Quem são os novos vereadores e prefeito e vice de Toledo

por Paulo Torres publicado 03/01/2021 13h15, última modificação 25/01/2021 15h04
A Câmara de Toledo empossou no dia 1º de janeiro, no Teatro Municipal, 18 dos 19 novos vereadores eleitos, elegendo também a Mesa Diretora para o biênio 2021-22 e empossando o prefeito eleito Beto Lunitti e o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt. Na eleição da Mesa Diretora foi eleito como presidente Leoclides Bisognin (MDB), enquanto como prefeito foi empossado Beto Lunitti e como seu vice-prefeito Ademar Dorfschmidt. Veja a trajetória dos eleitos por Toledo.
Quem são os novos vereadores e prefeito e vice de Toledo

Nova legislatura teve empossados 18 vereadores, com um em atestado pela Covid-19

 

 

 

 

A Câmara de Toledo empossou no dia 1º de janeiro, no Teatro Municipal, 18 dos 19 novos vereadores eleitos, elegendo também a Mesa Diretora para o biênio 2021-22 e empossando o prefeito eleito Beto Lunitti e o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt. Na eleição da Mesa Diretora foram eleitos como presidente Leoclides Bisognin (MDB); como

1º Vice-Presidente Pedro Varela (PP); como 2º Vice-Presidente Genivaldo Paes (PL); como

1º Secretário Marcelo Marques (Patriota) e como 2º Secretário Valdomiro Bozó (PSC). Em seguida empossaram o prefeito eleito Beto Lunitti e seu vice-prefeito Ademar Dorfschmidt para o mandato 2021-2024.

A solenidade foi realizada de forma presencial apenas para os eleitos e um convidado para cada um, além servidores da Câmara de Toledo e equipe técnica para transmissão on-line e nas redes sociais devido à pandemia da Covid-19, que afastou o vereador eleito Valtencir Careca da solenidade por determinação médica. O vereador eleito cumpre isolamento de 31 de dezembro a 13 de janeiro. O vereador eleito tem dez dias, renováveis por mais dez, para tomar posse no mandato.

 

Confira os 19 vereadores eleitos para a legislatura 2021-2024

 

 

Dudu Barbosa.pngEdimilson Barbosa, ou Dudu Barbosa, nasceu em Assis Chateaubriand em 18 de novembro de 1981, filho de Santos Dias Barbosa (in memoriam) e Reny dos Santos Barbosa. Casado com Domenice Ceretta, pai do Enzo Gabriel Ceretta Barbosa, nascido em fevereiro, atuou no Movimento Estudantil, sendo convidado e assumindo como Assessor Parlamentar, atuando ainda como Secretário Executivo da Acamop. Atualmente é o executivo-chefe, CEO, do IFAG-Instituto de Formação e Assessoria em Gestão Pública Ltda. Em 2015 foi Secretário da Juventude e no ano seguinte secretário de Assuntos Comunitários. Nas eleições de novembro candidatou-se a vereador pelo Republicanos, sendo eleito com 645 votos.

 

 

Elton Carlos Welter, ou Elton Welter, nasceu em Toledo, em  23 de novembro de1968, atuando como agricultor. É Elton  Welter.jpgcasado com Nelsi Kistemacher Welter, com quem tem uma filha, Ellen Welter. Sempre estudou em escola pública e se formou em Filosofia pela Unioeste, onde fez Especialização em Filosofia Política e Desenvolvimento Regional. Recentemente concluiu Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável, onde defendeu trabalho de dissertação com o tema “A importância do capital social no desenvolvimento local e regional”. Foi Vereador por dois mandatos na Câmara de Toledo na XV e XVI Legislatura e Deputado Estadual por três mandatos na Assembleia Legislativa. Em 2020, candidatou-se a Vereador pelo PT, sendo eleito com 952 votos.  

