Moção aplaude atletas masculinos por atuação nos ParaJap´s

por Paulo Torres publicado 08/08/2019 15h45, última modificação 08/08/2019 15h45
A Câmara de Toledo teve apresentado em sua primeira sessão após o recesso legislativo, no dia 5 de agosto, o Requerimento n° 239, que propõe noção de aplausos aos atletas Eder Lisboa e Daniel Henrique Hertz, da equipe masculina de Atletismo Adaptado. A homenagem foi proposta pelo desempenho dos atletas toledanos nos ParaJap´s, realizados entre os dias 20 e 23 de junho, na cidade de Londrina.
Moção aplaude atletas masculinos por atuação nos ParaJap´s

Moção foi apresentada na Câmara de Toledo na sessão ordinária dia 5

A Câmara de Toledo teve apresentado em sua primeira sessão após o recesso legislativo, no dia 5 de agosto, o Requerimento n° 239, que propõe noção de aplausos aos atletas Eder Lisboa e Daniel Henrique Hertz, da equipe masculina de Atletismo Adaptado. A homenagem foi proposta pelo seu desempenho nos ParaJap´s, realizados entre os dias 20 e 23 de junho, na cidade de Londrina.

Sabe-se que o atletismo está incluso nos Jogos Paraolímpicos desde a Primeira Edição, ocorrida em Roma na década de 1960. A prática dessa modalidade esportiva no Brasil, iniciou-se na década de 1920, para deficientes visuais. Os deficientes físicos puderam participar dessa modalidade somente após a Segunda Guerra Mundial, aponta o documento.

O Brasil em 1984 conquistou as primeiras medalhas na modalidade, em Nova York e em Stoke Mandeville, na Inglaterra, local dos Stoke Mandeville Games, que primeiro teve lugar em 1948 e agora são conhecidos como os Jogos Mundiais de Cadeirantes e Amputados. Naquele ano, foram conquistadas 6 medalhas de ouro, 12 de prata e 3 de bronze no atletismo adaptado. As provas são de acordo com a deficiência dos competidores, e são de modalidades divididas entre corridas, saltos, lançamentos e arremessos.

Nos ParaJap´s de Londrina, na categoria masculina, na modalidade do atletismo adaptado, o atleta Eder Lisboa conquistou no Lançamento de Dardo F-42 o 2º Lugar e no Lançamento de Disco F-42 o 3º Lugar, e para o atleta Daniel Henrique Hertz as posições foram de 5º em Lançamento de Disco F-37, 7º Lugar em Lançamento de Dardo F-37 e 8º Lugar em Arremesso de Peso F-37.

O Requerimento n° 239 é subscrito por Marli do Esporte, Ademar Dorfschmidt, Ademir Paludo, Airton Savello, Antonio Zóio, Corazza Neto, Gabriel Baierle, Genivaldo Paes, Janice Salvador, Leoclides Bisognin, Marcos Zanetti, Marly Zanete, Olinda Fiorentin, Pedro Varela e Walmor Lodi.