Moção aplaude mutirão no Ceu das Artes no Dia do Cooperativismo

por Paulo Torres publicado 17/07/2019 14h39, última modificação 17/07/2019 14h39
Foi apresentada na segunda feira, dia 15 de julho, moção de aplausos à Cooperativa de Crédito Sicredi, Agência Vila Pioneiro, pela realização do Dia C – Dia do Cooperativismo, no Ceu das Artes de Toledo, o primeiro do Brasil. A proposição destacou o mutirão realizado no Ceu das Artes, no dia 6 de julho, quando é comemorado mundialmente o Dia do Cooperativismo, que mobilizou 25 colaboradores da cooperativa, além de integrantes da Secretaria de Cultura, representantes de grupos culturais e vizinhos.
Moção aplaude mutirão no Ceu das Artes no Dia do Cooperativismo

Moção foi apresentada na última sessão ordinária do semestre legislativo

Foi apresentada na segunda feira, dia 15 de julho, moção de aplausos à Cooperativa de Crédito Sicredi, Agência Vila Pioneiro, pela realização do Dia C – Dia do Cooperativismo. A proposição feita através do Requerimento nº 218 foi subscrita por 17 vereadores e destacou a ação realizada no Ceu das Artes, no dia 6 de julho, quando é comemorado mundialmente o Dia do Cooperativismo.

O documento da Câmara destaca que em Toledo a Cooperativa de Crédito Sicredi definiu este ano o Dia “C” para ser realizado no Ceu das Artes, no Jardim Santa Clara IV, com ações de recuperação do local. O espaço cultural, desportivo e de assistência social, foi inaugurado no dia 14 de dezembro de 2012, quando Toledo completava 60 anos de emancipação político-administrativa e foi o primeiro Ceu das Artes e Esportes Unificados inaugurado no Brasil, destaca o Requerimento nº 218.

O documento da Câmara de Toledo é dirigido a Inácio Cattani, diretor executivo da Cooperativa de Crédito -Sicredi, e a Carina Franzão Esppiaci Vargas, gerente da Agência Vila Pioneiro da instituição e destaca a situação do espaço. “Passados mais de seis anos, mesmo com vários investimentos lá realizados e muitos eventos significativos para aquela comunidade e, por extensão, à Cultura de Toledo, a ação do tempo exigia investimentos de embelezamento paisagístico, readequações físicas através de consertos, serviços de jardinagem e outros”, aponta o documento da Câmara.

O trabalho no Ceu das Artes foi realizado “no sábado mais frio do ano, porém ensolarado e surpreendente pelo número de voluntários, tanto da Sicredi, quanto da Secretaria de Cultura, como também representantes de grupos culturais e cidadãos e cidadãs da comunidade do entorno, com destaque ao grande número de crianças”, destaca o documento. Foi consertada a pista de skate com adaptação às regras da legislação e pintura, troca da grama sintética e pintura do parque infantil, das mesas de cimento e das calçadas, plantio de mudas de árvores e de flores. Também foi feito o conserto e pintura das grades que contornam a praça do Ceu das Artes e ainda o importante retoque das artes de grafitagem, através do artista Isaac Souza de Jesus. “Enfim, um dia que marcou a história do Ceu das Artes de Toledo e que serve de exemplo para que outras cooperativas e empresas desenvolvam a sua responsabilidade social nas comunidades”, aponta o documento da Câmara.

O Requerimento nº 218 destaca ainda o trabalho de 25 colaboradores da Sicredi, “que chegaram às 7h30 e assumiram os serviços com disposição invejável. Um exemplo de encher os olhos de quem passou pelo local”, aponta o documento. “Mediante o exposto, é de justiça que as vereadoras e os vereadores que integram esta Legislatura, reconheçam a importância do evento e marquem, através desta homenagem, a ação do Dia C no Ceu das Artes de Toledo, nas páginas da história da Câmara Municipal de Toledo”, finaliza o documento.

O Requerimento nº 218 é subscrito pelos parlamentares Janice Salvador, Ademar Dorfschmidt, Ademir Paludo, Airton Savello, Antonio Zóio, Corazza Neto, Edmundo Fernandes, Gabriel Baierle, Leandro Moura, Leoclides Bisognin, Marcos Zanetti, Marli do Esporte, Marly Zanete, Olinda Fiorentin, Pedro Varela, Valtencir Careca e Walmor Lodi.