalo-Brasileiro de Toledo, no Coral da Telepar, em Cascavel; sendo ainda regente-fundador dos corais da Copel de Toledo e Cascavel. Darcysio Fritsch também integrou a Banda Lira Antiga e regeu corais infantis das escolas Santos Dumont, Borges de Medeiros e André Zênere, além dos corais do Piá Ambiental, da Casa da Cultura e Programa Formando Cidadão e integrou a Banda Municipal de Toledo. Foi fundador da Federação dos Corais Amadores do Paraná em 1984, em Cascavel, sendo ainda autor de diferentes arranjos musicais para coral e banda, entre outras atividades, que incluíram a responsabilidade pela documentação escolar do Núcleo Regional de Educação de Toledo entre os anos de 1980 e 94. Darcysio Fritsch também foi pioneiro no ensino do handebol em Toledo, trazendo ao município as primeiras duas bolas da modalidade no Colégio Estadual Dario Vellozo, em 1970.