Eleições marcam sessão da Câmara de Vereadores

por Paulo Torres publicado 03/12/2014 09h27, última modificação 03/12/2014 09h30
A Câmara Municipal realizou na segunda-feira uma sessão marcada pelos resultados das eleições, onde sete dos atuais 11 vereadores foram reeleitos. Com o plenário lotado e com cerca de uma dezena de futuros vereadores a sessão teve os discursos de João Martins, Leoclides Bisognin e Paulo dos Santos, não reeleitos, além do anúncio do encerramento de sua carreira de vereador de Luís Fritzen. O presidente da Câmara, Adelar Holsbach, o “Pelanka”, eleito vice-prefeito, disse que quer fazer um trabalho com os futuros vereadores sobre como funciona o Legislativo e que José Carlos Schiavinato ligou para o prefeito eleito Beto Lunitti e em seguida para ele dizendo que vai ajudar em todos os sentidos para que Toledo continue a ser o grande município que sempre foi. O momento mais forte da sessão porém foi a manifestação de Bisognin, que relembrou na tribuna os 19 anos e nove meses como vereador e agradeceu aos amigos, colaboradores e companheiros pelos 839 votos, dizendo que muita gente chorou por este resultado o que ele ainda não havia chorado. Emocionado, pediu ao futuro prefeito que faça de Toledo a melhor cidade do mundo, sendo alcançado, abraçado e beijado por Beto Lunitti.
Eleições marcam sessão da Câmara de Vereadores

Sessão iniciou com grande público e em seguida o plenário foi tomado por lideranças e populares

A Câmara Municipal realizou na segunda-feira uma sessão marcada pelos resultados das eleições de domingo, dia 7, quando sete dos atuais 11 vereadores foram reeleitos para a legislatura 2013-2016. Com o plenário lotado de lideranças políticas e comunitárias, entre as quais o ex-vereador Wilmo Marcondes e com cerca de uma dezena de futuros vereadores a sessão também contou com a presença do futuro prefeito, Beto Lunitti. Ele esteve na sessão acompanhado do agora suplente de deputado estadual Elton Welter e na chegada foi aplaudido de pé pelos presentes. Também marcaram a sessão os discursos de João Martins, Leoclides Bisognin e Paulo dos Santos, não reeleitos, além do anúncio do encerramento de sua carreira como vereador de Luís Fritzen, que após ser eleito para o sétimo mandato com 1.314 votos disse na tribuna que pretende ser vereador até 2016, não buscando nova eleição. O presidente da Câmara Municipal, Adelar Holsbach, o “Pelanka”, eleito vice-prefeito para o período 2013-16, disse que quer fazer um trabalho, com os funcionários, provavelmente em novembro, para os futuros vereadores saberem, juntamente com seus assessores, como funciona uma Câmara Municipal e como se faz requerimento e indicação. Ele disse ainda na tribuna, no Horário de Lideranças, que José Carlos Schiavinato ligou para o prefeito eleito Beto Lunitti e em seguida para ele, que colocou ao atual prefeito uma coisa que não gostou na campanha. No telefonema o prefeito disse que vai ajudar em todos os sentidos para que Toledo continue a ser o grande município que sempre foi, o que o futuro vice-prefeito considerou uma demonstração de grandeza. O momento mais forte da sessão porém foi a manifestação de Leoclides Bisognin, que fez 839 votos mas não conseguiu a reeleição, após cinco mandatos como vereador, ficando como primeiro suplente do PMDB. Ele relembrou na tribuna os 19 anos e nove meses como vereador e também a campanha eleitoral e disse que esta seria provavelmente a última tentativa de Beto Lunitti ser prefeito e que o PMDB errou ao levá-lo há alguns anos a disputar uma eleição contra o PT, já que sempre foram aliados. Também dedicou parte da vitória ao ex-prefeito e seu amigo de 36 anos Albino Corazza por ter sido criticado na eleição e agradeceu de coração aos amigos, colaboradores e companheiros pelos 839 votos, dizendo que muita gente chorou por este resultado o que ele ainda não havia chorado. Emocionado, Bisognin pediu ao futuro prefeito que faça de Toledo a melhor cidade do mundo e deixou a tribuna, mas antes de retomar sua cadeira foi alcançado, abraçado e beijado por Beto Lunitti. Nas eleições do dia 7 foram reconduzidos à Câmara Municipal os ex-vereadores Lúcio De Marchi (2.434 votos), Luis Carlos Johann (1.377) e Tita Furlan (1.101), sendo ainda eleitos para o primeiro mandato Edinaldo dos Santos (787), Genivaldo Gabriel Paes (1.027), Gian De Conto (472), Marcos Zanetti (965), Neodi Mosconi (803), Reinaldo Rocha (1.057), Vagner Delabio (846) e Walmor Lodi (901), além da atual suplente Sueli Guerra (926), que chegou a assumir por duas vezes na legislatura em licenças de Leoclides Bisognin.