Sessão lembra ex-presidente e outros falecidos da Covid-19

por Paulo Torres publicado 03/05/2021 15h55, última modificação 04/05/2021 14h25
A sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 3 de maio, liberou as tribunas e microfones por um minuto em homenagem a diversos toledanos falecidos no fim de semana e nos últimos dias, especialmente o ex-presidente do Poder Legislativo, Winfried Mossinger, falecido na quinta-feira, dia 29 de abril. Também foram homenageados pelos vereadores na sessão Severino Dezem, Orlando Heck, Sílvio José Flach, Norberto Maldaner, Civaldo Farias, o ex-jogador “Paraná”, Alceu Antônio Pigosso e Roberto Carlos de Oliveira.
Sessão lembra ex-presidente e outros falecidos da Covid-19

Vereadores e vereadoras mantiveram silêncio na sessão em homenagem aos falecidos

A sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 3 de maio, liberou as tribunas e microfones por um minuto em homenagem a diversos toledanos falecidos no fim de semana e nos últimos dias, especialmente o ex-presidente do Poder Legislativo, Winfried Mossinger, falecido na quinta-feira, dia 29 de abril. Também foram homenageados pelos vereadores na sessão Severino Dezem, Orlando Heck, Sílvio José Flach, Norberto Maldaner , Civaldo Farias, o ex-jogador “Paraná”, Alceu Antônio Pigosso e Roberto Carlos de Oliveira, atingidos pela pandemia da Covid-19.

O vereador Leoclides Bisognin registrou o falecimento de Severino Dezem, que em 1978 foi seu sócio em plantio de trigo importado do México logo após a grande geada de 1975/76. Bisognin, que é agrônomo, disse que Dezem foi um agricultor fantástico que trouxe muito desenvolvimento a este município, manifestando pesar à família. Ele também disse que foi decidido por velar o ex-vereador Winfried Mossinger por duas horas na Casa a pedido dos familiares e quando a família do vereador falecido solicitar para ser velado aqui nesta Casa ele será velado, lembrando que Mossinger era ex-vereador e ex-presidente, comentando que também pode ser definido luto oficial pela Casa.

Já o vereador Genivaldo Jesus registrou o falecimento de Orlando Heck, líder comunitário e presidente da associação de bairro, que foi um dos fundadores da Paleta Desossada e Recheada.

O vereador Professor Oséias, por seu turno, lembrou que foi assessor de Winfried Mossinger, assim como o assessor Agnaldo também foi, parabenizando o gesto da Câmara de honrar sua memória, destacando achar que "honra é para quem tem honra e a honra precede muitas coisas boas na vida”. Também registrou o falecimento de Sílvio José Flach, cuja família está enlutada.

Já o vereador Beto Scain manifestou pesar à família Maldaner pela morte de Norberto Maldaner , sócio da Framiely Bebidas e que mantinha vínculos no Jardim Porto Alegre.

O vereador Geraldo Weisheimer registrou que Winfried Mossinger representou a comunidade de Bom Princípio, lembrando também o Paraná, Civaldo Farias, apontando que foi um grande jogador e jogou no Toledo Futebol Clube, destacando que assistiu muitas vezes ele jogando, externando suas condolências à família.

A vereadora Olinda Fiorentin manifestou pesar por Mossinger, expressando seu sentimento à família. Lembrou que ele foi candidato a vice-prefeito junto com seu irmão Odacir Fiorentin, e dizendo que mantinham uma amizade na política e amizade fora dela, pois quando seu irmão que também faleceu de Covid-19 ia a Curitiba tinha a chave do apartamento de Mossinger. Olinda expressou ainda suas condolências à família do Paraná e também todas as famílias quer perderam membros na pandemia.

O vereador Genivaldo Paes registrou o falecimento de Alceu Antônio Pigosso, que era ministro da eucaristia da sua comunidade e morreu pela Covid-19. Genivaldo também lembrou Roberto Carlos de Oliveira, primo de seu assessor, José Carlos, falecido na última quarta-feira pela Covid-19 e que fez campanha para o deputado Rubens Recalcatti em Ouro Verde do Oeste.

Já o vereador Valdomiro Bozó lembrou que seu assessor iniciou carreira política com Mossinger, anunciando que vai indicar a denominação de um logradouro com seu nome e que gostaria que todos os vereadores participassem.