Câmara e Unioeste oferecem capacitação aos vereadores eleitos

por Paulo Torres publicado 11/11/2016 16h15, última modificação 24/11/2016 16h02
A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Toledo, em parceria com o programa Casulo Sócio-Tecnológico da Unioeste, realizará no dia 30 de novembro um curso de capacitação continuada aos vereadores eleitos, suplentes e assessores. O objetivo é explicar aos participantes a estrutura e o funcionamento da Câmara Municipal. O curso será ministrado por professores da Unioeste e da Câmara Municipal, que trarão conteúdos através de aulas expositivas, debates e reflexões e as inscrições vão até o dia 28.
Câmara e Unioeste oferecem capacitação aos vereadores eleitos

Novo curso vai dar continuidade ao trabalho realizado em julho e agosto

 

Nos meses de julho e agosto a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Toledo, em parceria com o programa Casulo Sócio-Tecnológico da Unioeste, realizou o curso de capacitação “Ser Vereador/a numa Perspectiva Sócio Empreendedora”. Na ocasião  o curso visava atender os pré-candidatos a vereadores e demais interessados.
Desta vez, após o período eleitoral, a parceria visa oferecer um curso de capacitação continuada aos vereadores eleitos, suplentes e assessores, com o objetivo de explicar aos mesmos a estrutura e o funcionamento da Câmara Municipal. O curso será realizado no dia 30 de novembro e as inscrições podem ser feitas até o dia 28.
O curso será ministrado por professores da Unioeste e da Câmara Municipal de Toledo que trarão conteúdos através de aulas expositivas, debates e reflexões. Nesta etapa, o curso terá uma carga horária de 4 horas. As inscrições serão gratuitas.
A capacitação também busca mostrar as funções de um vereador, como por exemplo a elaboração das leis municipais e fiscalização da atuação do Poder Executivo. Mostra também que são os vereadores que propõem, discutem e aprovam as leis a serem aplicadas no município. Entre essas leis, está a Lei Orçamentária Anual, que define em que deverão ser aplicados os recursos provenientes dos impostos pagos pelos cidadãos. Também é dever do vereador acompanhar as ações do Executivo, verificando se estão sendo cumpridas as metas de governo e se estão sendo atendidas as normas legais.