Notícias

por tol publicado 17/12/2015 14h20, última modificação 05/01/2016 14h05
Câmara debate cancelamento parcial de concurso da Prefeitura

Câmara debate cancelamento parcial de concurso da Prefeitura

por Paulo Torres — última modificação 05/11/2019 10h03

A Câmara de Toledo voltou a debater em reunião nesta segunda-feira, dia 4, o cancelamento parcial do concurso público da Prefeitura de Toledo para dez dos 35 cargos previstos. Participaram da reunião o presidente da Câmara, Antônio Zóio, vereadores e vereadoras, o promotor Sandres Sponholz, Marlene Silva, do Sindicato dos Servidores; além do advogado Jomah Hussein, a secretária de Recursos Humanos Cláudia Piacenti e o assessor jurídico Nélvio Hübner. A reunião também contou com dezenas de aprovados no concurso parcialmente cancelado.

Câmara debate cancelamento parcial de concurso da Prefeitura - Leia mais…

Reunião debate cancelamento parcial de concurso da Prefeitura

Reunião debate cancelamento parcial de concurso da Prefeitura

por Paulo Torres — última modificação 01/11/2019 11h41

A Câmara de Toledo recebeu nesta sexta-feira, dia 1° de novembro, vários candidatos aprovados no concurso público da Prefeitura de Toledo que foi cancelado. Os candidatos e candidatas foram recebidos pelo presidente da Câmara, Antônio Zóio, para o qual expuseram a situação criada e protestaram contra a medida. A reunião contou também com a presença do vereador Ademar Dorfschmidt, o qual apontou que hoje a legislação é muito rígida quanto a criar expectativas na vida das pessoas. O presidente Zóio afirmou que aparentemente seria necessário anular o teste de aptidão física, conforme TAC-Termo de Ajustamento de Conduta firmado com o Ministério Público, definindo por realizar nova reunião com todos os vereadores, aprovados e familiares na segunda-feira, às 9h, na Câmara de Toledo.

Reunião debate cancelamento parcial de concurso da Prefeitura - Leia mais…

Câmara prepara sessão de homenagens do Município de Toledo

Câmara prepara sessão de homenagens do Município de Toledo

por Paulo Torres — última modificação 01/11/2019 10h28

A Câmara de Toledo iniciou os preparativos para a realização da sessão solene de homenagens pelos 67 anos de emancipação política do Município de Toledo. A sessão será realizada no dia 13 de dezembro, às 19h, quando serão entregues o Título de Cidadania Honorária a Arnulfo Engel e a Maria Patiño Cruzatti e a Medalha Willy Barth a Ademir Fiametti. A solenidade será realizada no Edifício Güerino Viccari, sede do Poder Legislativo de Toledo, reunindo os vereadores pelo Legislativo, representantes do Poder Executivo e demais autoridades e lideranças, além dos familiares dos homenageados.

Câmara prepara sessão de homenagens do Município de Toledo - Leia mais…

Vereadores aplaudem policial por 15 anos de atuação na 20a SDP

Vereadores aplaudem policial por 15 anos de atuação na 20a SDP

por Paulo Torres — última modificação 31/10/2019 15h56

A sessão de terça-feira, dia 29, da Câmara de Toledo, teve apresentado o Requerimento nº 359, o qual propõe moção de aplausos à investigadora da Polícia Civil Cristiane de Fátima Barcelos. A homenagem, subscrita por 13 vereadores, destaca os 15 anos de serviço prestado pela policial à Polícia Civil do Paraná, na 20ª Subdivisão Policial de Toledo.

Vereadores aplaudem policial por 15 anos de atuação na 20a SDP - Leia mais…

Moção aplaude ginasta pela dedicação à GR de Toledo

Moção aplaude ginasta pela dedicação à GR de Toledo

por Paulo Torres — última modificação 31/10/2019 15h50

Foi apresentado na sessão da Câmara de Toledo, realizada excepcionalmente na terça-feira, dia 29, o Requerimento nº 362, o qual propõe moção de aplausos a Giovana Oliveira, atleta de Ginástica Rítmica, pelos 9 anos de treinamento e conquistas pelo Município de Toledo. A atleta de 21 anos teve 14 deles dedicados à ginástica rítmica, pela qual mudou-se de São Paulo para Toledo, município que agora representou mais uma vez nos Jogos Abertos do Paraná, realizados na cidade.