 

 

Gabriel Baierle 1.jpgGabriel Bueno Baierle, ou Gabriel Baierle, nasceu em Cascavel em 16 de agosto de 1996, filho de Edemir Rogério Baierle e Raquel Mayer Bueno Baierle, é neto de pioneiros de Toledo. Estudou dos 3 aos 17 anos no Colégio Incomar e concluiu o curso de Direito na PUC-PR em 2020. Empresário do setor gastronômico, fez parte da diretoria do Cojem-Conselho do Jovem Empreendedor de Toledo da ACIT. Também participa de clube de serviços com objetivos de ações sociais. Iniciou sua vida política após representar o Oeste paranaense no programa Estágio Visita na Câmara dos Deputados. Foi eleito pela primeira vez em 2016, alcançando 1.163 votos. No biênio 2019-2020 foi Vice-Presidente da Câmara. Em 15 de novembro último foi reconduzido ao Legislativo pelo Democratas, obtendo 1.053 votos. É um dos mais jovens vereadores do Paraná e o segundo mais jovem vereador da história de Toledo.

 

 

 

Genivaldo Gabriel Paes, nasceu em 10 de maio de 1966, em Moreira Sales, Estado doGenivaldo Paes.png

Paraná. Filho de Mariano Gabriel e Orgina de Souza Paes, foi eleito vereador em 2012

pelo Partido dos Trabalhadores (PT), com 1.027 votos. Servidor público municipal;

casado com Elvira Teodoro Paes, duas filhas, foi reeleito vereador em 2016 pelo Partido Democrático Trabalhista com 1.360 votos. Integra a Mesa Diretora da Câmara, onde atualmente é o Segundo Vice-Presidente do Poder Legislativo. Na eleição de 15 de novembro candidatou-se pelo pelo Partido Liberal e obteve 1.189 votos.

 

 

Genivaldo Jesus Pinto de Castro é natural de Curitiba, onde nasceu em 30 de maio de1978. Veio para Toledo comGenivaldo Jesus.png seus pais Ivan de Castro(in memorian) e Luzia Pinto de Castro há 34 anos. Casado com Ivanete Maria Winter de Castro, teve os filhos Mayara Regina e Guilherme Henrique. Graduou-se em Ciências Biológicas e é pós graduado em Educação Ambiental e Ecologia pela Unipar Campus Toledo. A tua no setor farmacêutico há 18 anos e trabalha como gerente na Farmácia Santa Isabel, no Jardim Coopagro, tendo se candidatado a vereador pelo partido Cidadania, recebendo 1.289 votos.

 

 

Geraldo Weisheimer.pngGeraldo Hardi Weisheimer, ou Geraldo Weisheimer, natural de Arroio do Meio, RS, é filho de Ervino Amandio Weisheimer e Diva Weisheimer, nascido em 21 de setembro de 1967, produtor rural em Toledo, residindo em Bom Princípio do Oeste. Chegou em Toledo aos quatro anos de idade, em 1971, há 49 anos. Trabalha na agricultura, foi um dos idealizadores da criação do Distrito de Bom Principio do Oeste, sendo Presidente da Associação de Moradores de Bom Principio por diversas vezes. Atuando na comunidade ajudou a Câmara de Toledo a organizar o plebiscito de criação do Distrito de Bom Princípio do Oeste, em maio de 2015. Geraldo Weisheimer defende a seriedade e comprometimento e foi candidato à Câmara de Toledo em 2016, ficando como suplente de vereador pelo PDT. Candidato a vereador em 15 novembro, obteve 822 votos pelo PL-Partido Liberal.

 

Gilberto Scain, ou Beto Scain, nasceu em Toledo em 1968. É filho de Orildo Scain e Emília Doblinsk Scain e neto de Beto Scain.jpgpioneiros e desbravadores de Toledo: Antonio Scain e Paulina Ciotta Scain. Ambos homenageados no município, por meio de nome de rua e do nome da Escola Municipal Antonio Scain. Reside no bairro Jardim Gisela há 30 anos e há dois anos também tem residência no Distrito de Ouro Preto. É casado com Delci Arlati Scain, tem dois filhos: Rafael Scain e Patrícia Scain. Atua no ramo gráfico há 34 anos. Foi fundador de grupo de adolescentes e grupo de jovens, presidente de associação de moradores e presidiu por 12 anos a Capela Santa Teresinha, no Jardim Gisela.

