Vereadores propõem moção de aplauso à Apa-Lar dos Idosos

por Paulo Torres publicado 15/03/2018 12h06, última modificação 15/03/2018 12h06
Os vereadores fizeram o Requerimento 26/2018, apresentado na sessão da Câmara no dia 12, com uma moção de aplausos à Associação Promocional e Assistencial de Toledo (APA – Lar dos Idosos) pela realização do 1º Bazar Beneficente de 2018. O evento está sendo reconhecido pela cidade de Toledo e região, pois diariamente a entidade já recebe ligações solicitando informações sobre sua realização, apontam os vereadores. No documento os vereadores contam um pouco da história da Associação Promocional e Assistencial de Toledo (APA – Lar dos Idosos), que é uma entidade beneficente, filantrópica sem fins lucrativos.
Vereadores propõem moção de aplauso à Apa-Lar dos Idosos

Requerimento foi aapresentado na sessão de segunda-feira

Os vereadores fizeram uma moção de aplausos à Associação Promocional e Assistencial de Toledo (APA – Lar dos Idosos) pela realização do 1º Bazar Beneficente de 2018. O evento beneficente visou reunir recursos para a entidade de atenção aos idosos. De acordo com o Requerimento 26/2018, apresentado na sexta sessão ordinária da Câmara no dia 12 de março, o evento  está sendo reconhecido pela cidade de Toledo e região, pois diariamente a entidade já recebe ligações solicitando informações sobre sua  realização.

No documento os vereadores contam um pouco da história da Associação Promocional e Assistencial de Toledo (APA – Lar dos Idosos), que é uma entidade beneficente, filantrópica sem fins lucrativos. Sua fundação se deu em 22/06/1982 por conta do abandono e a solidão dos idosos. O lar surgiu com os irmãos Wilibaldo, Berta e Ema Hübner que ao perceber que os irmãos, solteiros, ficaram sozinhos e sem amparo, decidiram doar sua propriedade para a construção de um lar, onde pessoas como eles pudessem ter o atendimento das suas necessidades de moradia, alimentação, vestuário, lazer etc.

A Associação Promocional e Assistencial de Toledo (APA – Lar dos Idosos) possui Certificado de Entidade Beneficente, Registro no Conselho Municipal de Assistência Social, Registro no Conselho Municipal do Idoso e foi declarada de Utilidade Pública a nível Municipal, Estadual e Federal. Seus serviços têm sua fundamentação baseada na Lei nº 8.842/94, que dispõe sobre a Política Nacional do Idoso.

A entidade conta com inúmeros voluntários de diferentes especialidades. Seu maior objetivo é de promover a integração e assistência social aos idosos desamparados, em situação de risco e/ou com necessidades especiais. Por se tratar de entidade beneficente sem fins lucrativos, se faz necessário a realização de promoções bazar, bingo, rifa a fim de manter a instituição, e para melhorar cada vez mais a qualidade do atendimento aos residentes.

A cada ano que se passa o bazar da APA está sendo reconhecido pela cidade de Toledo e região, pois diariamente recebem ligações solicitando informações sobre as datas de realização do Bazar. Tendo em vista que a entidade tem como lema ajudar as pessoas que precisam, vende com o valor irrisório, na grande maioria por R$1,00 (um real) a peça de roupas e calçados, pois é sabido que apesar de Toledo ser um município pujante também conta com uma população carente, que se beneficiam muito adquirindo bons produtos.

No ano de 2017 foram realizados 4 (quatro) bazares e o valor arrecadado foi de aproximadamente R$60.000,00 (sessenta mil reais) e, este ano é o primeiro e atingiu toda e qualquer expectativa.

Este documento foi assinado pelos vereadores Leoclides Bisognin, Corazza Neto, Airton Savello, Antonio Zóio, Ademar Dorfschmidt, Edmundo Fernandes, Gabriel Baierle, Genivaldo Paes, Leandro Moura, Marcos Zanetti, Marli do Esporte, Marly Zanete, Janice Salvador, Olinda Fiorentin, Pedro Varela, Renato Reimann, Vagner Delabio e Valtencir Careca.