Moção aplaude ginasta pela dedicação à GR de Toledo - Leia mais…

Moção aplaude policial ao encerrar 35 anos de atuação

Moção aplaude policial ao encerrar 35 anos de atuação

por Paulo Torres — última modificação 31/10/2019 15h41

Foi apresentado na sessão de terça-feira, dia 29, da Câmara de Toledo, o Requerimento nº 358, o qual propõe moção de aplausos ao investigador Cândido Norberto Cabral. A homenagem ao integrante da Polícia Civil na 20a Subdivisão Policial foi proposta devido aos seus 35 anos de serviço prestado.

Moção aplaude policial ao encerrar 35 anos de atuação - Leia mais…

Direção da Apae recebe moção pelo trabalho em Toledo

Direção da Apae recebe moção pelo trabalho em Toledo

por Paulo Torres — última modificação 31/10/2019 15h38

A sessão de terça-feira, dia 29, da Câmara de Toledo, teve apresentado o Requerimento nº 357, o qual propõe moção de aplausos à diretoria da APAE de Toledo. O documento subscrito por 15 vereadores manifesta aplausos à direção da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. O documento da Câmara de Toledo é dirigido à diretora da Apae Lucimar Recalcati Vieira e destaca o trabalho da entidade.

Direção da Apae recebe moção pelo trabalho em Toledo - Leia mais…

Moção aplaude esportista pela atuação em Concórdia e Dez de Maio

Moção aplaude esportista pela atuação em Concórdia e Dez de Maio

por Paulo Torres — última modificação 31/10/2019 15h16

A sessão da Câmara de Toledo, que na semana final de outubro foi na terça-feira, dia 29, teve apresentado o Requerimento nº 361, o qual propõe moção de aplausos ao esportista Eliseu Aloísio Henz. A proposição foi justificada “pelo excelente e relevante trabalho desenvolvido em prol do esporte junto à comunidade”, contemplando os distritos de Dez de Maio e Concórdia do Oeste.

Moção aplaude esportista pela atuação em Concórdia e Dez de Maio - Leia mais…

Câmara aplaude toledanos pelo 10° Prêmio FBB de Tecnologias Sociais

Câmara aplaude toledanos pelo 10° Prêmio FBB de Tecnologias Sociais

por Paulo Torres — última modificação 31/10/2019 14h23

A sessão da Câmara de Toledo na terça-feira, dia 29, teve apresentado o Requerimento nº 361, o qual propõe moção de aplausos a Isabele Costa e Ricardo Schneider, integrantes do projeto “Reaproveitamento de Resíduos Vítreos de Aterros Sanitários: solução ambiental e geração de renda”. Os dois tiveram proposta manifestação da Câmara de Toledo pela conquista tripla na 10ª edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologias Sociais.

Câmara aplaude toledanos pelo 10° Prêmio FBB de Tecnologias Sociais - Leia mais…

Moção aplaude 44º Encontro Regional de Corais em Toledo

Moção aplaude 44º Encontro Regional de Corais em Toledo

por Paulo Torres — última modificação 31/10/2019 10h39

Foi apresentado na sessão de terça-feira, dia 29, da Câmara de Toledo, o Requerimento nº 360, o qual propõe moção de aplausos ao Coral Sadia BRF Encanto de Toledo, pela realização do 44º Encontro Regional de Corais. O evento foi realizado no dia 19 de outubro, na Igreja Menino Deus, em Toledo, reunindo cerca de 300 cantores coralistas de toda a região.