Participou de seis campanhas eleitorais, sendo por duas vezes suplente de vereador pelo MDB e após receber 757 votos nas eleições de 2012 e ficar como segundo suplente do PMDB, assumiu por um mês o mandato. Está na vida política pois acredita que pode contribuir no atendimento das necessidades da população de Toledo, pois o cargo político visa o trabalhar pelo bairro, município, estado e pelo país. Candidato a vereador em novembro pelo MDB, foi eleito com 621 votos.

 

 

 

Gilson Francisco.jpgGilson Francisco, ou Gilson Francisco, nasceu em Toledo, em 20 de janeiro de 1977, filho de Damião Francisco e Maria dos Reis Francisco (in memoriam), tendo os irmãos Wilson, Regina, Renata, Amouní, Andresso e Regiane. Desenvolveu seus estudos na Escola Municipal Henrique Brod e Colégio Estadual Antônio José Reis, iniciando o curso de Administração na Fasul/FAG e o de Pedagogia na Unipar. Trabalhou como auxiliar de garçom e auxiliar de padeiro. Candidato a vereador em 2016 pelo PP ficou como segundo suplente, com 732 votos, atuando na administração municipal nos cargos de Assistente Regional do Gabinete do Prefeito e Coordenador do Parque das Águas. Candidato a vereador em novembro, alcançou 659 votos pelo Cidadania.

 

 

Jozimar Polasso é natural de Dois Vizinhos, tem 40 anos e é casado com Andreia Polasso, com quem tem um filho, Gustavo Polasso, de 11 anos. É morador de Toledo há mais de 30 anos, viveu por mais de 20 anos na Vila Boa Esperança e há 11 anos fixou moradia no Jardim Maracanã. Na iniciativa privada trabalhou em várias empresas e em 2009 entrou para o serviço público como diretor da Agência do

Jozimar Polasso.jpgTrabalhador (Sine), onde atuou por três anos. Nesse período conseguiu colocar a Agência de Toledo como a 2ª melhor do Paraná em termos de ações realizadas, subindo o seu conceito de D para B, colocando mais de 4.200 pessoas por ano no mercado de trabalho e elevando a média mensal de colocações de 100 para 350 pessoas.

 Em 2014 aceitou o desafio de voltar ao serviço público como diretor de Indústria e Comércio, onde contribuiu para a criação de novos Parques Industriais, a instalação de novas empresas, o incentivo econômico e a organização de eventos oficiais do município. Em 2017 voltou a ocupar o cargo de diretor na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e depois trabalhou como chefe do Gabinete do Prefeito por um ano, desenvolvendo depois a função de secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico de Inovação e Turismo por um ano e quatro meses. Nessa função colaborou para a reabertura do Aeroporto Luiz Dalcanale Filho e também para a volta do tão sonhado voo comercial entre Toledo e Curitiba. Também atuou na implementação do Parque Industrial João Bortolotto, que será mais um espaço visando o desenvolvimento econômico de nosso município. Em 15 de novembro obteve 1.109 votos a vereador pelo Partido Progressista.

 

Bisognin.jpgLeoclides Luis Roso Bisognin, ou Leoclides Bisognin, nasceu em Santa Maria, RS, em 5 de julho de 1948, formando-se em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria e vindo para

Toledo, onde assumiu a Secretaria de Agricultura e Pecuária e depois foi eleito várias

vezes vereador pelo PMDB. Casado com Neusa Bisognin, dois filhos, Leoclides

Bisognin coordenou por várias edições a Expo Toledo e atuou junto à Associação dos

Agrônomos e Associação dos Suinocultores, de Toledo, do Oeste e do Paraná. Integrou por várias vezes a Mesa Diretora da Câmara e como Vice-Presidente no período 1993-94 intermediou a vinda da Unipar para Toledo. Integrou a CFO-Comissão de Finanças e Orçamento por mais de 20 anos, tratando do Plano Plurianual do Município (PPA), da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA), tendo presidido a CFO em 2017 e 2018. Integrou até abril a CEC-Comissão de Educação, Cultura e Desporto e atualmente é Vice-Presidente da Comissão de Legislação e Redação – CLR, membro da Comissão de Desenvolvimento Urbano e Economia – CDU e membro da Comissão de Trabalho, Administração e Serviços Públicos – CTA. Foi suplente de vereador na XV Legislatura e assumiu a Secretaria de Meio Ambiente, depois a Guarda Municipal e Secretaria de Segurança Pública, sendo eleito vereador em 2016 com 1.225 votos pelo PMDB para a XVI Legislatura. Atualmente integra a Mesa Diretora como primeiro secretário e foi eleito vereador pelo MDB em 15 de novembro com 735 votos.

