Presidente da Câmara lamenta perda de ex-vereador Henrique Rossoni

por Paulo Torres publicado 02/09/2020 11h55, última modificação 08/09/2020 15h45
O presidente da Câmara de Toledo, Antônio Zóio, lamentou a perda do ex-vereador Henrique Rossoni, falecido na manhã desta quarta-feira, dia 2 de setembro, quando completava 80 anos. “Recebemos com grande pesar esta notícia de um ex-vereador, representante do Poder Legislativo” comentou o presidente da Câmara, destacando sua contribuição ao município. Antônio Zóio disse ter ficado muito entristecido com a perda de Toledo, estendendo votos de pesar a toda a família e registrando o sentimento do Poder Legislativo pelo falecimento do ex-vereador.
Presidente da Câmara lamenta perda de ex-vereador Henrique Rossoni

Henrique Rossoni (no detalhe) integrou quatro legislaturas da Câmara de Toledo

Print Mesa VII Legislatura Pedrini.pngHenrique Rossoni, gaúcho de Palmeira das Missões, onde nasceu em 1940, estreou como vereador toledano na V Legislatura da Câmara, de 1969 a 1973, sendo eleito ao lado dos vereadores Ivo Rocha, Walmir Grande, Irineu Agnes, Alcido Leonardi, Cixtus Kaefer, Rovílio Siviero,  Leonardo Euclides Coppetti e Antônio Mazurek. Rossoni retornaria à Câmara na legislatura seguinte por um ano, de 24/05/1974 a 23/05/1975 e também na VII Legislatura, de 1977 a 1983. O vereador Henrique Rossoni voltaria a integrar a Câmara de Toledo também na IX Legislatura, de 1989 a 1992.

Durante os mandatos de vereador Henrique Rossoni também integrou a Mesa Diretora da Câmara de Toledo, ocupando diferentes cargos e chegando a vice-presidente. Na VII Legislatura, de 1977 a 1978 Henrique Rossoni foi 1° secretário da Mesa (imagem ao lado), sob a presidência de Ivo Roque Pedrini. Ainda nesta legislatura, de 1979 a 1980, Rossoni foi vice-presidente da Câmara, sob a presidência de Luís Fritzen. Na parte final da legislatura, de 1981 a 1982, Henrique Rossoni foi 2° secretário da Mesa, cargo ao qual renunciou em 05/03/1981.

Casado com Isalia Moschetta Rossoni, Henrique Rossoni teve os filhos Francelise Rossoni e Henrique Rossoni Júnior, deixando ainda a neta Antônia.

Henrique Rossoni faleceu em sua residência, por volta das 11h da quarta, dia 2, sendo velado na Cripta da Catedral Cristo Rei a partir das 14h. O sepultamento foi marcado para as 17:30h, no Cemitério Municipal Cristo Rei.