Câmara recebe do Executivo projeto do Plano Plurianual 2022-2025

por Paulo Torres publicado 30/04/2021 16h05, última modificação 04/05/2021 14h12
O Poder Executivo entregou à Câmara de Toledo na sexta-feira, dia 30, o projeto do PPA-Plano Plurianual 2022-2025, em evento realizado já sob a flexibilização de restrições de acesso ao Poder Legislativo. A entrega foi feita pelo prefeito Beto Lunitti ao presidente Leoclides Bisognin, que em seguida repassou o projeto à CFO-Comissão de Finanças e Orçamento, encarregada regimentalmente de apreciar a proposição, definindo prazos para emendas, realização de audiência pública e outras providências. Bisognin disse que o PPA é o projeto mais importante da legislatura e o prefeito Beto disse que pretende cadastrar para o Auxilio Emergencial de Toledo e falou de projeto que deve reduzir a tarifa do transporte coletivo no meio do ano.
Câmara recebe do Executivo projeto do Plano Plurianual 2022-2025

Vereadores recebem o projeto do PPA 2022-25 da equipe do Poder Executivo

 

 

O Poder Executivo entregou à Câmara de Toledo na sexta-feira, dia 30 de abril, o projeto do PPA-Plano Plurianual 2022-2025, em evento realizado no Plenário e Auditório Edílio Ferreira já sob a flexibilização de restrições de acesso ao Poder Legislativo decidida na quinta-feira pela Mesa Diretora e oficializada no Ato n° 22. A entrega foi feita pelo prefeito Beto Lunitti ao presidente Leoclides Bisognin, que em seguida repassou o projeto à CFO-Comissão de Finanças e Orçamento, encarregada regimentalmente de apreciar a proposição, definindo prazos para emendas, realização de audiência pública e outras providências. A CFO é integrada pelos vereadores Jozimar Polasso, presidente; Dudu Barbosa, vice-presidente; Gabriel Baierle, secretário; e membros Beto Scain e Elton Welter.

O presidente da Câmara de Toledo disse que o PPA é o projeto mais importante que o Legislativo recebe nos quatro anos de uma legislatura, pois a partir dele se define todos os anos a LDO-Lei de Diretrizes Orçamentárias e a LOA-Lei Orçamentária Anual de cada ano. Leoclides Bisognin lembrou que esta proposição abrange os próximos três anos do atual prefeito e um ano do mandato do próximo governante e colocou a palavra à disposição do Executivo. O prefeito Beto Lunitti agradeceu e pediu para retirar a máscara devido ao distanciamento no local e por estar ainda se recuperando da Covid-19 e ser melhor entendido em sua fala. Beto cumprimentou todos os vereadores e parabenizou pelo serviço que têm demonstrado no período em que está à frente do Executivo e anunciou a eleição pela manhã da nova direção do Ciscopar-Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná, que reúne 18 municípios da microrregião. O prefeito toledano anunciou que o prefeito de Assis Chateaubriand Valter Aparecido Souza, o popular “Valtinho Souza”, foi eleito presidente, com Beto Lunitti como vice-presidente e o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt como diretor-superintendente.

O prefeito Beto Lunitti disse que o projeto do PPA 2022-25 surgiu da discussão com a sociedade, que depois virou plano de governo e depois teve incluídas ações importantes e necessárias que conectam Toledo com a região o Estado e o Brasil. Destacou ainda que a proposta traz todas as políticas de competência municipal e tem uma responsabilidade muito grande para o planejamento. “Não é apenas um livro, são atos que a gente materializa neste momento”, disse o prefeito Beto Lunitti aos vereadores e demais presentes.

O prefeito Beto Lunitti também disse que as conquistas importantes precisam ser compartilhadas e reconheceu o papel do então deputado Elton Welter, hoje vereador, na conquista da UTFPR com outras pessoas que foram importantes, mas retificou afirmação de parlamentar federal que disse que o Auxílio Emergencial de Toledo é conquista do PT. Beto Lunitti disse que havia uma ideia que convergiu com a proposta do vereador e que após a aprovação do projeto na Câmara de Toledo, “no tempo que for possível”, deve ser feito o cadastro e registro das pessoas a serem beneficiadas.

Sobre o PPA Beto Lunitti disse que traz 70 ações de governo, 41 apontamentos específicos ou genéricos como urbanizações em ruas e avenidas e a reestruturação de 7 grandes praças, além de políticas da saúde e educação, como os projetos Professor Pesquisador e Escola Ativa, anunciando ainda a substituição da cesta básica pelo Cartão + Dignidade. O prefeito anunciou ainda o Passe Social, que deve proporcionar muito às pessoas que precisam, afirmando que a mudança no transporte coletivo deve reduzir a tarifa à metade e no meio do ano deve ser oficializada após aprovação da Câmara, “porque é daqui que saem as políticas”.

Sobre o PPA 2022-25 o prefeito Beto Lunitti disse ainda que ele deve contemplar também as mulheres, pessoas com deficiência, estrangeiros e as políticas para a saúde, esporte, lazer e cultura mas também ações estruturantes do mundo da economia, contemplando indústria, turismo, prestação de serviços e comércio, agradecendo a acolhida e o respeito e homenageando as famílias dos ex-vereadores José Maria Lima, o “Zé Borracha”, Jorge Okano e Winfried Mossinger, falecidos em função da Covid-19. “Vacina já para imunizar toda a população, mas enquanto não vem pelo Ministério da Saúde vamos manter os cuidados, com uso de máscara, distanciamento social e álcool em gel”, afirmou, deixando ainda um recado à equipe. Beto Lunitti disse que não quer secretário vindo à Câmara “fazer turismo” ou para fazer pressão. “Nosso time foi colocado lá para trabalhar”, disse o prefeito, destacando ainda que onde há harmonia fortalece-se a prosperidade.

Acompanharam a entrega do projeto do PPA-Plano Plurianual 2022-25 o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt, o secretário da Fazenda Jadyr Donin, o secretário de Planejamento, Infraestrutura Rural, Habitação, Serviços e Obras Públicas Neuroci Frizzo, o secretário de Comunicação Oscar Gaspar e o chefe de Gabinete Márcio Pena Borges, entre outros secretários e assessores do Executivo e da Câmara Municipal.

 

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.