 

Marcelo Marques, ou Marcelo Douglas Marques, é natural de Toledo, onde nasceu em 24 de outubro de 1988. Atua Marcelo Marques1.pngcomo supervisor, inspetor e agente de compras e vendas, além de apresentador do canal Dicas Diárias, onde fornece informações econômicas sobre empresas e empregados há mais de três anos nas redes sociais Facebook e Instagram. Casado, foi candidato ao cargo de vereador em Toledo pelo Patriota, alcançando 1.040 votos.

 

Marly Zanete.pngMarly Terezinha Zanete, ou Marly Zanete, nasceu em Chapada RS, em 28 junho de 1963. É filha de Vitorio Atilio Previatti e Mirka Von Previatti, já falecidos, vindo para Toledo ainda pequena, fixando-se com sua família no Distrito de Novo Sarandi. De religião Católica,

estudou na escola Estadual de Novo Sarandi e casou há 25 anos com Artemio Zanete, tendo dois filhos e dois netos. Residente em Novo Sarandi há 51 anos, atua ativamente na comunidade, participando da vida de Novo Sarandi, onde exerceu também a função de agente comunitário. Foi eleita vereadora pela primeira vez pelo Partido Social Liberal com 727 votos em 2016, integrando as Comissões Permanentes, especialmente a CSS-Comissão de Saúde, Seguridade Social e Cidadania, sendo reeleita em 2020 pelo Partido Verde com 783 votos.

Olinda Fiorentin, ou Olinda Fiorentin, é natural de Toledo, onde nasceu em 14 de julho de 1962, sendo servidoraOlinda.png pública municipal aposentada. Formada em Ciências Contábeis e pós-graduada em Gerência Contábil e Auditoria, atuou como bancária em Vila Nova, depois professora municipal e estadual em Novo Sarandi e no Colégio La Salle, ingressando no serviço público municipal. Disputou a eleição de 2016 pelo Partido Popular Socialista, na coligação Renovação com a Força do Povo, obtendo 640 votos. Na Câmara, foi vice-presidente da Comissão de Saúde, Seguridade Social e Cidadania, além de integrar como membro a CDU - Comissão de Desenvolvimento Urbano e Economia. Filiada ao PSD, obteve 1.000 votos nas eleições de 15 de novembro.

 

Professor Oséias.jpgOséias Soares, ou Professor Oséias, nasceu em Arujá, SP, filho de Osvaldo Ribeiro dos Santos e Maria Hilda Soares, casando com Lucimar Silva dos Santos, tendo as filhas Maria Luiza e Ana Laura. Escolheu Toledo para ser seu lar e como funcionário blico municipal atuou no Ministério Pastoral e como professor de Teologia e Filosofia no Seminário Teológico em Toledo. Desde cedo desenvolveu o sentido de amor ao próximo. Sempre trabalhando com jovens e adolescentes no âmbito religioso, desenvolveu uma máxima para sua caminhada: “ O verdadeiro significado de toda a busca na vida, seja qual for, deve de refletir na utilidade para o próximo”. Em Toledo, trabalhou no Mazzi Supermercados, Lojas Colombo, e como prestador de serviços elétricos na Sadia. Atuou como assessor parlamentar na Câmara de Toledo do início de 2005  ao final de 2008 e coordenou o Projeto Florir Toledo. Professor Oseias recebeu 1.286 votos pelo PP.

