Câmara restringe de novo acesso à sua sede devido à pandemia

por Paulo Torres publicado 26/05/2020 14h45, última modificação 26/05/2020 14h59
Câmara restringe de novo acesso à sua sede devido à pandemia

Reunião antes de sessão de segunda-feira, discutiu a medida e a aprovou por unanimidade

A Câmara de Toledo voltou a restringir o acesso à sua sede, o Edifício Vereador Güerino Vicccari, devido à pandemia da Covid-19, a exemplo do que fizera logo após o anúncio dos primeiros casos e medidas nacionais, em março. Através do Ato n° 26, de 22 de maio, a Mesa Diretora definiu que o acesso às dependências da Câmara Municipal de Toledo fica restrito aos vereadores, servidores, estagiários, terceirizados e profissionais de veículos de imprensa previamente credenciados junto ao Departamento de Comunicação Social. A medida também suspende a realização de eventos coletivos não diretamente relacionados às atividades do processo legislativo nas dependências da Câmara, bem como as audiências públicas, sessões solenes, sessões de licitação, visitação institucional e outros programas organizados pelo Poder Legislativo.

A medida também suspende a autorização de afastamento de servidores e vereadores para a realização de viagens, prevendo ainda que poderão ser afastados administrativamente, sem prejuízo dos vencimentos os servidores, estagiários e demais colaboradores que apresentem histórico de contato próximo com caso suspeito ou confirmado de Covid-19. Neste caso a pessoa atingida pela hipótese deve comunicar imediatamente à Diretoria-Geral, com a respectiva comprovação, para as devidas anotações, acompanhamento e demais providências. O Ato n° 26 também prevê, entre outras disposições, que os servidores que tiverem o diagnóstico laboratorial positivo ficarão afastados por licença para tratamento de saúde.

O Ato n° 26 foi exposto a todos os vereadores na segunda-feira, às 13:30h, antes da sessão ordinária, quando o presidente da Câmara de Toledo, Antônio Zóio, abriu a palavra para os vereadores que integram o COE-Comitê de Operações de Emergência, Ademar Dorfschmidt e Janice Salvador, além de sugestões e em seguida uma manifestação geral dos vereadores.

Janice Salvador disse ser uma questão delicada porque este é um momento em que a Câmara é procurada por muitas pessoas das mais diferentes regiões do município e as medidas colaboram para a contenção da doença. Janice disse que o cenário de Toledo não indica que estejamos no contágio comunitário, quando já não se identifica de onde veio a contaminação, mas se não forem tomadas as providências necessárias vamos para este estágio.

Ademar Dorfschmidt lembrou que algumas semanas atrás, no início da pandemia, falou que se chegaria a esta situação e alguns zombavam na época, mas agora esta realidade está aí. Citou ainda uma situação onde oito adultos viviam na mesma casa, sem distanciamento social e tinham contatos no comércio e indústria de Toledo, apontando para os riscos de transmissão. Apontou ainda quanto aos leitos disponíveis para atender a pandemia que em Assis Chateaubriand a taxa de ocupação é de 90%, pois dos dez leitos nove estão ocupados e em Toledo, onde estão os leitos de UTI restantes na microrregião, a ocupação está em 40%, mas os casos cresceram bastante nos últimos dias.

Outros vereadores também se manifestaram e vários destacaram os recursos tecnológicos existentes para contato e informação e o presidente Antônio Zóio também destacara na abertura as possibilidades representadas pelas redes sociais, chamadas de vídeo e whats app. A reunião também apontou os riscos da entrada e saída de pessoas para assuntos junto aos 19 gabinetes e à parte administrativa e ao final todos os vereadores presentes votaram por unanimidade no sentido de manter os termos da medida, que tem validade de 15 dias a partir de sua publicação. O coordenador do Departamento Administrativo, Daniel Scopel, expôs as medidas em relação às audiências públicas previstas nos próximos dias em função de normais federais quanto à responsabilidade fiscal e SUS, informando que eles serão transmitidas pela internet e a participação poderá ser feita via chat no canal da Câmara no Youtube.

O Ato n° 26, de 22 de maio, da Mesa Diretora do Poder Legislativo, foi publicado no Diário Oficial Digital nº 2.61, edição de 25 de maio de 2020, à página 26.

Primeira morte com suspeita de Covid

Segundo Toledo teve registrada a primeira morte com suspeita de ter sido causada pela pandemia, segundo nota divulgada na manhã de domingo, dia 23, tratando-se de uma mulher de 29 anos, que apresentava fatores de risco relacionados à imunidade, moradora da cidade. Ela foi internada no Pronto Atendimento Municipal Doutor Jorge Milton Nunes, o Mini Hospital, em 20 de maio e no dia seguinte precisou ser transferida para o Hospital Bom Jesus. A morte ocorreu na noite de domingo, apesar dos esforços da equipe que atua na ala Covid do hospital, relatou a Secretaria da Saúde.

Até a tarde de sábado, dia 22, foram notificados 167 casos no município. Destes, 140 já foram descartados. Dez casos ainda aguardam o resultado e 17 foram confirmados, dos quais quatro já estão recuperados.

Outras duas mortes relacionadas à Covid foram registradas no Hospital Bom Jesus, sendo a primeira de um homem de 81 anos, caso suspeito de Covid-19, morador de Cascavel e outro de 62 anos, morador de Corbélia.