Moção aplaude Ceato pelo Festival Bon Odori no Caça

por Paulo Torres publicado 06/11/2019 11h20, última modificação 06/11/2019 16h47
Foi aprovado na Câmara na sessão de segunda-feira, dia 4, o Requerimento nº 370, de moção de aplausos à Associação Cultural e Esportiva de Toledo – Ceato, pela realização do Festival Bon Odori. O festival anual é realizado durante o verão nórdico no Japão, entre julho e agosto, sempre após o Pôr do sol. As comunidades de imigrantes japoneses e descendentes e amigos realizam o festival fora do Japão com o objetivo de manter a tradição. O evento reuniu centenas de pessoas para prestigiar música, dança, culinária e artes japonesas.
Moção aplaude Ceato pelo Festival Bon Odori no Caça

Festival Bon Odori reuniu japoneses e descendentes do Ceato no Caça e Pesca

Foi aprovado na Câmara de Toledo na sessão de segunda-feira, dia 4 de novembro, o Requerimento nº 370, de moção de aplausos à Associação Cultural e Esportiva de Toledo – Ceato, pela realização do Festival Bon Odori. O festival anual é realizado durante o verão nórdico no Japão, entre julho e agosto, sempre após o Pôr do sol. As comunidades de imigrantes japoneses e descendentes e amigos realizam o festival fora do Japão com o objetivo de manter a tradição.

O documento da Câmara de Toledo é dirigido a Helena Shibata e Celso Hissao Thotusi, manifestando os Aplausos da Casa de Leis de Toledo à Ceato-Associação Cultural e Esportiva de Toledo, pela realização do Festival Bon Odori. O evento foi realizado no dia 26 de outubro no Clube Caça e Pesca de Toledo. Denominado Festival Nippon - Bon Odori, o evento reuniu centenas de pessoas para prestigiar música, dança, culinária e artes japonesas.

Depois de vários anos sem a realização do Bom Odori em Toledo, o evento teve a participação de diversas cidades do Paraná, destaca o documento da Câmara. Nele os Kaikans (clubes de japoneses e descendentes) realizaram apresentações culturais celebrando o festival que ocorre anualmente durante o verão no Japão (verão nórdico, entre julho e agosto), sempre após o pôr do sol, pois prevalece a crença de que os espíritos somente saem durante a noite. As comunidades de imigrantes japoneses e seus descendentes e amigos fora do Japão realizam o festival com o objetivo de manter a tradição, uma vez que durante o Bon são tocadas músicas tradicionais alegres e, sobretudo, predomina um clima de jovialidade, gratidão e participação geral. Muitas famílias aproveitam a oportunidade para se reencontrarem durante o Bon, aponta o documento.

O Requerimento nº 370 é subscrito pelos parlamentares Marli do Esporte, Ademar Dorfschmidt, Airton Savello, Antonio Zóio, Corazza Neto, Gabriel Baierle, Janice Salvador, Leandro Moura, Leoclides Bisognin, Marcos Zanetti, Marly Zanete, Olinda Fiorentin, Pedro Varela, Vagner Delabio e Walmor Lodi.