Câmara de Toledo aprova a LDO 2020 por unanimidade

por Paulo Torres publicado 09/09/2019 16h15, última modificação 10/09/2019 09h42
A Câmara de Toledo aprovou em turno final na sessão desta segunda-feira, dia 9 de setembro, a LDO-Lei de Diretrizes Orçamentárias 2020, prevista no Projeto de Lei nº 101, do Poder Executivo, que “estabelece as metas e prioridades da administração municipal para o exercício de 2020, além de orientações à elaboração do Orçamento-Programa do Município de Toledo, para o exercício de 2020”. A votação conduzida pelo presidente da Câmara, Antônio Zóio, teve o voto favorável de todos os presentes, após ter havido aprovação unânime também no primeiro turno, dia 2 de setembro.
Câmara de Toledo aprova a LDO 2020 por unanimidade

Vereadores aprovaram por unanimidade a proposta da LDO 2020

A Câmara de Toledo aprovou em turno final na sessão desta segunda-feira, dia 9 de setembro, a LDO-Lei de Diretrizes Orçamentárias 2020, prevista no Projeto de Lei nº 101, do Poder Executivo, que “estabelece as metas e prioridades da administração municipal para o exercício de 2020, além de orientações à elaboração do Orçamento-Programa do Município de Toledo, para o exercício de 2020”. A votação conduzida pelo presidente da Câmara, Antônio Zóio, teve o voto favorável de todos os presentes, com a ausência da vereadora Olinda Fiorentin por razões de saúde e sem o voto do presidente, que só vota para desempate.

A proposta motivou manifestações de vários vereadores na tribuna e Marli do Esporte expôs a preocupação dos segmentos ligados aos animais em relação à castração dos animais de rua. A vereadora disse que o “castromóvel” é uma preocupação levantada, apontando que percebe bastante dificuldade na realização de uma politica pública em Toledo em relação aos animais, apontando ainda que viu o projeto da LDO e não traz nada e o equipamento é bastante caro e nenhuma administração toledana enfrentou a situação e há a alegação de falta de veterinário. A vereadora disse ainda que o coordenador da área, Artur, é veterinário, mas como cargo de confiança ele deve realizar a supervisão e coordenação das atividades, como previsto na lei, e não poderia atender as castrações. Marli também falou do Bolsa Família, apontando que o programa federal é criticado por alguns mas é importante para os beneficiados e para o pequeno comércio dos bairros, onde movimenta mercearias, farmácias, etc. e vem tendo problemas pela falta do devido acompanhamento, com perda de recursos de cerca de R$ 3 milhões para Toledo.

Janice Salvador falou do “castramóvel”, que está sendo viabilizado, respondendo as cobranças sobre animais de rua. A líder do governo disse que o concurso realizado em 29 de julho pela Prefeitura de Toledo prevê vaga para veterinário e deve ser homologado até o final de outubro, viabilizando a convocação do profissional para atender esta área, juntamente com os outros profissionais de saúde e o convênio com a PUC-Pontifícia Universidade Católica de Toledo. Pelo convênio o Município de Toledo fornece os insumos e a PUC a mão-de-obra, disse a vereadora Janice, que comentou também da continuidade do vale-alimentação aos servidores. Segundo ela, havia uma proposta da representação dos servidores de pagamento de R$ 350,00 por doze meses, mas deverá ser feito um pagamento de R$ 400,00 por onze meses, pelas informações que constam a respeito.

Marcos Zanetti disse na tribuna a respeito do Bolsa Família que o cadastro precisa ser atualizado com os dados da Saúde, Educação e Assistência Social dos beneficiários e se elas estão falhando os vereadores também, porque devem fiscalizar. O vereador comentou ainda que às vezes o Bolsa Família é em torno de R$ 70,00, mas serve para alimentar uma criança.

O vereador Ademar Dorfschmidt disse que a Câmara de Toledo aprovou unanimemente a proposta da LDO 2020 para que o Poder Executivo possa tomar as devidas providências em relação aos anseios da comunidade. O vereador lembrou que a proposta foi debatida nas comunidades, teve audiência pública e agora foi aprovada em turno final. “O governo está com a caneta cheia para cumprir seus compromissos”, disse o vereador na tribuna após a votação.

Já Walmor Lodi destacou as emendas feitas à LDO pelos vereadores a partir da retirada de recursos “de sobras” da Câmara de Toledo, comentando ainda sobre a preocupação com informações de que Toledo pode ficar 30 meses sem os recursos do Bolsa Família. Também a vereadora Marly Zanete falou do Bolsa Família para Toledo e disse que o acompanhamento leva servidor a visitar pessoas uma vez por mês e se não houver o recadastro a família beneficiada pode ser trocada.