Toledana é premiada na Mocica por experimento com orquídea

por Paulo Torres publicado 09/10/2019 14h57, última modificação 09/10/2019 14h57
O Requerimento nº 327, apresentado na Câmara de Toledo, propõe moção de aplausos a Rafaela Furlanetto Liberali, estudante do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre, pela 3ª colocação na IV Mocica-Mostra Científica do Cariri. A toledana alcançou a premiação na categoria Ciências Biológicas a partir de um experimento de enraizamento da orquídea em um meio de cultura alternativo visando redução de custo e tempo de produção.
Toledana é premiada na Mocica por experimento com orquídea

Moção à estudante toledana foi apresentada na sessão de segunda-feira

O Requerimento nº 327, apresentado na Câmara de Toledo, propõe moção de aplausos a Rafaela Furlanetto Liberali, estudante do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre, pela 3ª colocação na IV Mocica-Mostra Científica do Cariri. A toledana alcançou a premiação na categoria Ciências Biológicas do evento científico no Ceará a partir de um experimento de enraizamento da orquídea em um meio de cultura alternativo visando redução de custo e tempo de produção.

O documento da Câmara de Toledo é dirigido a Isabel Cordeiro dos Santos Nunes, diretora do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre, e manifesta os aplausos da Câmara de Toledo a Rafaela Furlanetto Liberalli, estudante do estabelecimento.

O trabalho da aluna do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre Rafaela Furlanetto Liberali foi denominado “Efeito de extratos vegetais à base de Sabugueiro, Salgueiro, Trevinho e Tiririca in natura e desidratados no desenvolvimento in vitro de Dendrobium nobile Lindi e Cattleya forbesii”. Segundo a estudante, seu projeto relaciona-se com as orquídeas, que são plantas de difícil propagação por conta da falta de nutrientes nas sementes.

Para a obtenção de orquídeas no comércio é necessário desenvolver um meio de cultura, porém o meio de cultura comercial é extremamente caro. Outra dificuldade no cultivo in vitro é o tempo, sendo que para uma orquídea completar o crescimento até a primeira floração pode demorar de 3 a 15 anos. Sendo assim, a aluna conclui que utilizando diferentes extratos vegetais pode-se induzir o enraizamento da orquídea em um meio de cultura alternativo, diminuindo assim o tempo e o custo de produção.

Rafaela Furlanetto Liberali conquistou a 3ª colocação na categoria Ciências Biológicas na Mocica com seu projeto “Efeito de extratos vegetais a base de Sabugueiro, Salgueiro, Trevinho e Tiririca in natura e desidratados no desenvolvimento in vitro de Dendrobium nobile Lindi e Cattleya forbesii”. A Mocica-Mostra Científica do Cariri, é uma feira científica que tem o objetivo de reunir projetos científicos desenvolvidos por jovens do Ensino Fundamental, Médio e Superior. O evento realizado na Região do Cariri Cearense alcança grande quantidade destes projetos, desenvolvidos por estudantes de todo o Brasil. Este ano a feira Mocica foi realizada no Ginásio Poliesportivo de Juazeiro do Norte, localizado em frente à praça do Giradouro, ao lado do Cariri Garden Shopping, das 8h do dia 27 de agosto às 19h do dia 29.

É fornecido um ambiente adequado para que se consiga mostrar a todos que é possível se desenvolver projetos científicos ligando a educação e a comunidade”, aponta o documento da Câmara de Toledo. Além disso, através dos projetos demonstra-se que é possível conciliar estudo com investigação científica e ao mesmo tempo alcançar a integração com outros cientistas, assinala ainda o Requerimento nº 327.

O Requerimento nº 327 é subscrito pelos vereadores Marli do Esporte, Ademar Dorfschmidt, Airton Savello, Antonio Zóio, Ascânio Butzge, Corazza Neto, Gabriel Baierle, Genivaldo Paes, Janice Salvador, Leandro Moura, Marcos Zanetti, Marly Zanete, Pedro Varela, Renato Reimann, Vagner Delabio e Walmor Lodi.