Tarcísio Hübner destaca pioneiros e agronegócio de Toledo

por Paulo Torres publicado 22/05/2018 15h20, última modificação 24/05/2018 10h24
O vice-presidente de Agronegócio do Banco do Brasil, Tarcísio Hübner, agradeceu a homenagem da Câmara de Toledo com a Medalha Willy Barth lembrando o desbravamento do município e destacando o agronegócio. A honraria foi entregue dia 17, em sessão solene onde lembrou os desbravadores e as dificuldades de seus próprios pais e dos pioneiros "que um dia abandonaram o aconchego de seus lares e partiram para terras distantes, desconhecidas". Hübner destacou o agronegócio aqui implantado e seu papel para o Paraná, o Brasil e o futuro mundial.
Tarcísio Hübner destaca pioneiros e agronegócio de Toledo

Tarcísio Hübner lembrou o desbravamento e o esforço dos pioneiros do Oeste do Paraná

O vice-presidente de Agronegócio do Banco do Brasil Tarcísio Hübner, agradeceu a homenagem da Câmara de Toledo com a Medalha Willy Barth lembrando o desbravamento do município. A honraria foi entregue no dia 17 de maio, em sessão solene na Câmara Municipal, onde lembrou os pioneiros do município e as dificuldades de seus próprios pais, Willibaldo e Maria Leonila. “A grande coisa neste mundo não é saber onde estamos, mas para que direção estamos indo”, disse  escritor americano, médico e professor de medicina Oliver Holmes, citado pelo homenageado. Para Tarcísio “certamente foi esse o sentimento que habitava a alma e o coração daqueles pioneiros que um dia abandonaram o aconchego de seus lares e partiram para terras distantes, desconhecidas, em jornadas intermináveis e repletas de surpresas e dissabores, mas sempre alimentados pela esperança de construir um futuro melhor para as gerações seguintes”.

Em 1950, assim que cumpriu seu dever cívico prestando serviço militar, o jovem Willibaldo, filho de Verônica e Alberto Hübner, partiu da região de Carazinho, deixando para trás sua numerosa família para participar do desbravamento no Oeste do Paraná. Após longa viagem chegou ao Distrito de Dez de Maio, em Toledo, onde descarregou algumas ferramentas e seguiu a pé por uma picada em meio ipês, perobas, canafístulas, marfins, loros e outras espécies. Nas margens do Arroio Marreco, através de mapa e algumas anotações, reconheceu os marcos que indicavam as terras que seu pai havia comprado e abriu com foice e machado a primeira clareira no meio da densa floresta, instalando-se num pequeno rancho construído com coqueiros, taquaras e outros recursos da floresta.

Estava assim iniciando os preparativos para que em breve toda sua família se transferisse para esse novo mundo, essa nova vida”, relatou Tarcísio Hübner, lembrando porém que uma doença acometeu seu avô Alberto, fazendo com que perdesse a vida ainda muito jovem. Assim o jovem Willibaldo, que já tinha perdido sua mãe quando criança, agora não podia mais contar com seu pai, mas mesmo assim trouxe toda sua família para a nova terra, casando-se alguns anos mais tarde com Maria Leonila Anschau, filha dos pioneiros Afonso e Alzira Anschau, que migraram da região missioneira do Rio Grande do Sul.

 

Pais e pioneiros

Toledo deve muito aos pioneiros”, destacou Tarcísio. “Eu devo tudo aos meus queridos pais, Willibaldo e Maria Leonila, que com sacrifício criaram os 7 filhos e certamente neste momento, vivendo a eternidade das pessoas de fé, estão felizes de ver essa homenagem que hoje tão generosamente está sendo prestada para um filho seu”, afirmou aos vereadores e demais presentes. “Aprendemos a viver na escassez dos recursos financeiros, mas sempre tivemos amor em abundância, e uma rica orientação para o cultivo do bem, da ética e uma formação baseada na fé, reforçada pela agradável rotina de reunir toda família antes das 3 refeições diárias para agradecer a Deus pela vida, pela família e pelos alimentos”, relatou Tarcísio Hübner, recordando seus vizinhos e parentes, especialmente o tio Frei Miguel Solano Hübner, que se ordenou sacerdote em Petrópolis e rezou sua primeira missa na recém implantada Paróquia de Dez de Maio, mas faleceu aos 40 anos, num momento de muita dor para toda a família.

