Moção aplaude pioneira de Novo Sarandi pelos seus 102 anos

por Paulo Torres publicado 11/09/2019 11h02, última modificação 11/09/2019 11h02
A sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 9 de setembro, teve apresentado o Requerimento n° 301, que propõe moção de aplausos a Vilma Romilda Spohr Follman pelos seus 102 anos de vida. Gaúcha do interior de São Luiz Gonzaga, ela veio para Toledo há 58 anos, residindo na Linha Fazenda Branca, depois na Cerâmica Balcewicz, posteriormente em dois pontos distintos da Linha Gavião até mudar-se para a sede distrital de Novo Sarandi.
Moção aplaude pioneira de Novo Sarandi pelos seus 102 anos

Proposição à pioneira foi apresentada na sessão ordinária de segunda-feira

A sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 9 de setembro, teve apresentado o Requerimento n° 301, que propõe moção de aplausos a Vilma Romilda Spohr Follman pelos seus 102 anos de vida. Gaúcha do interior de São Luiz Gonzaga, ela veio para Toledo há 58 anos, fixando-se no interior do Distrito de Novo Sarandi, residindo na Linha Fazenda Branca, depois na Cerâmica Balcewicz, posteriormente em dois pontos distintos da Linha Gavião até mudar-se para a sede distrital.

Nascida no dia 30 de agosto de 1917, em Serro Azul, na época 5º Distrito do Município de São Luiz Gonzaga, Colônia Guarany (atualmente Cerro Largo), Estado do Rio Grande do Sul, Vilma Romilda Spohr Follmann é a 4ª filha de Antônio Aloísio Spohr e Margarida Matilde Hartmann Spohr. O casal formou uma família de 10 filhos e Vilma viveu sua infância em Serro Azul (Cerro Largo), onde conheceu Roberto Follmann, com quem se casou.

Sendo ela da 3ª Geração nascida no Brasil, se casou no dia 14 de fevereiro de 1939 e ela e o marido Roberto tiveram 11 filhos: Antônio Danilo, Albino Arnildo, Evaldo Arlindo, Aloísio Ramiro, Elizeu (in memoriam), Maria, Inácio Irineu, Lúcia, Justino, Francisco e Pedro, todos nascidos no Rio Grande do Sul.

Em 1961, mudaram-se para o Estado do Paraná, fixando residência no interior do Distrito de Novo Sarandi, em várias localidades. Na década de 80 se mudaram para a área urbana de Novo Sarandi, onde a Sra. Vilma reside até hoje. Chegou a comemorar 60 anos de casada com Roberto Follmann, em fevereiro de 1999, mas neste mesmo ano acabou ficando viúva. No último dia 30 de agosto, Vilma Romilda Spohr Follmann completou 102 anos, mais de um século de vida ao lado de sua família, aponta o documento da Câmara.

O Requerimento n° 301 enaltece os 102 anos de existência de Vilma Romilda Spohr Follmann, destacando as etapas da vida por terras tão diversas e em missão tão distinta. Ele aponta ainda a recompensa por tudo isto e o “reconhecimento que a Câmara Municipal de Toledo lhe devota nesta oportunidade, razão que nos faz estender a gratidão a Senhora Vilma Romilda Spohr Follmann, lhe conferindo a presente Moção de Aplausos”.

O Requerimento n° 301 é subscrito pelos vereadores Renato Reimann, Ademar Dorfschmidt, Airton Savello, Antonio Zóio, Corazza Neto, Gabriel Baierle, Janice Salvador, Leandro Moura, Marcos Zanetti, Marli do Esporte, Marly Zanete, Pedro Varela, Vagner Delabio, Valtencir Careca e Walmor Lodi.