Moção aplaude 44º Encontro Regional de Corais em Toledo - Leia mais…

Câmara aplaude luta do Amigas do Bem Viver contra o câncer

Câmara aplaude luta do Amigas do Bem Viver contra o câncer

por Paulo Torres — última modificação 31/10/2019 10h13

A sessão da Câmara de Toledo na terça-feira, dia 29, teve apresentado o Requerimento nº 363, o qual propõe moção de aplausos ao Projeto Amigas do Bem Viver, pelo trabalho de apoio às mulheres com câncer desenvolvido em Toledo. A proposição dirigida a Teresinha Aparecida Nucitelli dos Santos foi subscrita por 14 vereadores, entre os quais as quatro vereadoras que integram a Câmara de Toledo. O Amigas do Bem Viver participou do 3° Café Rosa na Câmara no último dia 23.

Câmara aplaude luta do Amigas do Bem Viver contra o câncer - Leia mais…

Câmara entrega moções a lideranças, autoridades e entidades

Câmara entrega moções a lideranças, autoridades e entidades

por Paulo Torres — última modificação 04/11/2019 15h38

A Câmara de Toledo realizou antes da sessão ordinária de terça-feira, dia 29 de outubro – excepcionalmente postergada devido ao Dia do Servidor Público, comemorado dia 28 -, a entrega de manifestações a entidades e lideranças aprovadas no mês. Antes da última sessão ordinária de outubro estiveram no Poder Legislativo de Toledo autoridades, lideranças, entidades e organizações sociais que motivaram manifestações dos vereadores solicitadas através de Requerimentos aprovados em plenário.

Câmara entrega moções a lideranças, autoridades e entidades - Leia mais…

Silêncio homenageia ex-prefeito Campagnolo na Câmara

Silêncio homenageia ex-prefeito Campagnolo na Câmara

por Paulo Torres — última modificação 04/11/2019 15h40

A sessão da Câmara de Toledo nesta terça-feira, dia 29 de outubro, realizou um minuto de silêncio em homenagem ao ex-prefeito de Toledo Avelino Campagnolo, falecido na noite de segunda-feira, dia 28, aos 93 anos. A homenagem foi proposta pelo presidente da Câmara, Antônio Zóio, o qual propôs ainda a antecipação do final da sessão ordinária visando a participação dos vereadores na missa de corpo presente a partir das 16h na Catedral Cristo Rei.

Silêncio homenageia ex-prefeito Campagnolo na Câmara - Leia mais…

Boletim traz 3° Café Rosa e radioterapia, Depen e viatura e moções pelo BiodiverCIDADE

Boletim traz 3° Café Rosa e radioterapia, Depen e viatura e moções pelo BiodiverCIDADE

por Paulo Torres — última modificação 25/10/2019 11h41

Está on-line o boletim Toledo Legislativo n° 219, que aborda o 3° Café Rosa, realizado na Câmara na quarta, dia 23, reunindo vereadoras, servidoras, estagiárias e o grupo Amigas do Bem Viver e que defendeu o oferecimento em Toledo do tratamento de radioterapia pelo SUS. O boletim traz também visita de agentes do Depen-Departamento Penitenciário e seu pedido de apoio à aquisição de uma nova viatura para Toledo, onde cuidam de 163 presos. O boletim traz ainda moções apresentadas sobre a conquista do prêmio Toledo BiodiverCIDADE e o projeto que concede a Medalha Willy Barth ao atleta Lucas Loh, entre outras notícias da semana na Câmara.

Boletim traz 3° Café Rosa e radioterapia, Depen e viatura e moções pelo BiodiverCIDADE - Leia mais…

Projeto propõe Medalha Willy Barth a Lucas Lóh

Projeto propõe Medalha Willy Barth a Lucas Lóh

por Paulo Torres — última modificação 06/12/2019 10h38

A Câmara de Toledo está apreciando proposição que outorga a Medalha Willy Barth ao atleta Lucas Eduardo Lóh, em homenagem prevista no Projeto de Resolução n° 20 da Mesa Diretora do Poder Legislativo. A proposta, indicada pelo Poder Executivo, foi apresentada pela Mesa no dia 9 de outubro, sendo lida na sessão ordinária do dia 14 e depois encaminhada pelo presidente da Câmara, Antônio Zóio, às Comissões Permanentes para sua apreciação inicial.

