Moção parabeniza CTG Galpão Gaúcho por seus 50 anos

por Paulo Torres publicado 10/09/2019 15h54, última modificação 10/09/2019 15h54
A sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 9, teve apresentado o Requerimento n° 299, que propõe moção de aplausos ao CTG Galpão Gaúcho, de Linha Giacomini. A proposição destaca o cinquentenário da entidade do interior de Toledo, lembrando desde seu surgimento como o clube esportivo da comunidade até sua transformação em Centro de Tradições Gaúchas, em 1989.
Moção parabeniza CTG Galpão Gaúcho por seus 50 anos

Proposição à entidade de Linha Giacomini foi apresentada na sessão de segunda-feira

A sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 9 de setembro, teve apresentado o Requerimento n° 299, que propõe moção de aplausos ao CTG Galpão Gaúcho, de Linha Giacomini. A proposição destaca o cinquentenário da entidade do interior de Toledo, lembrando desde seu surgimento como o clube esportivo da comunidade até sua transformação em Centro de Tradições Gaúchas.

A comissão organizadora da fundação do CTG, no dia 1º de agosto de 1989, foi constituída por Lauro Lenhardt, Valmir Schlemer, Lírio Conte, Ilídio Grespan, Alércio Giacomini, Ildo Grespan, Celo Scherer, Vitor Boeff, Ari Arcácio Goesler e o padre Raulino Cavalieri. Em 1992, Arcilio Giacomini doou o local onde se encontra atualmente o CTG Galpão Gaúcho.

O CTG Galpão Gaúcho completa 50 anos de muito amor, união, tradição e respeito, passados de geração para geração, fortalecendo cada vez mais seus laços”, aponta o documento da Câmara de Toledo. Ele lembra as dificuldades com o clube esportivo e três anos após a criação do CTG s reforma de sua sede em 1994, começando então a ser promovidos cursos de dança e jantares italianos que perduram até hoje.

O documento lembra a trajetória do CTG quando clube esportivo, o qual foi fundado no dia 15 de julho de 1969, tendo como primeiro presidente Ercílio Giacomini e Alfredo Rufato como vice-presidente. Após 3 anos de sua fundação foi inaugurada a sede do clube, com muitos finais de semanas em que o esporte movimentava a Linha Giacomini.

Durante os anos houve muitas gestões que ajudaram a construir o clube”, destaca o documento. Ele destaca Alércio Caetano Giacomini e Ercílio Giacomini (1975), Nildo Schneider e Ivo Engelmann (1978), Nelsinho Antônio Canova e Ercílio José Giacomini (1979), Nelson Grespan e Ilídio Grespan (1980), Armindo Giacomini e Nelson Grespan (1981), Alércio Giacomini e Antonio Canova (1982), Ilídio Grespan e Valdir Zimmermann (1983) e Nelson Grespan e Ilésio Hammes (1985). Ele lembra ainda que durantes estes anos muitos ecônomos ajudavam a manter o local, dentre eles Valmir Rufatto, Severino Passini, Rui Lang, Leocir Rech, Nildo Schneider, José Nuvisa e Pedro Matte.

O Requerimento n° 299 é subscrito pelos parlamentares Marly Zanete, Ademar Dorfschmidt, Airton Savello, Antonio Zóio, Corazza Neto, Edmundo Fernandes, Gabriel Baierle, Genivaldo Paes, Janice Salvador, Leandro Moura, Marcos Zanetti, Marli do Esporte, Pedro Varela, Renato Reimann, Vagner Delabio, Valtencir Careca e Walmor Lodi.