 

Pedro Varela nasceu em Laranjeiras do Sul em 20 de maio de 1965 e foi suplente dePedro Varela.png

vereador nas eleições de 2012, assumindo interinamente na Câmara Municipal durante a

XV Legislatura. Em 2016 disputou as eleições municipais pela coligação PP-PSD-

PR, obtendo 1.175 votos pelo Partido Progressista. Na Câmara integrou como membro a

Comissão de Economia, Indústria, Comércio e Agricultura e a Comissão de Desenvolvimento Urbano e Economia. No período de 2018 integrou a Comissão de Trabalho, Administração e Serviços Públicos e desde 2019 é secretário da Comissão de Educação, Cultura e Desporto. Disputou as eleições de novembro pelo Partido Progressista, obtendo 909 votos.

 

 

 

Valdir Rossetto.jpgValdir Rossetto, ou Valdir Rossetto, nasceu 13 de dezembro de 1969, em Concórdia do Oeste, em Toledo. Filho do gaúcho Primo Santim Rossetto e da catarinense de Concórdia Angelina Campagnolo, seu avô foi pioneiro em Concórdia do Oeste, instalando-se em 1950, com a família permanecendo na localidade. Sobrinho do ex-prefeito Avelino Campagnolo, dedicou-se distrito toledano à agricultura e pecuária. Casado em 1990 com Noemi Maria Heckler Rossetto, é pai de Francielli Caroline, Andrey Alex e Adriel André. Na comunidade integrou e presidiu a Associação de Moradores de Concórdia do Oeste, enquanto na agropecuária é conselheiro fiscal do Sindicato Rural de Toledo. Candidatou-se a vereador pelo Partido Liberal, recebeu 1.039 votos em 15 de novembro.

 

 

Valdomiro Nunes Ferreira, ou Valdomiro Bozó, nasceu em 22 de fevereiro de 1975, em Vera Cruz do Oeste, Valdomiro Bozó.pngterceiro filho dos pais agricultores, Júlio Nunes Ferreira e Antonia Francisca Ferreira, falecida ano passado. De infância humilde, realizou seus estudos enquanto trabalhava. Casado, pai de Natália, Hellen e Kawan, decidiu trabalhar fora do Brasil, ficando por três anos na Inglaterra e França. Ao retornar ao Brasil decidiu montar seu próprio negócio, abrindo empresa de prestação de serviços de mecânica, borracharia e auto center no Grande Panorama. Reside em Toledo desde 1994 e tornou-se conhecido por Bozó, sendo chamado a atuar como diretor de Serviços Públicos na gestão Lucio e Tita, onde atuou por três anos. Candidato a vereador pelo Partido Social Cristão – PSC, foi eleito com 1.097 votos.

 

 

Valtencir Careca.pngValtencir Lameu de Brito, ou Valtencir Careca, ocupou a suplência de vereador na XV Legislatura, assumindo na Câmara Municipal pelo Partido da República como primeiro suplente da coligação PSB-PR-PSL-PRB, com 832 votos. Casado com Ziléia de Brito e pai de Sara, 17 anos e Marcos de Brito, 15 anos, foi candidato a vereador nas eleições de outubro de 2016, sendo eleito com 1.161 votos pelo PR-Partido da República. Integra a Mesa Diretora da Câmara como segundo secretário. Em 2020 candidatou-se pelo Partido Progressista, recebendo 1.178 votos. No dia 31 de dezembro recebeu com familiares determinação médica de isolamento com base na Portaria 454 do Ministério da Saúde, visando evitar a disseminação do coronavírus, devendo permanecer em isolamento social de 31 de dezembro a 13 de janeiro. O vereador eleito tem dez dias para tomar posse, renováveis por mais dez.