Projeto propõe Medalha Willy Barth a Lucas Lóh - Leia mais…

Equipe do Depen expõe atuação à Câmara e quer viatura

Equipe do Depen expõe atuação à Câmara e quer viatura

por Paulo Torres — última modificação 25/10/2019 14h04

Agentes do Depen-Departamento Penitenciário Estadual, estiveram em visita à Câmara de Toledo na quinta-feira, dia 24, quando solicitaram apoio junto ao governo estadual no sentido de obter mais uma viatura. O veículo seria destinado ao transporte de presos da Cadeia Pública de Toledo para audiências judiciais, atendimento médico e outros, explicaram ao presidente da Câmara, Antônio Zóio, que os recebeu no Gabinete da Presidência.

Equipe do Depen expõe atuação à Câmara e quer viatura - Leia mais…

Vereadores requerem informações sobre ações e programas

Vereadores requerem informações sobre ações e programas

por Paulo Torres — última modificação 24/10/2019 10h22

A sessão ordinária da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 21, teve apresentada uma série de requerimentos de informações ao Poder Executivo sobre programas e ações municipais implantadas ou previstas. Os requerimentos abordam desde saúde, através do controle de animais, à arborização, lazer, planejamento urbano e transporte coletivo, entre outros temas apontados pelos vereadores nos documentos.

Vereadores requerem informações sobre ações e programas - Leia mais…

Olivo Beal recebe moção por prêmio Toledo BiodiverCIDADE

Olivo Beal recebe moção por prêmio Toledo BiodiverCIDADE

por Paulo Torres — última modificação 24/10/2019 10h09

A Câmara de Toledo teve apresentado o Requerimento nº 349, que propõe moção de aplausos à Escola Municipal Olivo Beal pela conquista do prêmio Toledo BiodiverCIDADE. A premiação foi alcançada na categoria Escola Municipal.e a moção da Câmara foi apresentada na sessão ordinária de segunda-feira, dia 21 de outubro.

Olivo Beal recebe moção por prêmio Toledo BiodiverCIDADE - Leia mais…

CMEI Crescer e Aprender tem moção por prêmio Toledo BiodiverCIDADE

CMEI Crescer e Aprender tem moção por prêmio Toledo BiodiverCIDADE

por Paulo Torres — última modificação 24/10/2019 10h19

A sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 21, teve apresentado o Requerimento nº 348, que propõe moção de aplausos ao Centro Municipal de Educação Infantil Crescer e Aprender pela conquista do Prêmio Toledo BiodiverCIDADE. A premiação foi alcançada na categoria Educação Infantil e foi entregue na noite de 9 de outubro, uma quarta-feira, no auditório da Unioeste.

CMEI Crescer e Aprender tem moção por prêmio Toledo BiodiverCIDADE - Leia mais…

Escola São Luiz homenageada pelo 3° lugar no Toledo BiodiverCIDADE

Escola São Luiz homenageada pelo 3° lugar no Toledo BiodiverCIDADE

por Paulo Torres — última modificação 24/10/2019 09h59

A sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 21, teve apresentado o Requerimento nº 347, que propõe moção de aplausos à Escola Municipal São Luiz do Oeste pela terceira colocação no Prêmio Toledo BiodiverCIDADE. A premiação foi alcançada na categoria Escola Municipal e a homenagem é dirigida à diretora Inês Kleinubing da Silva e a toda a equipe da escola.

Escola São Luiz homenageada pelo 3° lugar no Toledo BiodiverCIDADE - Leia mais…

Moção homenageia servidor ao encerrar 27 anos na Emdur

Moção homenageia servidor ao encerrar 27 anos na Emdur

por Paulo Torres — última modificação 24/10/2019 09h55

A sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 21, teve apresentado o Requerimento nº 346, subscrito por todos os vereadores, que propõe moção de aplausos a Lairton Utzig pelos 27 anos de serviços prestados ao Município de Toledo. O documento destaca a trajetória do servidor na Emdur-Empresa de Desenvolvimento Urbano Rural de Toledo, onde atuou até abril.

