Projeto prevê Junho Verde para a reflexão ambiental

por Paulo Torres publicado 24/05/2017 15h50, última modificação 05/06/2017 11h33
A Câmara de Toledo está apreciando o Projeto de Lei nº 54, que institui no município o “Junho Verde”, dedicado a destacar datas relativas ao ambiente natural e sua preservação. O projeto prevê o incentivo e a promoção de atividades alusivas, reforçando a relevância da conservação da natureza com foco no desenvolvimento sustentável e responsabilidade social. A proposta foi firmada por 11 vereadores e já passou pelas Comissões Permanentes.
Projeto prevê Junho Verde para a reflexão ambiental

Projeto entrou na ordem do dia na sessão ordinária de segunda-feira

A Câmara Municipal de Toledo está apreciando o Projeto de Lei nº 54, que institui no calendário de eventos do município o “Junho Verde”, dedicado a destacar datas relativas ao ambiente natural e sua preservação. O projeto firmado pelos vereadores Gabriel Baierle, Airton Savello, Edmundo Fernandes, Genivaldo Paes, Neudi Mosconi, Olinda Fiorentin, Pedro Varela, Renato Reimann, Valtencir Careca, Vagner Delabio e Walmor Lodi prevê o incentivo e a promoção de atividades alusivas, reforçando a relevância da conservação da natureza com foco no desenvolvimento sustentável e responsabilidade social.

O PL 54 lembra em sua justificativa que o mês de junho reúne várias datas alusivas à questão ambiental. Além do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, há

o Dia Nacional da Educação Ambiental no dia 3, o Dia da Ecologia no dia 5, o Dia dos Catadores de Materiais Recicláveis no dia 7 e o Dia de Combate à Desertificação e à Seca no dia 17 de junho. “Desta forma, junho, que já possui a semana do meio ambiente como tradição, deve ser considerado como um mês dedicado à reflexão, divulgação e conscientização do tema”, justifica o Projeto de Lei nº 54.

A proposta defende a realização “de campanhas, de modo a mobilizar e facilitar o engajamento de indivíduos, governos e iniciativa privada num esforço conjunto para o bem comum das gerações de agora e do futuro.” Para os vereadores, a preservação do meio ambiente, dos recursos naturais e a sustentabilidade são temas que devem ser debatidos e merecem uma atenção especial. “Todos temos como contribuir - direta ou indiretamente - para que as sociedades caminhem rumo à sustentabilidade e para que a harmonia entre o desenvolvimento socioeconômico e a conservação da natureza deixe de ser mera utopia”, aponta a justificativa da proposta, já aprovada na CLR - Comissão de Legislação e Redação e CMA - Comissão do Meio Ambiente e encaminhada para votação no Plenário.

Veja vídeo sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente