Moção aplaude grupo de corrida do Yara Country Clube

por Paulo Torres publicado 04/09/2019 15h42, última modificação 04/09/2019 15h42
A sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 2 de setembro, teve apresentado o Requerimento nº 293, o qual propõe moção de aplausos ao professor Artur Boscarioli pelo incentivo à prática de corrida. O documento é dirigido a Ivo Grizza, presidente do Yara Country Clube, destacando a criação de uma equipe de corrida na entidade que vem participando de provas em toda a região.
Moção aplaude grupo de corrida do Yara Country Clube

Requerimento de aplausos à equipe e clube foi apresentado na sessão de segunda-feira

A sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 2 de setembro, teve apresentado o Requerimento nº 293, o qual propõe moção de aplausos ao professor Artur Boscarioli pelo incentivo à prática de corrida. O documento é dirigido a Ivo Grizza, presidente do Yara Country Clube, destacando a criação de uma equipe de corrida na entidade.

É de conhecimento geral que correr auxilia no controle da massa corporal, que leva a manutenção de controle de diabetes, o que reduz problemas de fundo emocional, aponta o documento. “Tendo isto em mente, a Equipe do Yara Country Clube, foi empregada com o intuito de melhorar a saúde pelo meio da atividade física”, afirma. O grupo de corrida no Yara foi instituído em 24 de fevereiro de 2018 com 9 integrantes inicialmente, sendo eles: Artur Boscarioli( o professor), Oscar de Silva, Nilra Neris, Carlos Pujol, Mauro Camargo, Aguinaldo Barbosa, Ângela Pastre, Diego Anderle e Sandra Balbino. Desde então o incentivo do professor, além dos resultados em competições, fez com que a equipe fosse aumentando e mais atletas começaram a participar.

Segundo o estudante de Educação Física da Unipar, Artur Boscarioli, atualmente professor e incentivador, “quando os bons resultados começaram a aparecer, houve um sério incentivo para as demais práticas de corrida”. Assim, hoje a equipe possui atletas de ponta, que participam em competições em toda a região. A ideia principal era de um projeto social e portanto ao alcance de todos, explica Boscarioli.

Sabe-se que a corrida tem ganho muitos adeptos, principalmente, pelo fato de para correr ser necessário apenas um par de tênis e força de vontade, aponta o documento da Câmara de Toledo. Ele lembra que na década de 1980 houve a disseminação dos ideais de Kenneth Cooper sobre corridas mais lentas e esta prática teve a adesão de muitas pessoas, com o pensamento de que todos deveriam percorrer o mesmo percurso, independentemente de qualquer condição física. Atualmente, porém, a prática de qualquer atividade física necessita que o praticante tenha conhecimento do seu preparo físico. Por isso, uma pessoa sedentária, quando inicia os exercícios, passa por um período de transição. Essa transição ocorre por meio de uma caminhada moderada, avançando para uma caminhada intensa e então iniciando o trote ou, também, ela pode se intercalar entre caminhada intensa e trote.

O Requerimento nº 293 é subscrito pelos parlamentares Marli do Esporte, Ademar Dorfschmidt, Airton Savello, Antonio Zóio, Corazza Neto, Edmundo Fernandes, Gabriel Baierle, Genivaldo Paes, Janice Salvador, Leandro Moura, Leoclides Bisognin, Marcos Zanetti, Marly Zanete, Olinda Fiorentin, Pedro Varela, Renato Reimann, Valtencir Careca e Walmor Lodi.