Presidente da Comissão de Saúde e CFO se afasta por Covid-19

por Paulo Torres publicado 01/10/2020 11h55, última modificação 06/10/2020 13h59
A audiência realizada pela Câmara de Toledo para prestação de contas das receitas e ações da saúde em Toledo junto à CSS-Comissão de Saúde, Seguridade Social e Cidadania, teve que ser conduzida pela vice-presidente Olinda Fiorentin em função do isolamento do presidente, vereador Ademar Dorfschmidt, por infecção pela Covid-19. A audiência foi realizada na quarta-feira, dia 30, a partir das 18h, sendo conduzida pela vice-presidente da CSS. Ademar, que também preside a CFO-Comissão de Finanças e Orçamento, teve a infecção diagnosticada no dia 24, após presidir no dia 23 a audiência da CFO-Comissão de Finanças e Orçamento onde o prefeito Lucio de Marchi, secretário Balnei Rotta e assessores expuseram o desempenho municipal em relação às metas fiscais do quadrimestre.
Presidente da Comissão de Saúde e CFO se afasta por Covid-19

Ademar (centro) preside audiência da CFO no dia 23 ao lado do prefeito Lucio de Marchi, vereadora Janice Salvador e vereadores Vagner Delabio e Renato Reimann

A audiência realizada pela Câmara de Toledo para prestação de contas das receitas e ações da saúde em Toledo junto à CSS-Comissão de Saúde, Seguridade Social e Cidadania, teve que ser conduzida pela vice-presidente Olinda Fiorentin em função do isolamento do presidente, vereador Ademar Dorfschmidt, por infecção pela Covid-19. A audiência foi realizada na quarta-feira, dia 30, a partir das 18h, sendo conduzida pela vice-presidente da CSS e contando ainda com os demais integrantes, Marly Zanette, secretária e membros Valtencir Careca e Edmundo Fernandes. A audiência expôs gastos com a saúde de R$ 5,77 milhões no quadrimestre, ou 25,8% das receitas previstas, contra uma obrigação constitucional de 15%.

Ademar Dorfschmidt presidiu normalmente a audiência pública realizada no dia 23 de setembro, às 14h, quando o prefeito Lucio de Marchi, acompanhado do secretário da Fazenda Balnei Rotta e assessores, expôs o desempenho das metas fiscais no quadrimestre aos vereadores da CFO-Comissão de Finanças e Orçamento. A CFO é integrada pelos vereadores Ademar Dorfschmidt como presidente; Gabriel Baierle, vice-presidente; Renato Reimann, secretário e membros Vagner Delabio e Janice Salvador. Com sintomas como a perda do olfato, o vereador procurou no dia 24 o Mini Hospital, que está centralizando o atendimento à pandemia em Toledo, recebendo o diagnóstico, medicação e medida sanitária de isolamento de 14 dias no período de 24 de setembro a 2 de outubro.

Devido à medida sanitária definida pelo médico José Almeida Júnior o vereador, que é também candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Beto Lunitti, ausentou-se da sessão do dia 28 de setembro e da audiência pública da CSS, que foi conduzida pelo vice-presidente e candidato a vice-prefeito na chapa liderada pelo atual prefeito Lucio de Marchi, Marcos Zanetti. Já a esposa do vereador Ademar, Suzamar Dorfschmidt, com sintomas gripais moderados, também testou positivo, foi medicada e deve cumprir isolamento até o dia 7, enquanto a filha de 20 anos está isolada em parte da casa sem sintomas e o filho Denyter, de doze anos, que é piloto de motocross, não fez exame.

Além da sessão do dia 28 e audiência do dia 30, Ademar Dorfschmidt também afastou-se das reuniões ordinárias da CFO-Comissão de Finanças e Orçamento, que reuniu-se no dia 29, às 10:30h, enquanto a CSS-Comissão de Saúde, Seguridade Social e Cidadania não tem outras atividades previstas após a audiência do dia 30.