Talvez meus pais nunca tenham lido a frase de Santo Agostinho: “Ter fé é assinar uma folha em branco e deixar que Deus nela escreva o que quiser”, mas viveram seu conteúdo ao enfrentar tantos momentos difíceis”, destacou Tarcísio, assinalando que a “fé era inabalável” e que a perda do jovem franciscano fez com que aos 11 anos de idade Tarcísio decidisse seguir seus passos, ingressando no seminário franciscano de Luzerna, SC, onde Frei Miguel havia sido reitor.

A família e o seminário moldaram minha vida”, disse Tarcísio, agradecendo “a cada um dos irmãos e irmãs, Ambrósio, Arcadio, Anastácia, Acácio, Analúcia e o caçula Alberto”. Para Tarcísio, a “família é como uma árvore com galhos que crescem em diferentes direções, mas que têm a mesma raiz”. Após o seminário, em 1979, conquistou seu primeiro emprego na Frigobrás, empresa do grupo Sadia, hoje BRF, cuja sede era no município. “Os primeiros passos foram difíceis, mas tinha e tenho orgulho do meu primeiro registro na carteira de trabalho que guardo com carinho”, disse Tarcísio Hübner, lembrando na empresa o exemplo do diretor Pedrinho Furlan, homenageando através dele todos os antigos colegas de trabalho.

Ainda em 1979, em uma das atividades do grupo de jovens católicos da Vila Industrial, conheceu a futura esposa Naidi. “Seus olhos tão verdes, tão belos, seu sorriso tão espontâneo eram os ingredientes certos para o meu coração”, disse Tarcísio, destacando que a partir dela descobriu “para que porto eu estava navegando” e assim todos os ventos passaram a ser os ventos certos, lembrando ainda as filhas Jéssica e Natacha.

 

Universidade e trabalho

No ano seguinte Toledo conquistou a primeira faculdade, a futura Unioeste, com os cursos de Ciências Econômicas e Filosofia, em “projeto construído a muitas mãos, mas sobretudo pela determinação do então bispo Dom Geraldo Magela Agnelo, hoje cardeal e arcebispo Benemérito de Salvador, do atual cardeal de SP Dom Odilo Scherer e do saudoso padre Raulino Cavaglieri, “que encantava a todos com suas aulas” e Tarcísio conquistou uma das vagas. Em 1982, “após inúmeras madrugadas de estudos”, passou no concurso do Banco do Brasil, ingressando na instituição. “Diversos amigos aqui presentes deram esse passo comigo, e outros mais experientes me inspiravam pelo seu exemplo”, destacou Tarcísio Hübner, que lembrou ainda suas participações na criação do Lions Clube Toledo Cidade e da Câmara Júnior de Toledo, além da atuação como presidente da AABB. “Andando por todo país testemunho com orgulho o trabalho da AABB de Toledo que é um referencial para todas as unidades do país”, disse Tarcísio Hübner, destacando o atual presidente Nelson Tanzawa e toda equipe de dirigentes.

IMG_2607a.JPGApós lembrar sua trajetória após 14 anos trabalhando na agência local, Tarcísio Hübner disse que “o desejo por novos desafios bateu mais forte do que aquele agradável sentimento de estar próximo aos familiares e amigos”. Em consequência, após passagens por superintendências regionais no Paraná e depois estaduais no Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, vindo depois a direção de Distribuição em São Paulo em 2015 e no ano seguinte a mesma função em Brasília.