Moção homenageia servidor ao encerrar 27 anos na Emdur - Leia mais…

3° Café Rosa na Câmara defende radioterapia via SUS em Toledo

3° Café Rosa na Câmara defende radioterapia via SUS em Toledo

por Paulo Torres — última modificação 24/10/2019 11h55

A Câmara de Toledo sediou na quarta-feira, dia 23, o 3o Café Rosa, que reuniu vereadoras, servidoras, estagiárias e o grupo Amigas do Bem Viver, para marcar a conscientização contra o câncer. A programação integra o Outubro Rosa e no evento o Amigas do Bem Viver defendeu o oferecimento em Toledo do tratamento de radioterapia pelo SUS. O grupo aponta que atualmente ele só é oferecido em Toledo via convênio e o deslocamento até Cascavel para quem está debilitado na luta contra a doença é desgastante. Para o Amigas do Bem Viver é uma luta a mais para quem já está enfrentando o desconforto da doença, como uma senhora de 80 anos que sofre esta situação.

3° Café Rosa na Câmara defende radioterapia via SUS em Toledo - Leia mais…

CPI da coleta da Transportec aprova relatório final

CPI da coleta da Transportec aprova relatório final

por Paulo Torres — última modificação 23/10/2019 10h55

A CPI que investigou as falhas na coleta de lixo pela Transportec nos meses de fevereiro e março apresentou seu relatório final na sexta-feira, dia 18, quando o documento foi aprovado pelos cinco integrantes em reunião na Câmara de Toledo. O documento de 57 páginas foi resumido em seu voto pela relatora Janice Salvador, que teve voto favorável dos vereadores Ademar Dorfschmidt e Renato Reimann, membros, bem como do presidente Marcos Zanetti e do vice-presidente Airton Savello, além da relatora, Janice Salvador, que assumiu a função em junho após o afastamento por licença de saúde do relator inicial, Vagner Delabio.

CPI da coleta da Transportec aprova relatório final - Leia mais…

   CPI tem relatório sexta, Coral da Paz faz 40, reunião debate condutores e moções

CPI tem relatório sexta, Coral da Paz faz 40, reunião debate condutores e moções

por Paulo Torres — última modificação 21/10/2019 08h52

A CPI que apura as denúncias em torno da coleta de lixo pela Transportec em Toledo realiza na sexta-feira, dia 18, a partir das 9h, a apresentação do relatório pela relatora Janice Salvador, informa o boletim Toledo Legislativo n° 218. A edição traz também a reunião na Câmara que discutiu a situação dos condutores de ambulâncias, que relataram problemas como os casos de mortes de pacientes durante o transporte sem acompanhamento e outros desafios. O boletim traz ainda a moção subscrita por todos os vereadores homenageando os 40 anos do Coral da Paz, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Toledo, além da manifestação a Odila Líbera Fiorentin pelos relevantes serviços prestados à educação no Município de Toledo, onde iniciou sua atuação como professora aos 15 anos, ainda antes do município recém emancipado de Foz do Iguaçu completar dois anos. O boletim traz ainda moções dirigidas a entidades e personalidades, entre outras informações da semana na Câmara de Toledo.

CPI tem relatório sexta, Coral da Paz faz 40, reunião debate condutores e moções - Leia mais…

CPI da Transportec tem apresentação de relatório na sexta-feira

CPI da Transportec tem apresentação de relatório na sexta-feira

por Paulo Torres — última modificação 16/10/2019 15h33

A CPI que apura as denúncias em torno da coleta de lixo pela Transportec em Toledo realiza nesta sexta-feira, dia 18 de outubro, a partir das 9h, a apresentação do relatório pela relatora Janice Salvador. A reunião será no Plenário e Auditório Edílio Ferreira e foi definida na 14a reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito, no dia 9. A CPI decidiu em agosto pela prorrogação dos trabalhos por 60 dias, aprovada pelo plenário da Câmara em 18 de agosto, mas as buscas da CPI no sentido de ouvir o advogado Luiz Fernando Comegno e um diretor da Transportec foram infrutíferas.

