Audiência sobre educação no quadrimestre aborda Ideb e pandemia

por Paulo Torres publicado 30/09/2020 15h50, última modificação 06/10/2020 11h57
A Câmara de Toledo realizou na quarta-feira, dia 30, audiência pública de apresentação da execução orçamentária e gestão fiscal na educação toledana no segundo quadrimestre. A audiência foi conduzida pela Comissão de Educação, Cultura e Desporto e a secretária da pasta, Edna Schaeffer Amaral, expôs o impacto da pandemia, que incluiu a suspensão do calendário desde 20 de março, motivando a suspensão dos contratos do transporte coletivo, além de afetar também a distribuição da merenda escolar. A secretária comentou que a pandemia está motivando ajustes, mas que devem ocorrer várias lacunas e defasagem na aprendizagem. Sobre a volta às aulas a secretária disse que a possibilidade neste ano é muito pequena, mas as instituições precisam estar estruturadas e preparadas porque em algum momento as aulas presenciais vão voltar, estimando que no início do ano as aulas devem retornar com uma forma mista.
Audiência sobre educação no quadrimestre aborda Ideb e pandemia

Audiência da educação pela CEC antecedeu a da saúde, realizada pela CSS

IMG_9685a.JPGA Câmara de Toledo realizou nesta quarta-feira, dia 30 de setembro, a partir das 14h, audiência pública de apresentação da execução orçamentária e gestão fiscal na educação toledana no segundo quadrimestre. A audiência foi conduzida pela Comissão de Educação, Cultura e Desporto e atende a Lei "R" n° 122/2015, que estabelece a realização de prestação de contas da área educacional municipal a cada quadrimestre no Poder Legislativo.

Na audiência a secretária da pasta, Edna Schaeffer Amaral, acompanhada de sua equipe, expôs o impacto da pandemia na pasta, que incluiu a suspensão do calendário desde 20 de março, motivando a suspensão dos contratos do transporte coletivo, além de afetar também a distribuição da merenda escolar. A secretária comentou que a pandemia está motivando ajustes, mas que devem ocorrer várias lacunas e defasagem na aprendizagem. Indagada pela vereadora Marli do Esporte sobre a volta às aulas presenciais a secretária disse que a possibilidade neste ano é muito pequena, mas as instituições precisam estar estruturadas e preparadas porque em algum momento vão retornar, estimando que no início do ano as aulas devem retornar com uma forma mista.

A secretária destacou o resultado de Toledo no Ideb, onde de 6,5 alcançado em 2019 atingimos 6,7 no resultado divulgado neste mês, considerando aprovação e reprovação e desempenho acadêmico. A secretária disse que este resultado decorreu do fato de Toledo ter pequena redução na reprovação e melhora significativa no desempenho acadêmico, agradecendo às equipes diretivas, professores e alunos, que foram avaliados para o Ideb no final de 2019.

Edna Schaeffer relatou que na pandemia há obras sendo executadas nas escolas aproveitando a suspensão das aulas presenciais. Relatou que a medição na escola do Porto Alegre atingiu 33,92%, afirmando que não vai ser possível concluir este ano e deve ficar pronta para o início do próximo ano, enquanto a construção do CMEI do Jardim da Mata retomada, o do Pinheirinho também, enquanto o CMEI do Carelli foi concluído mas há um saldo devedor por não liberação do FNDE, havendo tratativas para liberação dos recursos e a aquisição dos móveis, além de comentar do CMEI de Vila Nova, que exige uma grande intervenção.

O vereador Leoclides Bisognin destacou a solução da questão do Fundeb, afirmando que ele não é essencial, é vital, parabenizando o Senado e a Câmara Federal por terem resolvido antes de acabarem os recursos, lembrando que mesmo em Toledo o Fundeb responde por quase 60% dos recursos do setor. Sobre a volta às aulas presenciais o vereador disse que “não adianta ficarmos iludindo as pessoas”, lembrando que a Europa retomou aulas e se viu obrigada a interromper novamente devido ao surgimento de novos casos de infecção por covid-19.

A audiência da Comissão de Educação, Cultura e Desporto contou com os membros Janice Salvador, presidente; Marcos Zanetti, vice-presidente; Pedro Varela, secretário; além de Marli do Esporte, com a ausência do membro Leandro Moura, contando ainda com os vereadores Leoclides Bisognin e Marli do Esporte.IMG_9682a.JPG

Confira em vídeo a íntegra da audiência de prestação de contas da educação toledana