Audiência na Câmara expõe dados da educação toledana no quadrimestre

por Paulo Torres publicado 28/05/2021 15h40, última modificação 01/06/2021 09h37
A CEC-Comissão de Educação, Cultura e Desporto realizou na sexta-feira, dia 28, audiência pública de prestação de contas da Educação, relativa ao primeiro quadrimestre do ano. A audiência reuniu os vereadores da CEC, Professor Oséias, presidente; Marcelo Marques, vice-presidente; além dos membros Beto Scain e Valdir Rossetto, além dos vereadores Genivaldo Jesus e Olinda Fiorentin e o presidente da Câmara, Leoclides Bisognin e Eliane Buzin, do Conselho Municipal de Educação, entre outras autoridades, lideranças e populares.
Audiência na Câmara expõe dados da educação toledana no quadrimestre

Audiência de prestação de contas da educação reuniu membros da CEC e outros vereadores

IMG_0724a.JPGA CEC-Comissão de Educação, Cultura e Desporto realizou na sexta-feira, dia 28 de maio, audiência pública de prestação de contas da Educação, relativa ao primeiro quadrimestre do ano. A audiência realizada no Auditório e Plenário Edílio Ferreira abordou os meses de janeiro, fevereiro, março e abril. A realização da audiência é prevista na Lei Municipal “R” nº 122, de 2 de outubro de 2015, que instituiu a apresentação quadrimestral de relatórios da execução orçamentária e de gestão fiscal pela Secretaria Municipal de Educação. A audiência reuniu os vereadores da CEC, Professor Oséias, presidente; Marcelo Marques, vice-presidente; além dos membros Beto Scain e Valdir Rossetto, enquanto o vereador secretário, Elton Welter, não compareceu devido a uma cirurgia que realizou pela manhã. Também os vereadores Genivaldo Jesus e Olinda Fiorentin e o presidente da Câmara, Leoclides Bisognin, acompanharam a audiência de prestação de contas da educação, além de Eliane Buzin, do Conselho Municipal de Educação, entre outras autoridades, lideranças e populares.

A pasta conta com 1.693 servidores, sendo 1.388 professores e 305 servidores do quadro geral e a secretária Elisângela Batista falou da volta às aulas na pandemia afirmando estar sendo um desafio muito grande devido à pandemia. A pasta teve uma despesa de folha salarial de R$ 7,828 milhões em abril e a secretária destacou aos vereadores o comprometimento da equipe para o retorno das atividades, de forma presencial e híbrida. A rede municipal conta com 12.846 estudantes até abril, sendo 11.163 da pré-escola ao quarto ano, 1.577 nos CMEIs-Centros Municipais de Educação Infantil, além de 106 na EJA-Educação de Jovens e Adultos, realizando 13.115 atendimentos, incluindo atividades complementares, segundo os dados expostos aos vereadores pela secretária Elisângela Batista e o analista financeiro Cléber.

A secretária destacou aos vereadores que a Lei Complementar 173/2020 proíbe contratar novos cargos e no início do ano faltavam mais de 60 professores para reorganizar o quadro funcional, motivando a realização de um teste seletivo. Houve 674 inscritos, mas apenas 236 compareceram, tornando necessário um novo processo seletivo para contratação de estagiários via Secretaria de Recurso Humanos para evitar um possível déficit de contratados. Segundo a secretária foram aprovados 173 candidatos e este é um dos motivos para que hoje ainda tenhamos defasagem do quadro da Secretaria da Educação. Pelo PSS no dia 25 foram contratados 15 professores, substituindo atestados médicos de médio e longo prazo, com 15 dias ou mais, mas a defasagem exige mais contratações.

As receitas de Toledo no quadrimestre atingiram R$ 465,654 milhões, segundo a prestação de contas feitas à CFO na quarta-feira, dia 26, enquanto os valores destinados à educação ficaram em 16,46%, atingindo R$ 25,32 milhões, contra um percentual constitucional previsto de 25% que deverá ser atingido durante o ano, nos próximos dois quadrimestres.IMG_0727a.JPG

Confira em vídeo a íntegra da audiência de prestação de contas da Educação