 

Alimentos, Toledo e Paraná

Não foi por acaso que Toledo cresceu e se desenvolveu tão rapidamente”, apontou. “Seus 66 anos de fundação podem parecer pouco, mas foram suficientes para lhe fazerem conhecida como a "Capital do Agronegócio do Paraná", detentora do maior valor bruto de produção agropecuária no estado. São tantos os méritos deste jovem município, que meu peito se enche de orgulho por poder dizer que nasci, cresci e me formei aqui, assinalou Tarcísio Hübner, agradecendo ao prefeito, vice-prefeito por propor a homenagem e aos vereadores por acolher e aprovar por unanimidade a proposição. “Já recebi título de cidadão honorário dos Estados do Mato Grosso e RIo de Janeiro, mas confesso que essa comenda é que mais me traz emoção, pois é minha terra. Na verdade, reconheço que sou eu quem devo gratidão a tudo e todos que encontro aqui, nas minhas origens”, assinalou Tarcísio Hübner, destacando o que aprendeu em Toledo e no Banco do Brasil. “Esse aprendizado levei para minha carreira, para todos os estados onde tive a oportunidade de trabalhar”, disse ele, confessando-se emocionado. “Não posso deixar de dizer que estar aqui é especial! Reviver toda essa história faz a emoção se apossar de mim e me faz acreditar que valeu à pena! Valeu e sempre valerá dar valor à família, aos amigos, à terra, ao homem do campo e ao trabalho!”, destacou o homenageado na Câmara Municipal de Toledo.

 

 

 

 

Agronegócio na sua trajetória e no futuro do mundo

 

Hoje, como vice-presidente de Agronegócios e relembrando minha história, talvez eu possa dizer que escolhi o agronegócio e IMG_2603b.JPGque o agronegócio também me escolheu”, disse Tarcísio Hübner (foto) aos vereadores e demais presentes na sessão solene na Câmara de Toledo. “Afinal de contas, sempre tive orgulho de ser filho de um pequeno agricultor, que com o suor de seu rosto alimentava toda a sua família.” Foi ajudando meu pai, que aprendi o valor da terra e do trabalho do homem do campo, afirmou o executivo do BB.

É um trabalho que envolve suor e fé, planejamento e um pouco de sorte. Que produtor nunca rogou a Deus pelo fim da estiagem ou se preocupou com o excesso de chuvas?”, indagou Hübner, acrescentando que é preciso ver significado e ter verdadeiro amor pelo trabalho que se realiza diariamente, apesar das intempéries, disse ele, destacando que via esse significado enquanto sujava as mãos de terra ao lado do pai, mãe e irmãos e continua vendo hoje, ao ocupar a função de vice-presidente de agronegócios da instituição financeira que mais apoia o produtor rural no Brasil.

Indo além, pergunto: O que seria de nossa economia, nesses últimos anos, se não fosse o Agronegócio? 2017 fechou um ciclo difícil e a dureza desse período só não foi mais intensa porque o Agronegócio sustentou a economia brasileira”, apontou ele. “No ano passado, por exemplo, enquanto o PIB Brasil cresceu 1%, o PIB do Agronegócio avançou 13%. Esse resultado mostra a força do campo e nos dá confiança para aproveitarmos as grandes oportunidades que batem à nossa porta”, apontou Tarcísio Hübner.

Poucos países no mundo têm área agricultável, PIB e população semelhantes ao Brasil. Isso nos diferencia como potência mundial no Agronegócio”, apontou ele, que destacou as perspectivas futuras do Brasil e de Toledo através do agronegócio.


 

Alimentos para o mundo

A demanda por alimentos se expandirá no ritmo do crescimento da população mundial e nós estaremos aqui com terra, tecnologia e mão de obra para atender boa parte desta demanda, apontou ele. “Certamente, o Paraná terá grande importância nesse cenário. Terra fértil e de gente aguerrida, tem grande representatividade econômica, detém o quinto maior PIB dentre os estados brasileiros. É líder na produção de frango e suínos e também se destaca fortemente na produção de grãos”, apontou Tarcísio Hübner.