 

Vilson André da Silva, ou Chumbinho Silva, nasceu em Ouro Preto, interior de Toledo, em 8 de maio de 1971. Chumbinho Silva 1.jpgCasado, pai de três filhos, reside no Jardim Pasqualli. Formado em dois cursos de ensino médio: Técnico em Química e Administração de Empresas pelo Premen, Graduado como tecnólogo em Administração de Empresas pela Unopar, formação como corretor/ avaliador de Imóveis. Servidor público do Município há 32 anos, está lotado há 20 anos na Secretaria da Saúde, tendo atuado como diretor administrativo na Secretaria de Meio Ambiente de 2009 a 2011 e secretário de Meio Ambiente em 2012, diretor do Departamento de Agropecuária em 2017, secretário de Infraestrutura Rural de 2017 a 2020. Assumiu como vereador por 30 dias de novembro a dezembro de 2014 pelo PSDB, foi presidente da Associação Toledana de Ginástica Rítmica por três mandatos. Foi conselheiro da Assistência Social em 2009 e 2010, membro do Conselho de Pais da CMEI Cantinho Feliz da Vila Industrial, membro do Comitê Gestor Municipal que trata do interesse das micro empresas e micro empreendedores individuais em 2011 e 2012 e membro do Conselho Municipal de Meio Ambiente e do Conselho do Procon, além de membro do Conselho Municipal dos Consumidores de Água(Comusae).

Foi responsável pela pasta do Pós Cursilho Católico em 2015, coordenador do Grupo de Cursilho Frei Alceu I da Paróquia Menino Deus do Jardim Porto Alegre e membro da Liturgia e grupo de cantos da Capela Santa

Terezinha do Jardim Gisela. Foi eleito vereador em 15 de novembro pelo PP, com 1.133 votos.

 

 

Confira a trajetória do prefeito e vice-prefeito eleitos para a gestão 2021-2024

 

 

Luis Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt, 56 anos, ou Beto Lunitti, nasceu em Carazinho (RS), vindo para o Paraná ainda criança, residindo em Toledo há 50 anos. Filho do seu Guerino e dona Emilia Pagnussatt, Beto é o caçula de dez irmãos: João Carlos, Alaídes, Dalci Domingos, Alceu, José Adelar, Rejane, Milton, Paulo e Pedro. É    pai de Gibran e Prianka Pagnussatt, avô de Matteo e Nina, e casado com Noeli Amorim.

Desde muito jovem esteve comprometido com as causas da comunidade, inicialmente como líder de grupos de jovens, inserindo-se depois na vida política partidária. Foi vereador de 1997 a 2000, integrando a XIV Legislatura da Câmara de Toledo. Por cinco vezes foi candidato a prefeito e suplente de deputado estadual por três vezes. Também foi prefeito do município de Toledo no mandato de 2013-2016, quando foi também vice-presidente da Associação dos Municípios da Região Oeste do Paraná (AMOP).

Como prefeito foi reconhecido pela Revista Exame em 2014 por promover no município um ambiente facilitador dos negócios e investimentos. Toledo foi considerado por pesquisa da Revista Exame como o 49º município melhor para se investir entre os 5.685 municípios brasileiros e, no Paraná, Toledo ocupou a 6ª colocação entre os 399 municípios.

Em 2015 também foi reconhecido pelo anuário “As Melhores Cidades do Brasil 2015, publicado pela Revista Istoé em parceria com a consultoria Austin Ratings. O levantamento inédito, que envolveu 5.565 municípios brasileiros, foi feito com base em mais de 500 indicadores, que foram agrupados em quatro pilares principais: Fiscal, Econômico, Social e Digital.  O município de Toledo conquistou o 23º lugar no Ranking geral porte médio; no ranking Indicadores fiscais – capacidade de arrecadação/porte médio foi o 38º; no Ranking Indicadores fiscais- execução do orçamento - porte médio – foi o 47º; no Ranking Indicadores econômicos - mercado de trabalho - porte médio – ficou em 17º; no Ranking Indicadores sociais - geral - porte médio- ocupou o 30o lugar e no Ranking Indicadores sociais - educação - porte médio – ficou em 39º entre os 5.565 municípios brasileiros.

Em 2015 o prefeito Beto Lunitti recebeu o prêmio “Município Amigo dos Pequenos Negócios”, concedido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Toledo foi um dos 40 selecionados entre 400 municípios brasileiros pesquisados. O município se destacou por implementar efetivamente a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. As políticas públicas de destaque, incluem o Programa Compra Direta para incentivo das compras públicas, por meio de capacitação dos micro e pequenos empresários, o novo sistema de tributação on line e o Programa Trilha do Empreendedor, que busca criar condições para que os Microempreendedores Individuais (MEI) migrem para Micro Empresa (ME).