CPI da Transportec tem apresentação de relatório na sexta-feira - Leia mais…

Moção aplaude Associação de Judô por título geral em Toledo

Moção aplaude Associação de Judô por título geral em Toledo

por Paulo Torres — última modificação 16/10/2019 14h46

Foi apresentado na sessão da Câmara de Toledo de segunda-feira, dia 14 de outubro, o Requerimento nº 342, que propõe moção de aplausos à Associação de Judô Ricardo Santos pela conquista do Título de Campeão Regional Geral, no Torneio Regional de Judô do Oeste do Paraná. O evento foi no último dia 6 de outubro, reunindo em Toledo judocas de 12 cidades da nossa região, no Ginásio de Esportes Alcides Pan.

Moção aplaude Associação de Judô por título geral em Toledo - Leia mais…

Moção aplaude casal por realizar Projeto Pão e Vida

Moção aplaude casal por realizar Projeto Pão e Vida

por Paulo Torres — última modificação 16/10/2019 14h40

A Câmara de Toledo teve apresentado na sessão de segunda-feira, dia 14, o Requerimento nº 341, que propõe moção de aplausos ao casal Allan Filho e Peta Duarte, pela idealização do “Projeto Pão e Vida”. A proposição subscrita por 18 vereadores lembra que o projeto que hoje reúne 40 voluntários surgiu depois do casal ter sua filha Stephany curada após ficar internada por doze dias numa Unidade de Terapia Intensiva em virtude de infecção generalizada.

Moção aplaude casal por realizar Projeto Pão e Vida - Leia mais…

Moção aplaude técnicos de Toledo vices no futebol dos Jojup´s

Moção aplaude técnicos de Toledo vices no futebol dos Jojup´s

por Paulo Torres — última modificação 16/10/2019 11h32

Foi apresentado na sessão da Câmara de Toledo de segunda-feira, dia 14 de outubro, o Requerimento nº 338, que propõe moção de aplausos aos Técnicos Desportivos Eduardo Schimok e César Aparecido de Assis pela conquista do segundo lugar na modalidade de Futebol de Campo na fase final dos Jogos da Juventude. As disputas da fase final da Divisão A foram realizadas em Londrina de 20 a 29 de setembro, reunindo 6,5 mil participantes e 5 mil competidores e o Município de Toledo obteve a 6ª colocação geral.

Moção aplaude técnicos de Toledo vices no futebol dos Jojup´s - Leia mais…

Moção aplaude sargento bombeiro por 31 anos de atuação

Moção aplaude sargento bombeiro por 31 anos de atuação

por Paulo Torres — última modificação 16/10/2019 11h27

Foi apresentado na sessão da Câmara de Toledo de segunda-feira, dia 14 de outubro, o Requerimento nº 337, que propõe moção de aplausos ao 3º Sargento Deoclésio Nogueira pelos 31 anos de serviços prestados ao Corpo de Bombeiros de Toledo. Deoclesio Nogueira, nascido na cidade de Toledo, entrou no Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná em 1988, em Cascavel. A proposição foi subscrita por 16 vereadores toledanos.

Moção aplaude sargento bombeiro por 31 anos de atuação - Leia mais…

Moção parabeniza escolinha de futsal de Novo Sobradinho

Moção parabeniza escolinha de futsal de Novo Sobradinho

por Paulo Torres — última modificação 16/10/2019 11h16

A sessão da Câmara de Toledo de segunda-feira, dia 14 de outubro, teve apresentado o Requerimento nº 339, que propõe moção de aplausos à Associação de Futsal de Novo Sobradinho pelos 5 anos da sua formação. Os trabalhos foram iniciados com apenas 15 crianças e tinham como intuito oferecer algo diferente para as crianças daquela região do município, mas foram crescendo e hoje somam conquistas e abrangem diferentes faixas etárias.

Moção parabeniza escolinha de futsal de Novo Sobradinho - Leia mais…

Ações do documento