Município de Toledo faz 67 anos e homenageia quatro em sessão solene

por Paulo Torres publicado 17/12/2019 12h30, última modificação 29/01/2020 10h20
A Câmara de Toledo homenageou no dia 13 de dezembro, abrindo os festejos pelos 67 anos de Toledo, quatro personalidades que se destacaram na sua contribuição ao município. A homenagem no Edifício Vereador Güerino Viccari, sede do Poder Legislativo, contemplou com o Título de Cidadania Honorária Arnulfo Engel e Maria Azambuja Patiño Cruzatti e com a Medalha Willy Barth Ademir José Fiametti e Lucas Eduardo Lóh. As homenagens entregues pelo presidente da Câmara, Antônio Zóio, e o prefeito Lucio de Marchi, contaram com as presenças de familiares dos homenageados, lideranças e autoridades e ainda dos homenageados em anos anteriores Gelson Leonardi, João Ataliba Berwanger e Nelson Covatti.
Município de Toledo faz 67 anos e homenageia quatro em sessão solene

Sessão solene entregou homenagens na abertura dos festejos dos 67 anos de Toledo

Texto: Paulo Torres/Decom/CMT

Fotos: Michael Juliano/Secom/PMT

A Câmara de Toledo homenageou na sexta-feira, dia 13 de dezembro, quatro personalidades que se destacaram na sua contribuição ao município. A homenagem, a partir das 19h, no Edifício Vereador Güerino Viccari, sede do Poder Legislativo, contemplou com o Título de Cidadania Honorária Arnulfo Engel e Maria Azambuja Patiño Cruzatti e com a Medalha Willy Barth Ademir José Fiametti e Lucas Eduardo Lóh. As homenagens foram entregues pelo presidente da Câmara, Antônio Zóio, e o prefeito Lucio de Marchi, em sessão solene com as presenças dos familiares dos homenageados, lideranças e autoridades e ainda dos homenageados em anos anteriores Gelson Leonardi, João Ataliba Berwanger e Nelson Covatti.

Arnulfo Engel, que veio para Toledo em 1971, fixando residência no Jardim Bressan, onde reside até hoje, atuou na Frigobrás Sadia de 1971 até 1996 e teve sua participação em Toledo relatada pelo vereador Genivaldo Paes, que indicou a homenagem e destacou a importância de homenagear as pessoas comuns que contribuíram para Toledo e o papel das pessoas de bem. Em seu agradecimento Arnulfo disse que chegou no então Frigorífico Pioneiro, depois adquirido pela Sadia e transformado na Frigobrás e que na época tinha seu acesso por estrada de chão. Lembrou a recepção por um familiar que o encaminhou ao então diretor Pedrinho Furlan, destacando ainda que foi cipeiro e como tal conviveu na Cipa-Comissão Interna de Prevenção de acidentes do frigorífico com o médico Federico Patiño, marido falecido de Maria Patiño que muito lhe apoiou em seu trabalho.

Ademir Fiametti destacou Pedrinho Furlan, que viabilizou o curso que realizou no Senai de Curitiba com outro colega e que depois o trouxe para o Senai em Cascavel, onde atendia Toledo, até a criação da unidade toledana, que eliminou os gastos das indústrias e poder público de Toledo com a vinda de professores, material e equipamentos para os cursos em barracões alugados. Lembrou que Toledo contou a primeira e única unidade do Senai com cursos nas áreas de refrigeração e alimentos, o que gerou um certo ciúme no Paraná e no Brasil mas atendia os frigoríficos da região com mão de obra qualificada que antes tinha que ser buscada no Rio Grande do Sul e outros estados. Relatou ainda que hoje o curso superior do Senai em alimentos em Toledo foi desativado com as mudanças havidas, destacando ainda e agradecendo a contribuição de várias áreas, como da política de Toledo e demais municípios dos 21 atendidos na unidade, bem como empresários e outros segmentos, destacando que “ninguém faz nada sozinho”.

Já Maria Patiño destacou em seu agradecimento o papel das mulheres, dedicando a todas as toledanas a homenagem com o Título de Cidadania Honorária recebida da Câmara em nome do Município de Toledo. Em manifestação bem humorada ela brincou com a fertilidade de Toledo e disse que as pessoas aqui não podem ficar paradas, porque engravidam, lembrando que teve seis filhos. Ela destacou ainda as quatro vereadoras da atual legislatura da Câmara de Toledo, lembrando que em Cascavel, por exemplo, há apenas uma vereadora, e por isso Toledo é um exemplo. Ex-diretora da Câmara, Maria Patiño cumprimentou todos os vereadores, atuais e passados, assim como todos os prefeitos, atuais e passados, os quais venceram as dificuldades da época e construíram a cidade linda que temos, destacando ainda o início do ensino superior com a Facitol, hoje Unioeste. Disse que com a vinda das universidades houve o crescimento intelectual das pessoas e quem não aceitar isto aí é porque tem algum problema. Para ela o concorrente vai fazer com que a gente cresça mais ainda, tanto na educação quanto comércio e outros setores. Maria Patiño disse que Toledo é cidade ordeira, de povo trabalhador e terra fértil, tão fértil que teve seis filhos, revelando ainda duas gestações em curso na família, onde além dos filhos tem “13 netos e meio e um bisneto e meio”.

Lucas Lóh disse ser uma honra dividir a mesa com os demais homenageados, comentando ser mais fácil jogar uma final de campeonato. O atleta de vôlei se disse honrado com a Medalha Willy Barth recebida e acrescentou que todas as medalhas que já conquistou “têm em comum que nunca conquistei nada sem a ajuda de outras pessoas e com esta medalha não é diferente”. Lucas Eduardo Lóh agradeceu ao prefeito a indicação e aos vereadores a aprovação e agradeceu também à sua família, “aos colegas de trabalho” e à cidade de Toledo. O atleta agradeceu ainda à professora Sandra, professor Walter e professor Garcia, afirmando que os professores são a base de tudo nas nossas vidas, destacando ainda os ginásios, escolas e projetos da Secretaria de Esportes, afirmando que seria impossível começar a carreira no vôlei e chegar onde chegou sem isto. O atleta destacou ainda o sentimento de responsabilidade que vem crescendo nele com a homenagem, de ser uma inspiração para a garotada, para os jovens. Lucas disse que o esporte só tem benefícios e que quer crescer mais na carreira e “quem, sabe, quando terminar, pagar este débito que tenho com a cidade”.

As homenagens na Câmara de Toledo abriram os festejos pelos 67 anos de emancipação do Município de Toledo, comemorados em 14 de dezembro, quando tomou posse a primeira legislatura da Câmara e em seguida os primeiros vereadores empossaram, em nome da população toledana, o primeiro prefeito, Ernesto Dall´Óglio.

No encerramento o presidente da Câmara, Antônio Zóio, solicitou aos homenageados em anos anteriores com o Título de Cidadania Honorária e Medalha Willy Barth presentes - Gelson Leonardi, João Ataliba Berwanger e Nelson Covatti -, que viessem à frente e todos foram aplaudidos com os demais homenageados e a solenidade foi encerrada após a execução mecânica do Hino de Toledo, acompanhada conjuntamente pelos presentes.Medalha Willy Barth_Fotos Michael Juliano_26.jpg