Câmara inclui Recalcatti e Pereira em homenagens dos 68 anos

por Paulo Torres publicado 21/05/2020 10h30, última modificação 22/05/2020 11h23
A Câmara de Toledo definiu os nomes de mais duas personalidades a serem homenageadas nas comemorações dos 68 anos de emancipação do Município de Toledo, em 14 de dezembro. Os vereadores aprovaram a proposição dos nomes do deputado estadual Rubens Recalcatti para o Título de Cidadania Honorária e do empresário Osmar Pereira para a Medalha Willy Barth, durante reunião secreta realizada em 29 de abril, conforme prevê a Lei Ordinária “R” 65, de 2017. A homenagem a Recalcatti está prevista no Projeto de Lei n° 39, lido na sessão de 18 de maio. Outra homenagem, proposta pelo Executivo, é ao advogado Angelo Costamilan, diretor da Maripá-Industrial Madeireira e Colonizadora Rio Paraná S.A.
Câmara inclui Recalcatti e Pereira em homenagens dos 68 anos

Projeto de homenagem a Rubens Recalcatti foi lido na sessão de segunda-feira e seguiu às Comissões Permanentes

A Câmara de Toledo definiu os nomes de mais duas personalidades a serem homenageadas por ocasião das comemorações dos 68 anos de emancipação do Município de Toledo, em 14 de dezembro. Os vereadores aprovaram os nomes do deputado estadual Rubens Recalcatti para o Título de Cidadania Honorária e do empresário Osmar Pereira para a Medalha Willy Barth, durante reunião secreta realizada em 29 de abril, conforme prevê a Lei Ordinária “R” 65, de 2017.

A Mesa Diretora da Câmara apresentou e está tramitando o Projeto de Lei n° 39, que concede o Título de Cidadão Honorário de Toledo ao deputado estadual Rubens Recalcatti. O Projeto de lei n° 39 foi lido na sessão de 18 de maio e encaminhado às Comissões Permanentes para apreciação inicial. Nos próximos dias a Mesa Diretora deverá propor o projeto de lei de homenagem ao empresário Osmar Pereira.

Rubens Recalcatti, catarinense nascido em 23 de outubro de 1948 em Videira, veio para o Paraná com seus pais Jacob e Maria Rayser Recalcatti, fixando-se em Francisco Beltrão, no Sudoeste, onde Jacob atuou como delegado leigo na cidade e em seguida em Capitão Leônidas Marques e Toledo. De família numerosa, Rubens Recalcatti tem boa parte de seus 8 irmãos de sangue (Jacir, Oracides, Rubens e Rogerio - gêmeos, Sergio, João Carlos, Juarez e Lucimar) e quatro adotivos ainda residindo em Toledo e seu irmão Sergio foi vereador toledano na X Legislatura- 1993-96.

Rubens ingressou na Polícia Civil em 1979 como investigador e após concurso atuou como delegado durante mais de 25 anos, destacando-se nos departamentos e delegacias, principalmente nas unidades especializadas, como a de Furtos e Roubos e a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa. Ao casar com Leonice Recalcatti, com quem teve os filhos Filipe e Heloisa e de quem é viúvo, fixou-se em Curitiba, onde reside há mais de 40 anos.

Em maio de 2017, aos 68 anos, assumiu cadeira na Assembleia Legislativa como suplente do Partido Social Democrático (PSD), nas eleições de outubro de 2014, com 40.358 votos, em substituição a Chico Brasileiro, então eleito prefeito de Foz do Iguaçu. Foi reeleito deputado estadual, em 7 de outubro de 2018, com 35.348 votos. Atualmente é membro titular das Comissões de Segurança Pública e de Defesa do Consumidor, além de suplente na Comissão de Saúde Pública.

Já Osmar Pereira tornou-se conhecido por sua atuação empresarial à frente do Grupo Pereira fundado em 1993 e com sede em Toledo, sendo atualmente composto das empresas
Laticínios Pereira - dona das marcas Unibaby e Dinelly e primeira do grupo, fundada em 1993 -, além da Transportadora Sferriê, encarregada do transporte e logística dos produtos industrializados pelo grupo e Indústria de Bebidas Sobradinho, criada em 2010 para gerenciar o envasamento e a comercialização da Água Mineral Sferriê e de bebidas não-alcoólicas do Grupo Pereira. Hoje produz energético, hidrotônicos, isotônicos, sucos e águas com sabor, além da linha premium da água Sferriê, para o mercado de alto padrão.

Morador do interior de Toledo, no Distrito de Novo Sobradinho, Pereira começou sua atividade empresarial vendendo leite para sete famílias locais em uma bicicleta, quando tinha 19 anos.
Com o crescimento da clientela comprou um carro, mas começaram os primeiros problemas, com a falta de pagamento em dia. Mudando um pouco a atuação seguiu sugestões e passou a vender para supermercados depois de comprar um pasteurizador e um envasador para poder vender leite embalado em panificadoras da cidade. Após experimentos veio o iogurte e seguindo na experimentação surgiu o iogurte de amora com alecrim, com sabor inusitado que chamou a atenção de grandes redes varejistas. Hoje as marcas de iogurte Unibaby e Dinelly estão no Paraná e em seis estados e a empresa também realiza o beneficiamento de marcas das redes Pão de Açúcar e Walmart.
A outra empresa do grupo de Osmar Pereira, a Bebidas Sobradinho, surgiu da perfuração de um poço artesiano após problemas com uma mina d’´água do terreno onde fica a empresa, em Novo Sobradinho. Depois de ouvir que não precisaria perfurar muito e ter chegado aos 200 metros de profundidade a água não apareceu. Ele porém resolveu insistir e aos 236 metros a água apareceu, mas não era uma água comum. Após vários testes em Toledo, Curitiba e no Rio de Janeiro para descobrir o que tinha de diferente naquela água, temendo ser salobra, os laboratórios apontaram que a água achada em Novo Sobradinho por Osmar Pereira era especial: rica em vanádio, mineral que ajuda a prevenir doenças e combate a acidez estomacal e ainda com o raro pH 10, que, em uma escala de zero a 14, a coloca na casa das águas alcalinas, também com propriedades terapêuticas. A Água Mineral Sferriê, com portaria de lavra desde 2010 - expedida pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), órgão ligado ao Ministério das Minas e Energia -, já chama a atenção e interesse até de outros países e uma delegação da Arábia Saudita veio a Toledo para conhecer a fonte.
O projeto de lei da homenagem a Osmar Pereira deve ser apresentado brevemente pela Mesa Diretora, seguindo após leitura em plenário para apreciação das Comissões Permanentes e depois a apreciação final.

Já está em apreciação na Câmara de Toledo o Projeto de Lei nº 38, do Poder Executivo, que “concede o Título de Cidadão Honorário do Município de Toledo a Angelo Caetano Costamilan. Nascido em Caxias do Sul, RS, em 1943, Angelo Costamilan lá realizou os cursos de Técnico em Contabilidade e Superior de Ciências Econômicas, este na Universidade de Caxias do Sul – UCS, vindo para Toledo em 15 de agosto de 1968, a convite de Luiz Dalcanale Filho e de Diva Paim Barth, para exercer a função de diretor da Industrial Madeireira e Colonizadora Rio Paraná S.A. – Maripá, função que vem desempenhando desde janeiro de 1969 até os dias atuais.

 

 

error while rendering plone.comments