Sessão homenageia com silêncio anciã e pioneira falecidas

por Paulo Torres publicado 05/11/2019 10h55, última modificação 06/11/2019 11h59
A sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 4 de novembro, realizou um minuto de silêncio em homenagem às pioneiras Maria Joana Zimmermann e Lurdes “Lurdinha” Formighieri. A homenagem a Maria Joana Zimmermann foi proposta pelo vereador Renato Reimann, o qual lembrou que ela foi homenageada pela Casa recentemente pelos seus 102 anos. Já Leoclides Bisognin propôs a homenagem a Lurdes Formighieri, lembrando que ela faleceu no final da semana passada. O presidente da Câmara Antônio Zóio em seguida solicitou aos vereadores e demais presentes à sessão que se colocassem em pé em sinal de respeito.
Sessão homenageia com silêncio anciã e pioneira falecidas

Vereadores, vereadoras e público presente à sessão fizeram um minuto de silêncio

A sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 4 de novembro, realizou um minuto de silêncio em homenagem às pioneiras Maria Joana Zimmermann e Lurdes “Lurdinha” Formighieri. A homenagem a Maria Joana Zimmermann foi proposta pelo vereador Renato Reimann, o qual lembrou que ela foi homenageada pela Casa recentemente pelos seus 102 anos. Já Leoclides Bisognin propôs a homenagem a Lurdes Formighieri, lembrando que ela faleceu no final da semana passada. O presidente da Câmara Antônio Zóio em seguida solicitou aos vereadores e demais presentes à sessão que se colocassem em pé e mantivessem um minuto de silêncio em sinal de respeito às duas falecidas.

A Câmara de Toledo aprovou no dia 27 de maio, o Requerimento n° 146, que propôs moção de aplausos à senhora Maria Joana Zimmermann pela comemoração dos seus 102 anos de idade. Nascida no dia 15 de maio de 1917, em Júlio de Castilhos, no Rio Grande do Sul, Maria Joana Zimmermann é filha de Ernesto Pilizzon e Veronica Filippin. Dona Maria Joana viveu sua infância no Rio Grande, onde conheceu Jorge Zimmermann, com quem se casou em 20 de outubro de 1944. Tiveram nove filhos, sendo cinco meninos e quatro meninas: Valter, Valdir, Clair, Lúcia, Vilmar, Nadir, Vilsom e os gêmeos Valmir e Nair, todos nascidos no Rio Grande do Sul, exceto Vilsom, que nasceu já no Paraná, para onde mudaram-se em 1958. Ao chegar fixaram residência em Palotina e posteriormente vieram para o Distrito de Vila Nova, onde residiram por muitos anos. Chegaram a comemorar 50 anos de casados, mas em 1994  Jorge Zimmermann faleceu. No último dia 15 de maio, Maria Joana Zimmermann completou 102 anos, ao lado de sua família. O vereador Renato Reimann comentou que ela seria a pessoa mais idosa, “pelo que temos conhecimento”, no município de Toledo.

Lurdes Formighieri nasceu em Caçador, SC, em 15 de julho de 1939 e veio para Toledo com seus pais em 21 de abril de 1947, aqui vivendo também com seu irmão Valdir Formighieri. Solteira, ela tinha 72 anos e faleceu na sexta-feira, dia 1° de novembro, sendo sepultada no sábado, dia 2 de novembro, às 15h, no Cemitério Cristo Rei.