Outra conquista para Toledo foi o destaque em julho de 2016, quando novamente o município conquistou a 8ª posição no Índice Firjan de Gestão Fiscal. Ainda no Firjan, Beto recebeu o município no 147° lugar e o deixou em 7°. Já no Estado do Paraná, a posição de Toledo passou de 11° lugar para a 2ª colocação. Os dados da Firjan-Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, apontaram Toledo com conceito A e B em gestão fiscal. Este indicador avalia como a Administração Municipal faz a gestão dos recursos públicos. Toledo figurou no Índice Firjan de Gestão Fiscal como um dos pouco mais de 30 municípios no Brasil que conquistaram o selo de gestão administrativa de excelência. 

A gestão de Toledo também conquistou a premiação no Concurso Cidades Sustentáveis, onde programas de governo foram contemplados com os primeiros lugares nas Categorias ‘Bens Naturais’ e ‘Esporte’, além de dois segundos lugares nas Categorias ‘Saúde’ e ‘Educação para Sustentabilidade’ e um terceiro na Categoria ‘Criança’. Todos os reconhecimentos são frutos de ações que valorizam as políticas humanas. Também em 2016 Beto Lunitti recebeu o Prêmio Sebrae Paraná como Prefeito Empreendedor.

TRAJETÓRIA EMPRESARIAL

Como empresário e proprietário da Rede Supermercados Lunitti, Beto Lunitti completou 30 anos de atuação em Toledo em 2015. Recebeu em 2011 o Prêmio Guerreiro do Comércio, concedido pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac. O Prêmio representou o reconhecimento dos empreendedores que, através de suas empresas, colaboram para o desenvolvimento econômico de suas cidades, região e País.

Depois disso, foi ampliar seus conhecimentos, obtendo formação acadêmica no ramo de negócios imobiliários.

Nas eleições municipais de novembro, foi eleito prefeito de Toledo pela Coligação “Toledo do jeito que a nossa gente quer”.

 

Ademar Lineu Dorfschmidt, ou Ademar Dorfschmidt, nasceu em 26 de fevereiro de 1973, em Nova Santa Rosa.Posses Beto e Ademar.png Filho de Teodoro e Elga Dorfschmidt, casado com Suzamar Stefani Jandrey Dorfschmidt, tem três filhos. Atuou como empresário no ramo de confecções e estudante de Direito na Unipar, Campus Cascavel. Eleito pela primeira vez vereador em 2008 pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) com 1.846 votos, exerceu a vereança de 1º de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de 2012; Segundo Secretário da Mesa no biênio 2011-2012; suplente de deputado estadual pelo PMDB nas eleições de 2010, foi reeleito vereador pelo PMDB e eleito Presidente da Câmara Municipal no período de 2015 a 2016, sendo reconduzido à Câmara de Toledo na eleição de 2 de outubro passado com a maior votação a vereador, 2.350 votos. Durante sua atuação no legislativo, apresentou mais de 70 projetos de leis e fez 800 indicações.

Intermediou a resolução da sede do IML, em 2009. Conquistou R$ 3 milhões para a implementação do 1° Centro da Juventude do Estado do Paraná, em Toledo. Também atuou para a conquista da filantropia do Hospital Bom Jesus, que rende uma economia de aproximadamente R$ 10 milhões ao ano. Junto a isso, a conquista de mais dez leitos de UTI e milhões de reais, através de recursos de emendas parlamentares para cuidar da saúde da população de Toledo.

Ademar recebeu ainda, o Prêmio de Vereador Destaque do Estado do Paraná em 2009. Foi homenageado pela Revista O Mundo da Fama na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e recebeu o Prêmio de Projeto Destaque Nacional no incentivo à doação de medula óssea. Foi também presidente da Comissão Nacional no debate da Reforma Política na Câmara Federal e Senado Federal, representando 57 mil vereadores.

Foi eleito vice-prefeito de Toledo nas Eleições Municipais em 15 de novembro para o mandato 2021-2024, ao lado do prefeito Beto Lunitti, pela coligação “Toledo do jeito que a nossa gente quer".

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.