Câmara aprova homenagem a Erich Baumgart nos 69 anos de Toledo

por Paulo Torres publicado 16/07/2021 11h30, última modificação 21/07/2021 13h56
A Câmara de Toledo aprovou na sessão de segunda-feira, dia 12 de julho, mais uma homenagem a ser entregue por ocasião das comemorações dos 69 anos de emancipação de Toledo, em 14 de dezembro. Os vereadores aprovaram por unanimidade a concessão do Título de Cidadania Honorária do Município de Toledo ao empresário Erich Baumgart, previsto no Projeto de Lei n° 88, do Poder Executivo. Anteriormente a Câmara aprovou projeto que concede o Título de Cidadania Honorária ao empresário Sauli Rosa, além da concessão da Medalha Willy Barth ao frei Amarildo Cupertino, estando em apreciação o Projeto de Resolução n° 7, que concede a Medalha Willy Barth a Valdir Antônio Eckstein.
Câmara aprova homenagem a Erich Baumgart nos 69 anos de Toledo

Sessão da Câmara segunda, dia 12, aprovou terceira homenagem do aniversário de Toledo

A Câmara de Toledo aprovou na sessão de segunda-feira, dia 12 de julho, mais uma homenagem a ser entregue por ocasião das comemorações dos 69 anos de emancipação de Toledo, em 14 de dezembro. Os vereadores aprovaram por unanimidade a concessão do Título de Cidadania Honorária do Município de Toledo ao empresário Erich Baumgart, previsto no Projeto de Lei n° 88, do Poder Executivo. Anteriormente a Câmara aprovou projeto que resultou na Resolução n° 52, que concede o Título de Cidadania Honorária ao empresário Sauli Rosa, além do projeto que resultou na Resolução n° 5, que concede a Medalha Willy Barth ao frei Amarildo Cupertino, estando em apreciação o Projeto de Resolução n° 7, que concede a Medalha Willy Barth a Valdir Antônio Eckstein.

A homenagem a Erich Baumgart foi proposta à Câmara pelo Poder Executivo, que a encaminhou através da Mensagem nº 66, de 14 de junho, onde o prefeito Beto Lunitti aponta que a honraria “objetiva o reconhecimento público a pessoas que exercem importante papel no desenvolvimento do Município”. Erich Baumgart, nascido em Santa Rosa, RS, projetou-se com a atuação ao lado de sua família no ramo hoteleiro, onde hoje possui uma rede de hotéis em Toledo, Cascavel e no Sudoeste, onde comprou a Thermas Anila. Erich Baumgart porém inicialmente trabalhou na agricultura e na suinocultura no então interior de Toledo, em Nova Santa Rosa, até os 21 anos, juntamente com a sua família, mudando-se para a sede de Toledo. Com seu espírito empreendedor, iniciou as atividades trabalhando na panificação e depois no ramo de materiais de construção, mediante a implantação da empresa Materiais de Construção Planalto, no Jardim Porto Alegre, e de construção e venda de casas em diversos bairros da cidade. No setor de panificação Erich atuou como funcionário em Toledo na Panificadora Quincas e depois constituindo negócio próprio com padaria em Terra Roxa no qual faliu. Após ir trabalhar na agricultura em Nova Santa Rosa por um ano Erich voltou a Terra Roxa e retomou a padaria, transformando-a em poucos anos na principal da cidade.

No início dos anos 90, Erich e a esposa Ivoni, com os filhos crescendo, resolvem voltar a Toledo e investem em materiais de construção, constituindo a Materiais de Construção Planalto, no Jardim Porto Alegre, passando também a construir casas e fundando em Nova Santa Rosa o Lar de Idosos Emanuel, que atualmente atende 42 idosos. Em 2002 a família passa a pensar no ramo hoteleiro, comprando no ano seguinte um terreno na Avenida Parigot de Souza onde em 2005 inaugura o Hotel Maestro, o primeiro estabelecimento da hoje rede hoteleira. Em 2009 inicia o Maestro Executive, aberto em 2011, na Rua Santos Dumont, vindo depois o Maestro Premium, que em 2015 abre como o maior hotel de Cascavel. No mesmo ano inicia a construção do Maestro Villa do Lago, anexo ao Maestro Executive, iniciando-se em seguida, em 2017 e 2019, respectivamente, unidades em Francisco Beltrão e Pato Branco.

Com a visão empresarial e gestão desenvolvidos, a família Baumgart agora inicia o Maestro Águas Quentes, em Francisco Beltrão, no antigo Anila Thermas. O projeto quer unir em meio à natureza exuberante a hospedagem e o lazer, em mais um passo de uma trajetória de 71 anos de Erich Baumgart e sua esposa Ivoni, filhos Aldino, Marcos e Nádia e as noras Kerlin e Lígia e os netos, que passou pela agropecuária, panificação, materiais de construção e construção até a atual hotelaria.

Homenagens adiadas

A Câmara de Toledo aprovou ano passado a concessão ao deputado estadual Rubens Recalcatti do Título de Cidadania Honorária e ao empresário Osmar Pereira da Medalha Willy Barth. Outras duas homenagens, propostas pelo Executivo e aprovadas pelo Legislativo, são ao advogado Angelo Costamilan, diretor da Maripá-Industrial Madeireira e Colonizadora Rio Paraná S.A. e à servidora aposentada Regina Ikeda. Devido à pandemia, que acabou vitimando o deputado Recalcatti às vésperas da sessão solene, em dezembro, estas homenagens ainda não foram entregues.