Sessão silencia por ex-vereador, Claus Fuchs, professor, integrante do Certi e outros

por Paulo Torres publicado 25/05/2020 16h10, última modificação 28/05/2020 10h39
A sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 25 de maio, fez um minuto de silêncio pelo falecimento do ex-vereador Lino Gotardo Pizzatto, ocorrido na quinta-feira, dia 21, além do ex-secretário e educador físico Claus Fuchs, do educador físico Valdinei Carvalho, de Adélia Carvalho, de Fernando Temporini e de Luís Alves Teixeira, irmão do padre Ademir. O ex-vereador constituinte foi lembrado pelo presidente Antônio Zóio e o vereador Walmor Lodi, que destacou conhecê-lo há mais de 50 anos e sua dedicação. Lodi também destacou o trabalho de Claus Fuchs, que foi professor de seu filho e fez “trabalho excepcional no esporte de Toledo”. A vereadora Marli do Esporte, que solicitou a homenagem a Claus, falecido pouco antes da sessão, destacou seu trabalho também nos Jogos Abertos do Paraná em termos estaduais.

Sessão da Câmara de Toledo fez minuto de silêncio em homenagem aos falecidos

A sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 25 de maio, fez um minuto de silêncio pelo falecimento do ex-vereador Lino Gotardo Pizzatto, ocorrido na quinta-feira, dia 21, além do ex-secretário e educador físico Claus Fuchs, do educador físico Valdinei Carvalho, de Adélia Carvalho, de Fernando Temporini e de Luís Alves Teixeira, irmão do padre Ademir. O ex-vereador constituinte foi lembrado pelo presidente Antônio Zóio e o vereador Walmor Lodi, que destacou conhecê-lo há mais de 50 anos e também elogiou sua dedicação. Lodi também destacou o trabalho de Claus Fuchs, que foi professor de seu filho e fez “trabalho excepcional no esporte de Toledo”. A vereadora Marli do Esporte, que solicitou a homenagem a Claus, cuja morte foi descoberta pouco antes da sessão, destacou seu trabalho também nos Jogos Abertos do Paraná em termos estaduais, onde foi um grande colaborador. Sobre Adélia Carvalho a vereadora registrou que apesar do sobrenome em comum ela e o professor não tinham parentesco e ela residia no bairro Coopagro há muitos anos, sendo uma das moradoras mais antigas e integrando o CERTI-Centro de Revitalização da Terceira Idade do bairro. Já o professor atuava junto ao CAIC-Centro de Atenção Integral à Criança, no bairro Maracanã.

A vereadora Janice Salvador destacou tudo o que Claus representou para o esporte no município, homenageando também Valdinei Carvalho, que apesar de ser um jovem professor deixa marcas em Toledo, tendo falecido vítima de enfarto ocorrido sábado. Já o vereador Leandro Moura lembrou que Valdinei antes de ser professor foi agente comunitário de saúde e como tal trabalhou na mesma unidade que ele, registrando ainda que Fernando Temporini, falecido no sábado, dia 23, foi mais uma vítima da depressão em Toledo.

Vagner Delabio destacou que Luís Alves Teixeira atuava na comunidade católica e estava adoentado, estando na UTI já há alguns dias até falecer.

Claus Fuchs foi servidor municipal até 2018, quando do aposentou-se, tendo sido diretor de Esporte de 1983 até 1986, no recém criado Departamento de Esporte da Secretaria de Cultura e Esportes do Município de Toledo. Seu corpo foi encontrado pela manhã e levado ao IML para necropsia.