Projeto repassa R$ 500 mil ao esporte amador

por Paulo Torres publicado 03/12/2014 09h27, última modificação 03/12/2014 09h30
Programa “Esporte para Todos” foi aprovado em 1° turno pela Câmara de Toledo na sessão ordinária do último dia 6
Projeto repassa R$ 500 mil ao esporte amador

"Peladão": mais de 100 times

O repasse de R$ 500 mil para entidades esportivas toledanas via programa “Esporte para Todos” foi aprovado por unanimidade, em 1° turno, pela Câmara Municipal em sessão ordinária realizada na última segunda-feira – 6 de dezembro. O Projeto de Lei (PL) 181/2010 autoriza a Prefeitura a transferir os recursos para órgãos amadores e tem a intenção de desenvolver escolinhas esportivas e fortalecer as equipes que representam a cidade em campeonatos estaduais e nacionais.

“O pacote [de entidades beneficiadas] é grande e vem contemplar o esporte em uma parceria muito boa feito pelo Município de Toledo”, expôs o vereador Ademar Dorfschmidt (PMDB). “Nós estamos proporcionando lazer e saúde a nossa população”, complementou.

O PL determina o repasse de R$ 250 mil em 2011 e do mesmo valor no ano seguinte. Ao todo, 14 entidades receberão um total de R$ 151 mil em cada ano como forma de apoio a projetos esportivos. Estão na lista equipes como a Associação Toledana de Handebol, a Liga de Bocha de Toledo, a Associação de Judô Ricardo Santos e a Associação de Futsal de Toledo.

O dinheiro deverá custear parte dos gastos com a preparação e manutenção das equipes de cada projeto, visando à participação nas competições oficiais do Paraná – Jogos da Juventude, Copa Oeste e Jogos Abertos. Há a previsão de um repasse adicional de 20% para as equipes que forem campeãs dos Jogos Abertos em 2011 – evento que terá Toledo como sede.

Outros R$ 51 mil anuais serão destinados à aquisição de um carro e duas motocicletas para serem ofertados como premiação dos Campeonatos Municipais de Futebol Suiço – “Peladão” –, de Futebol Suíço para Veteranos e de Futebol Suíço Feminino. O automóvel será destinado ao “Peladão” com a condição de que o torneio reúna um mínimo de 130 times.

Os R$ 48 mil restantes serão aplicados no custeio das despesas de arbitragem do Campeonato Municipal de Futebol Amador – R$ 40 mil – e do Campeonato de Futebol de Sete do Jardim Panorama – R$ 8 mil.

“O esporte é uma das portas para que os jovens não caminhem pela marginalidade, pelo crime e pelas drogas. Investir em esporte é investir em saúde”, disse o vereador Paulo dos Santos (PT), pedindo que sejam prestadas contas e especificadas as atividades realizadas com os recursos transferidos.

+ Relatório da 42° Sessão Ordinária