Salvamento de bebê motiva moção da Câmara de Toledo

por Paulo Torres publicado 27/11/2019 12h54, última modificação 27/11/2019 12h54
O presidente da Câmara de Toledo, Antônio Zóio, recebeu no Gabinete da Presidência o sargento da Força Verde Vanderlei Donizete Rodrigues, ao qual entregou o Ofício n° 75, com moção de aplausos pelo salvamento de um bebê usando a manobra de Heimlich. Na visita na manhã de terça-feira, dia 26, o sargento, que foi suplente de vereador na legislatura passada, relatou o caso em que acabou salvando um bebê que havia engasgado e estava sufocando no Jardim Gisela.
Salvamento de bebê motiva moção da Câmara de Toledo

Presidente da Câmara faz a entrega da moção ao sargento da Força Verde

O presidente da Câmara de Toledo, Antônio Zóio, recebeu no Gabinete da Presidência o sargento da Força Verde Vanderlei Donizete Rodrigues, ao qual entregou o Ofício n° 75, com moção de aplausos pelo salvamento de um bebê usando a manobra de Heimlich. Na visita na manhã de terça-feira, dia 26 de novembro, o sargento, que foi suplente de vereador na legislatura passada, relatou o caso em que acabou salvando um bebê que havia engasgado e estava sufocando no Jardim Gisela.

O sargento disse que estava em casa no último dia 11 se preparando para sair quando foi abordado via interfone pela mãe  Luana Thaís Donassolo Veloso que era sua vizinha e estava desesperada por ajuda porque o filho havia se afogado com o leite. Ele a acompanhou até a sua residência, onde o pai estava com o bebê Bernardo de três meses nos braços tentando reanimá-lo enquanto a criança ganhava tons arroxeados pela falta de oxigênio. Ele pegou o bebê e o colocou no sofá de bruços e aplicou a manobra de Heimlich dando cinco tapinhas em suas costas. Em seguida virou o bebê e chupou em conjunto suas narinas e boca, retirando um pouco de leite e o virou e bateu nas costinhas. O bebê então reagiu e começou a melhorar a cor e depois o sargento acionou uma viatura que levou os pais com o bebê para atendimento médico.

Manobra de Heimlich é um procedimento a ser feito nos casos em que a criança ou adulto está inconsciente e consiste na compressão abdominal para desobstruir as vias aéreas pela pressão no diafragma, músculo responsável por promover a entrada e a saída de ar do corpo humano.