Moção parabeniza ESF do Pancera por selo bronze da Sesa

por Paulo Torres publicado 18/12/2018 15h17, última modificação 18/12/2018 15h17
Foi apresentado na sessão da Câmara de Toledo o Requerimento nº 281, que propõe moção de aplausos às servidoras Thaís Schmidt Vitali Hermes e Andriely Vieira Queiroz dos Santos pela conquista de premiação devido ao trabalho realizado no programa ESF-Estratégia de Saúde da Família. As servidoras atuam no Jardim Pancera e conquistaram o “Selo Bronze” da SESA-Secretaria Estadual da Saúde. Para recebê-los, é preciso que a unidade atinja desempenho satisfatório em uma rígida avaliação da Sesa, onde cada categoria diz respeito a um nível de qualidade.
Moção parabeniza ESF do Pancera por selo bronze da Sesa

Moção às servidoras da ESF Pancera foi apresentada na sessão de segunda-feira

 

 

 

Foi apresentado na sessão da Câmara de Toledo o Requerimento nº 281, que propõe moção de aplausos às servidoras Thaís Schmidt Vitali Hermes e Andriely Vieira Queiroz dos Santos pela conquista de premiação devido ao trabalho realizado no programa ESF-Estratégia de Saúde da Família. As servidoras atuam no Jardim Pancera e conquistaram o “Selo Bronze” da SESA-Secretaria Estadual da Saúde.

A certificação do APSUS abrange as categorias bronze, prata e ouro. Para recebê-los, é preciso que a unidade atinja desempenho satisfatório em uma rígida avaliação da Secretaria da Saúde, onde cada categoria diz respeito a um nível de qualidade diferente. Ela foi iniciada pela Secretaria de Saúde Estadual em 2014.

Para que a unidade de saúde atue como porta de entrada do SUS-Sistema Único de Saúde, com resolutividade e responsabilidade, foi implantado o projeto de Tutoria da Secretaria de Estado da Saúde. Ele foi implantado em 2014 e atualmente beneficia mais de 600 unidades de saúde em 308 municípios, destaca o documento da Câmara de Toledo.

A ideia é aprimorar a gestão da qualidade dos serviços prestados através de mudanças no modelo de gerenciamento de riscos, processos e resultados. O processo de tutoria do selo bronze tem como objetivo apoiar as equipes de saúde estabelecendo padrões e protocolos, organizando os processos de trabalho com vistas a garantir a segurança do usuário e da equipe, gerenciar processos para a melhoria e cuidado e também melhorar os indicadores de saúde da população.

A caminhada da ESF Pancera rumo à certificação da Sesa iniciou há aproximadamente 1 ano, quando foi apresentado o processo, no entanto só em agosto/2018 é que as atividades iniciaram efetivamente em busca do selo. Toda equipe se uniu e trabalhou em conjunto para buscar um mesmo objetivo: passar na avaliação externa que estava programada para dia o 29 de novembro.

Tudo isso auxiliou no fortalecimento da equipe, despertou o potencial dos profissionais, ampliando os seus conhecimentos em relação aos serviços, protocolos, rotinas e fluxos, melhorou a integração entre os próprios profissionais da unidade, promovendo o trabalho em conjunto da equipe multiprofissional”, aponta o Requerimento nº 281. O documento é subscrito pelos vereadores Leandro Moura, Antonio Zóio, Edmundo Fernandes, Gabriel Baierle, Leoclides Bisognin, Marcos Zanetti, Olinda Fiorentin, Pedro Varela, Renato Reimann, Vagner Delabio, Valtencir Careca e Walmor Lodi.