PL dos uniformes é aprovado via substitutivo

por Paulo Torres publicado 03/12/2014 09h27, última modificação 03/12/2014 09h30
Projeto de Lei que autorizava a Prefeitura a doar peças de uniforme aos alunos da rede pública municipal foi alterado por um Substitutivo enviado pelo Poder Executivo, que inclui a possibilidade de trajes de banho também serem repassados aos estudantes. De acordo com a Prefeitura, medida se deve ao fato de duas escolas da cidade contarem com piscinas. Substitutivo foi aprovado por oito votos a dois. Emenda da bancada PT-PMDB foi rejeitada

O Projeto de Lei (PL) que autoriza a Prefeitura de Toledo a distribuir peças de uniformes aos alunos da rede municipal de ensino foi aprovado na sessão de segunda-feira – 20 de setembro – pela Câmara Municipal, por oito votos a dois, com alterações em relação à proposta original. Substitutivo encaminhado pelo Poder Executivo, que já era o autor da proposição original, modificou o texto do PL para incluir a possibilidade de trajes de banho também serem doados aos estudantes.

O prefeito José Carlos Schiavinato justificou a medida pelo fato de haver a perspectiva de serem oferecidas aulas de natação aos alunos de duas escolas da cidade que contam com piscina. Com a aprovação do Substitutivo, agora o Município poderá doar tanto camisetas, bermudas e agasalhos quanto sungas, maiôs e toucas aos alunos da rede municipal.

A ideia inicial da Prefeitura, de acordo com informações repassadas durante audiência realizada pelo Legislativo na semana passada pelo secretário de educação, Ildo Bombardelli, é distribuir inicialmente uma camiseta para cada estudante. A peça será padronizada para todas as escolas e poderá ser usada como uniforme.

Como o custo médio das camisetas pode chegar a R$ 13 e a rede pública de ensino conta com 10 mil alunos, trabalha-se com a hipótese do gasto com a aquisição das peças chegar a R$ 130 mil.

Emenda

Uma emenda ao Projeto que criava a obrigação das peças doadas conterem o símbolo oficial do Município foi rejeitada. De autoria dos vereadores das bancadas do PT e do PMDB, a alteração foi negada por seis votos a quatro.

O texto original diz que os uniformes “poderão conter um símbolo oficial do Município ou outro elemento ou mensagem alusiva à educação”, mas não cria a obrigatoriedade.

+ Relatório da 31° Sessão Ordinária
+ Vereadores vão votar 11 PL´s na segunda-feira (17/09/2010)
+ Distribuição de camisetas para alunos será rediscutida (14/09/2010)
+ PL que distribui camisetas para alunos é debatido (09/09/2010)