Presidente em exercício da Câmara lamenta morte de Ivo Campagnolo

por Paulo Torres publicado 07/07/2020 16h25, última modificação 08/07/2020 17h51
O vice-presidente da Câmara de Toledo, Gabriel Baierle, manifestou-se como presidente em exercício sobre a morte de Ivo Campagnolo, falecido subitamente no final de semana e que detinha a Medalha Willy Barth. “Lamentamos a morte de um homenageado do Município de Toledo, uma pessoa que tem um histórico esportivo e de cidadão de Toledo”, afirmou Gabriel Baierle, presidente em exercício do Poder Legislativo.
Presidente em exercício da Câmara lamenta morte de Ivo Campagnolo

Ivo Campagnolo recebe a Medalha Willy Barth do então presidente da Câmara Eudes Dallagnol e do então prefeito José Carlos Schiavinato

O vice-presidente da Câmara de Toledo, Gabriel Baierle, manifestou-se como presidente em exercício sobre a morte de Ivo Campagnolo, falecido subitamente no final de semana e que detinha a Medalha Willy Barth. “Lamentamos a morte de um homenageado do Município de Toledo, uma pessoa que tem um histórico esportivo e de cidadão de Toledo”, afirmou Gabriel Baierle, presidente em exercício do Poder Legislativo devido ao afastamento do titular Antônio Zóio para atender problemas de saúde.

Ivo Campagnolo foi homenageado pelo Município de Toledo com a Medalha Willy Barth em 2007, em sessão solene do Poder Legislativo no Teatro Municipal. A homenagem foi proposta pela Mesa da Câmara através do Projeto de Resolução n° 15 e entregue pelo então presidente da Câmara, Eudes Dallgnol, ao lado do então prefeito José Carlos Schiavinato, acompanhados pelos demais vereadores.

Ivo Campagnolo é filho dos pioneiros Fioravante e Fortunata Bertola, que vieram em 1949 para Toledo de Concórdia, SC, tendo 11 filhos, sendo Ivo e mais quatro homens e seis mulheres. Ivo nasceu em Nova Videira, SC, em 27 de dezembro de 1950, estudando em Toledo na Escola Municipal de Xaxim e no Colégio La Salle, onde iniciou a prática do futebol como juvenil. Ivo trabalhou como frentista ao partir dos 14 anos e como fotógrafo a partir dos 20. Foi sócio-fundador do Toledo Futebol Clube, atuou como atleta por várias equipes amadoras, sagrando-se campeão várias vezes, atuando como atleta profissional por 12 anos, inicialmente na Segunda Divisão e depois na Primeira Divisão Estadual. Em 1983 afastou-se dos gramados, atuando como empresário no ramo de material esportivo, voltando a campo como veterano amador e atuando na Seleção Ouro, sempre com a categoria e disciplina que marcaram sua trajetória.

Casado com Leci Lourdes Angeli Campagnolo, Ivo Campagnolo teve os filhos Ivo Luiz, Rodrigo e Rafael.

Ele faleceu na sexta-feira, dia 3 de julho, de enfarto fulminante por volta das 12h quando caminhava no Jardim La Salle nas proximidades do Seminário Maria Mãe da Igreja. Ele foi velado na Associação Ouro e Prata, a partir das 10h de sábado, onde colegas do esporte o conduziram em volta olímpica no gramado onde atuava nos últimos anos, sendo rezada missa pelo padre Hélio Bamberg e em seguida o sepultamento no Cemitério Cristo Rei.