Presidente da Câmara lamenta perda de Odacir Fiorentin

por Paulo Torres publicado 11/09/2020 11h05, última modificação 14/09/2020 15h50
O presidente da Câmara de Toledo, Antônio Zóio, lamentou o falecimento do ex-candidato a prefeito em 2016 e pré-candidato neste ano, Odacir Fiorentin, vítima da pandemia da Covid-19. "É com pesar que recebo a comunicação do falecimento do irmão da vereadora Olinda, pelo qual tínhamos um apreço muito grande”, manifestou-se o presidente da Câmara de Toledo. “Com certeza Toledo perde uma figura política muito importante para os debates locais”, acrescentou Antônio Zóio.
Presidente da Câmara lamenta perda de Odacir Fiorentin

Presidência da Câmara de Toledo lamentou o falecimento do ex-gerente da Itaipu e Sanepar, ex-secretário municipal e chefe da 20ª Regional de Saúde

O presidente da Câmara de Toledo, Antônio Zóio, lamentou o falecimento do ex-candidato a prefeito em 2016 e pré-candidato neste ano, Odacir Fiorentin, na noite de quinta-feira, dia 10, em hospital em Curitiba. “É com pesar que recebo a comunicação do falecimento do irmão da vereadora Olinda, pelo qual tínhamos um apreço muito grande”, comentou o presidente da Câmara de Toledo. “Com certeza Toledo perde uma figura política muito importante para os debates locais”, acrescentou Antônio Zóio.

Odacir Fiorentin, bacharel em Ciências Econômicas, com pós-graduação em Gerência Contábil e Auditoria, Direção de Empresa e Negociação, fez mestrado em Engenharia de Produção - Gestão da Qualidade e Produtividade, realizou curso de Especialização em Desenvolvimento, foi secretário de Administração e Recursos Humanos do Município de Toledo entre 1993 e 1995, na gestão de Albino Corazza, além de professor dos Colégios Presidente Castelo Branco (Premen) e Alberto Santos Dumont, atuando ainda como secretário da Liga de Futebol Amador de Toledo e diretor da 20ª Regional de Saúde de Toledo até dezembro de 2014.

Funcionário público estadual desde 1983, Odacir Fiorentin trabalhou durante 32 anos na Sanepar, atuando nesse período como chefe da regional de Toledo da concessionária de água e esgoto e gerente da regional de Assis Chateaubriand. Entre 2003 e 2015 atuou na Itaipu Binacional, onde foi gerente do projeto Cultivando Água Boa, chefe de gabinete do diretor de Coordenação e Meio Ambiente, diretor de Coordenação de Meio Ambiente, e gerente de Gestão Estratégica e Orçamentária.

Em 2016, Odacir Fiorentin colocou o seu nome à disposição da população de Toledo para as eleições municipais. Ele concorreu ao cargo de prefeito pelo PPS (atual Cidadania), e ficou na 3ª colocação no pleito, com 2.954 votos. Odacir é irmão da atual vereadora, Olinda Fiorentin, a única eleita pela coligação naquele ano.

Fiorentin, que completaria 56 anos no dia 19 de setembro, possuía um grave problema renal e realizava tratamento há anos e teve diagnóstico de Covid-19 no dia 31 de agosto. Ele era natural de Toledo, nascido no Distrito de Novo Sarandi, para onde o corpo foi trazido de Curitiba para sepultamento no final da manhã, dentro do protocolo da pandemia da Covid-19.

Odacir Fiorentin deixa esposa e três filhos.