PL que cria Olimpíada da Terceira Idade é aprovado

por Paulo Torres publicado 03/12/2014 09h27, última modificação 03/12/2014 09h30
Projeto prevê a realização de competições esportivas para pessoas com mais de 50 anos. Evento seria realizado anualmente

O Projeto de Lei (PL) n° 09/2010, que cria a “Olimpíada da Terceira Idade” em Toledo, foi aprovado em 1° turno pelos vereadores toledanos, por unanimidade, na sessão ordinária da Casa do último dia 24. O PL institui no município a realização de competições esportivas destinadas a atletas com idade superior a 50 anos. A proposição é de autoria do vereador João Martins (PDT).

O Projeto prevê a realização anual, nos meses de setembro, de campeonatos de futebol, vôlei, basquete, tênis, xadrez e atletismo. De acordo com a proposta, outros esportes de baixo risco também poderão ser incluídos na lista. A proposição determina que, para participar das disputas, os atletas deverão apresentar atestado médico de aptidão.

A organização de atividades recreativas e de torneios abertos paralelos às competições da olimpíada também está prevista no PL.  Os três primeiros colocados de cada modalidade serão premiados com medalhas e diplomas de honra ao mérito e os demais participantes receberão certificados de participação.

“Com o avanço da medicina no controle de doenças e patologias, a longevidade das pessoas teve um aumento considerável. No entanto, para que o idoso possa desfrutar de uma vida saudável é necessária a prática desportiva adequada à sua idade”, expôs o autor do Projeto na justificativa da proposta.

A votação do Projeto de Lei em turno final está agendada para a sessão ordinária da próxima segunda-feira - dia 31 - da Câmara.