Audiência expõe pessoal em 49,99%, saúde 26,27% e educação 25%

por Paulo Torres publicado 24/02/2021 15h25, última modificação 25/02/2021 15h33
Audiência expõe pessoal em 49,99%, saúde 26,27% e educação 25%

Audiência foi realizada a portas fechadas mas com transmissão on-line

IMG_9894a.JPGA Câmara de Toledo realizou na quarta-feira, dia 24, a partir das 14h, audiência pública de prestação de contas do cumprimento das metas fiscais do Município de Toledo. Falando na abertura o prefeito Beto Lunitti disse ser uma satisfação voltar à Câmara já pela terceira vez, lembrando que as contas expostas são do final da gestão anterior, do prefeito Lucio de Marchi e que “nosso tempo será mostrado do primeiro quadrimestre para a frente”. Os dados expostos mostraram receitas totais arrecadadas de R$ 639,24 milhões, com despesas empenhadas de R$ 549,24 milhões e Receita Corrente Líquida ajustada de R$ 491,15 milhões, com 49,99% destinados a despesas com pessoal, 25,01% para educação e 26,27% para a saúde.

A audiência foi realizada pela CFO-Comissão de Finanças e Orçamento, integrada pelo presidente, Jozimar Polasso; secretário Gabriel Baierle e membros Beto Scain e Elton Welter, contando ainda com o presidente da Câmara, LeoclidesIMG_9895a.JPG Bisognin e o prefeito Beto Lunitti na sua abertura, enquanto o vice-presidente da CFO Dudu Barbosa estava em viagem. Também participaram o secretário da Fazenda Jadyr Donin, o contador Milton Endler e a controladora Cleusa Schmee Ullmann, além dos vereadores Professor Oséias, Gilson Francisco, Pedro Varela, Geraldo Weisheimer, Marcelo Marques, Chumbinho Silva e Olinda Fiorentin, assessores e estagiários.

O prefeito disse aos vereadores que está se movimentando para costituir o PPA-Plano Plurianual e pretende fazer uma reforma administrativa conectada ao PPA e que considera necessária e urgente. Beto Lunitti disse que quer todos os serviços públicos conectados numa secretaria para dar maior agilidade ao atendimento e está vendo isto com o controle interno. O prefeito disse ainda aos vereadores que está discutindo a implantação da Procuradoria do Município, a qual está vendo com os profissionais de Direito e que acredita que ao chegar aos 70 anos é hora de Toledo dar este passo, além de discutir o Procon e sua vinculação ao Gabinete do Prefeito, analisando cidades onde o órgão funciona como fundação ou consórcio, além de falar da pandemia. Beto Lunitti disse que são quatro a três semanas com total lotação de UTIs na macrorregião, fazendo apelo para que as pessoas usem máscara, álcool gel e cuidados em relação à Covid-19, relatando que foi disponibilizada cloroquina e hidroxicloroquina e em 45 dias de oferta só 16 pessoas as usaram e que defende o que diz a ciência, como fez a Associação Brasileira de Infectologia em documento no final de dezembro.

Posteriormente à prestação de contas do Poder Executivo foi realizada a Audiência de Prestação de Contas do Esporte, prevista em lei municipal e a cargo da CEC-Comissão de Educação, Cultura e Desporto. A CEC é integrada pelo presidente, Professor Oséias; vice-presidente, Marcelo Marques; secretário, Elton Welter e membros Beto Scain e Valdir Rossetto.

Já no dia 25, à 18 horas, será realizada a Audiência Pública de Prestação de Contas da Saúde, que atende os mesmos princípios e a legislação que criou o SUS-Sistema Único de Saúde. A Audiência de Prestação de Contas da Sde está a cargo da CSS-Comissão de Seguridade Social e Cidadania. A CSS é integrada pelo presidente, Chumbinho Silva; vice-presidente, Valtencir Careca; secretário, Dudu Barbosa e membros Marly Zanete e Olinda Fiorentin.

Por fim, no dia 26 de fevereiro, às 14 horas, será realizada a Audiência de Prestação de Contas da Educação, a cargo da CEC-CEC-Comissão de Educação, Cultura e Desporto. A CEC é integrada pelo presidente, Professor Oséias; vice-presidente, Marcelo Marques; secretário, Elton Welter e membros Beto Scain e Valdir Rossetto.IMG_9904a.JPG