Extraordinária autoriza empréstimo de R$ 7 mi, revoga lei e debate pandemia

por Paulo Torres publicado 17/06/2020 16h10, última modificação 17/06/2020 16h09
A Câmara de Toledo aprovou em sessão extraordinária na quarta-feira, dia 17 de junho, a partir das 14h, dois projetos de leis em turno final, o Projeto de Lei n° 30, que autoriza o Poder Executivo a contratar empréstimo de R$ 7 milhões junto à Caixa Econômica Federal, voltado à infraestrutura e saneamento, além da saúde, e o Projeto de Lei n° 50, que “revoga a Lei “R” nº 26/2020 e dispõe sobre o reajuste da remuneração dos membros dos Conselhos Tutelares de Toledo”, ambos do Poder Executivo. A sessão extraordinária foi conduzida pelo vice-presidente da Câmara, Gabriel Baierle, em função do afastamento do presidente Antônio Zóio, com o vereador Gabriel tornando-se o mais jovem toledano a assumir a presidência da Câmara de Toledo.
Extraordinária autoriza empréstimo de R$ 7 mi, revoga lei e debate pandemia

Empréstimo com prazo de dez anos atenderá série de obras orçadas em 7,1 milhões

A Câmara de Toledo, atendendo requerimento subscrito por 13 vereadores, aprovou em sessão extraordinária nesta quarta-feira, dia 17 de junho, a partir das 14h, dois projetos de leis em turno final. A sessão extraordinária aprovou o Projeto de Lei n° 30, que autoriza o Poder Executivo a contratar empréstimo de R$ 7 milhões junto à Caixa Econômica Federal, através do Finisa, voltado à infraestrutura e saneamento, além da saúde, e o Projeto de Lei n° 50, que “revoga a Lei “R” nº 26/2020 e dispõe sobre o reajuste da remuneração dos membros dos Conselhos Tutelares de Toledo”, ambos do Poder Executivo.

A sessão extraordinária, a terceira da sessão legislativa de 2020, foi conduzida pelo vice-presidente da Câmara de Toledo, Gabriel Baierle, em função do afastamento do presidente Antônio Zóio pelo falecimento de uma irmã sua em Naviraí, MS. Na abertura da sessão o presidente Gabriel Baierle solicitou aos demais vereadores e vereadoras a realização de um minuto de silêncio pelo falecimento da irmã do vereador Antônio Zóio. Nas manifestações dos vereadores o secretário da Mesa Diretora e decano da atual legislatura, Leoclides Bisognin, registrou tratar-se de uma sessão histórica pela presidência do vereador Gabriel Baierle marcar o exercício do cargo pelo vereador mais jovem na história da Câmara de Toledo. Em seguida os vereadores debateram e votaram os dois projetos em pauta, os quais foram aprovados, além de debater a escalada regional da pandemia e as perspectivas diante da possibilidade de um agravamento do quadro motivar medida estadual até o fim de semana.

Segundo a Mensagem nº 41 do Poder Executivo à Câmara, de 3 de junho, após a aprovação do Projeto de Lei nº 35/2020 na Câmara de Toledo e sua sanção pelo prefeito Lucio de Marchi, fixando a remuneração dos Conselhos Tutelares em R$ 3.500,00, uma nova lei federal alterou a chamada Lei de Responsabilidade de Fiscal, Lei Complementar nº 101/2000, e proibiu reajustes a servidores. Aponta o prefeito na Mensagem nº41 que “posteriormente à aprovação do referido Projeto de Lei por essa Casa, entrou em vigor a Lei Complementar Federal nº 173, de 27 de maio de 2020, que, dentre outras medidas, estabeleceu o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus SARS-CoV-2 (Covid-19) e alterou a Lei Complementar nº 101/2000. De acordo com o artigo 8º, I, daquela Lei Complementar, os entes públicos afetados pela calamidade pública decorrente da pandemia da Covid-19 ficam proibidos, até 31 de dezembro de 2021, dentre outras ações, de “conceder, a qualquer título, vantagem, aumento, reajuste ou adequação de remuneração a membros de Poder ou de órgão, servidores e empregados públicos e militares, exceto quando derivado de sentença judicial transitada em julgado ou de determinação legal anterior à calamidade pública”. (grifou-se) Da interpretação e aplicação de tal dispositivo, em consonância com o disposto no inciso VIII do mesmo artigo e no inciso 1 do parágrafo único do artigo 22 da Lei Complementar Federal nº 101/2000, conclui-se não ser possível reajustar-se a remuneração dos membros do Conselho Tutelar em percentual superior ao IPCA, já que este, apurado em 4,3060% no ano de 2019, foi inferior ao INPC”, aponta o prefeito no documento.

Toledo negocia junto à Caixa Econômica Federal empréstimo de R$ 7 milhões junto à linha de crédito Finisa-Financiamento à Infraestrutura e Saneamento, tendo proposto uma planilha com 5 projetos de pavimentações, urbanização, reurbanização e recapeamento em diversos bairros, no valor total de R$ 7.108.607,32. As condições propostas pelo banco são de taxa de juros de 120% do CDI, com prazo de carência de doze meses e amortização em 108 meses, equivalente a nove anos, totalizando dez anos com a soma da carência.

Acompanhe em vídeo os debates e votações da sessão extraordinária