Câmara de Toledo participa de audiência sobre fracking

por Paulo Torres publicado 30/06/2015 14h55, última modificação 07/07/2015 09h33

 

A Câmara Municipal de Toledo participa na quinta-feira, dia 2, às 9:30h, de audiência da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Federal para discutir o Projeto de Lei nº 6904/13, do deputado Sarney Filho (PV-MA), que suspende a exploração do gás de xisto no Brasil por cinco anos. A Câmara Municipal será representada em Brasília pelo presidente da Comissão do Meio Ambiente, Tita Furlan, o qual comunicou sua viagem na sessão de segunda-feira e agradeceu o apoio do presidente da Câmara Municipal, Ademar Dorfschmidt.

O PL 6904 já foi aprovado por maioria na Comissão de Legislação e Redação, onde porém teve dois votos contrários de deputados gaúchos argumentando com seus efeitos econômicos positivos nos EUA. O vereador Tita Furlan lembra porém a manifestação popular contra a exploração na região Oeste, que levou milhares de pessoas às ruas em Toledo em 3 de junho do ano passado, com apoio dos vereadores e da Acamop, pelos riscos que a exploração de nosso subsolo com essa tecnologia traria ao abastecimento humano de água e à produção agropecuária regional.

O presidente da Comissão do Meio Ambiente da Câmara de Toledo lembra que na região foi obtida uma liminar que suspendeu a exploração na Bacia do Rio Paraná, mas afirma que o silêncio da Justiça a respeito desde então lhe preocupa. Ele lembra que a região conta com o biogás e há a energia eólica e solar, apontando ainda que “se um dia faltar toda forma de energia, temos a energia nuclear a ser usada antes”. Por conta disso o vereador esteve em Brasília no mês passado por sua conta contatando os representantes paranaenses e outros parlamentares e agora retorna à capital e está inscrito para manifestar-se na audiência em Brasília defendendo a proposta de moratória na exploração do fracking. A audiência contará com a presença do chefe da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Sílvio Jablonski e Juliano Bueno de Araújo, coordenador da Coalizão Não Fracking Brasil, entre outros.