Vereadores apoiam obra no aeroporto para voos comerciais

por Paulo Torres publicado 08/06/2015 15h50, última modificação 11/06/2015 11h12
O presidente da Câmara Municipal, Ademar Dorfschmidt, ao lado de vários vereadores, participou nesta segunda, dia 8, de ato no Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho que marcou o início da obra de ampliação do terminal de passageiros e implantação das demais melhorias para receber voos regulares, num investimento de R$ 1 milhão. O vereador Ademar disse que a obra é importante porque o aeroporto é primordial e traz desenvolvimento para setores como a indústria, o comércio e a saúde, além de ser um investimento que mobiliza os vereadores. O presidente da Câmara lembrou que todos os vereadores assinaram indicação ao Poder Executivo solicitando investimentos no aeroporto e os recursos que o Poder Legislativo está economizando de seu orçamento também podem ser dirigidos à obra se o Executivo assim entender, porque os vereadores consideram isso importante. O prefeito Beto Lunitti agradeceu o apoio do presidente da Câmara, Ademar Dorfschmidt e de todos os vereadores e disse que este é um dia que vai ficar marcado na história de Toledo.

 

O presidente da Câmara Municipal, Ademar Dorfschmidt, ao lado de vários vereadores, participou nesta segunda-feira, dia 8 de junho, às 11h, de ato no Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho que marcou o início da obra de ampliação do terminal de passageiros e implantação das demais melhorias para receber voos regulares, num investimento de R$ 1 milhão. O vereador Ademar disse que a obra é importante porque o aeroporto é primordial e traz desenvolvimento para setores como a indústria, o comércio e a saúde, além de ser um investimento que mobiliza os vereadores. O presidente da Câmara lembrou que todos os vereadores assinaram indicação ao Poder Executivo solicitando investimentos no aeroporto e os recursos que o Poder Legislativo está economizando de seu orçamento também podem ser dirigidos à obra se o Executivo assim entender, porque os vereadores consideram isso importante.

O presidente da Câmara Municipal de Toledo disse ainda que três vereadores estão se deslocando a Vitória, ES, tendo que ir a Foz do Iguaçu para o embarque, comentando que no futuro talvez ele possa vir a ocorrer em Toledo. O ato reuniu, além dos vereadores, o prefeito Beto Lunitti, o superintendente da Emdur Ascânio Butzge e os funcionários que vão atuar na obra, além do vice-

presidente da Prati-Donaduzzi, Eder Mafissoni; os empresários Augusto Sperotto e José da Luz Ochôa e o presidente da Acit-Associação Comercial e Empresarial de Toledo, Danilo Gass, além de empresários, secretários, diretores e outras autoridades e IMG_5135a.jpglideranças e o consultor comandante Clairton Hammer, da Phenix Services.

O presidente da Câmara destacou a ousadia do prefeito Beto Lunitti em buscar este projeto, apontando que talvez já devesse ter sido trazido. Éder Mafissoni disse que a Prati-Donaduzzi em 3 anos teve em Toledo 8 mil pessoas que viajaram via aérea e 90% deles viajaram via Foz do Iguaçu e por conta disso mantém um ônibus exclusivo fazendo a ligação. “Este projeto vem solucionar todos estes problemas” disse o executivo da Prati-Donaduzzi. O empresário Augusto Sperotto, da Fiasul, disse que seu destino o fez nascer em Toledo mas também sua opção foi de ficar com sua família aqui e por isso defende o aeroporto. “Não temos um contingente de 8 mil pessoas, mas o sofrimento é o mesmo”, afirmou comentando as dificuldades com os aeroportos na região.

O presidente da Acit, Danilo Gass, destacou o envolvimento de todos e disse que Toledo não quer competir com nenhuma cidade, mas sim estar ligada ao mundo. Ele destacou que na visita à Passaredo Linhas Aéreas a direção mostrou estudo que aponta Toledo como a 2ª melhor condição meteorológica do Brasil para aviação, atrás apenas de Ilhéus, BA, e disse que no dia 23 a entidade deve aprovar a destinação de recursos para o projeto de aquisição de equipamentos para o aeroporto.

O prefeito Beto Lunitti agradeceu o apoio do presidente da Câmara, Ademar Dorfschmidt e

de todos os vereadores e disse que este é um dia que vai ficar marcado na história de Toledo. O prefeito lembrou que na prestação de contas do quadrimestre o Legislativo mostrou gastos de apenas 1,96% do orçamento municipal, demonstrando responsabilidade, ação e sabedoria e “nos ajudando muito”. Beto Lunitti agradeceu ainda o apoio da Prati-Donaduzzi e Fiasul, que compreenderam a dinâmica buscada no projeto de estruturação do aeroporto, relatando que 10 minutos após relatar a proposta às empresas seus representantes estavam com ele para tratar e em 20 minutos o contrato com a consultoria para o projeto estava definido. Ele lembrou que com isso o PCN da pista foi elevado de 8 para 33, pois “se não tivéssemos isso não estaríamos aqui”, destacando a vontade coletiva que está viabilizando o novo terminal de passageiros, estação de bombeiros, estacionamentos de aeronaves e estacionamento de carros para viabilizar voos regulares no local.