Câmara aprecia proposição de homenagem a Maria Patiño Cruzatti

por Paulo Torres publicado 23/07/2019 11h29, última modificação 23/07/2019 11h29
A Câmara de Toledo está apreciando o Projeto de Lei n° 111, do Poder Executivo, que “concede o Título de Cidadã Honorária do Município de Toledo a Maria Azambuja Patiño Cruzatti”. A proposição é a terceira homenagem apreciada pela Câmara, que já aprovou em turno final homenagens a Arnulfo Engel com o Título de Cidadão Honorário do Município de Toledo e a Ademir José Fiametti, que teve aprovada a concessão da Medalha Willy Barth. As homenagens serão entregues nas comemorações dos 67 anos de emancipação de Toledo, em sessão solene da Câmara Municipal no dia 13 de dezembro, às 19h, no Edifício Vereador Güerino Viccari.
Câmara aprecia proposição de homenagem a Maria Patiño Cruzatti

Proposição foi apresentada na sessão ordinária de 8 de julho e despachada pelo presidente Antônio Zóio às Comissões Permanentes

A Câmara de Toledo está apreciando o Projeto de Lei n° 111, do Poder Executivo, que “concede o Título de Cidadã Honorária do Município de Toledo a Maria Azambuja Patiño Cruzatti”. A proposição é a terceira homenagem apreciada pela Câmara, que já aprovou em turno final homenagens a Arnulfo Engel com o Título de Cidadão Honorário do Município de Toledo e a Ademir José Fiametti, que teve aprovada a concessão da Medalha Willy Barth. As homenagens serão entregues nas comemorações dos 67 anos de emancipação de Toledo. O aniversário será comemorado em 14 de dezembro, mas as homenagens serão entregues em sessão solene da Câmara Municipal no dia 13 de dezembro, às 19h, em sua sede, no Edifício Güerino Viccari.

Gaúcha de São Luiz Gonzaga, RS, Maria Patiño é formada em Filosofia pela PUC Curitiba, com pós-graduação em Administração Hospitalar, Metodologia de Ensino Superior, Psicologia Empresarial, Estratégia da Política e Segurança Nacional e Desenvolvimento Gerencial. Em sua trajetória profissional atuou como orientadora educacional na Funet (1975-1978), secretária da Cultura de Toledo (1976-1982), professora da Unioeste (1981-2001) e da Fasul (2003), integrando a Congregação da Facitol, além de chefiar o Departamento de Letras da Unioeste, além de ser coordenadora de Estágios nos Cursos de Filosofia e Secretariado Executivo Bilíngue da Unioeste, presidir a Associação dos Professores Universitários e ser professora do Curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento Gerencial, responsável e coordenadora do Concurso de Contos “Paulo Leminski”. Também coordenou o Projeto de Alfabetização para Adultos, foi membro da Associação Latino-Americana de Análise Transacional (ALAAT) (1981), co-fundadora da Associação Toledana de Imprensa (ATI), auxiliar juramentada do Registro de Imóveis de Toledo (1985), foi diretora da Câmara Municipal de Toledo, administradora das Clínicas Dall’Óglio e presidente da Associação Beneficente Costa Oeste.

Além de sua atuação profissional, Maria Patiño teve participação efetiva em diversas entidades e atividades sociais e comunitárias de nossa cidade, aponta a justificativa da proposição. “A concessão do Título de Cidadã Honorária é, portanto, uma forma de homenagear essa ilustre personalidade, como reconhecimento e gratidão pelas suas ações em prol do desenvolvimento do Município de Toledo”, aponta no documento o prefeito Lucio de Marchi.

Comissões Permanentes apreciam o Projeto de Lei n° 111

O Projeto de Lei n° 111, que concede o Título de Cidadã Honorária de Toledo a Maria Patiño, foi enviado à Câmara Municipal no dia 2 de julho e lido na sessão do dia 8, sendo despachado pelo presidente do Legislativo, Antônio Zóio, à apreciação das Comissões Permanentes. A proposição deve ser apreciada pela CLR-Comissão de Legislação e Redação e CEC-Comissão de Educação, Cultura e Desporto, cujos presidentes – Renato Reimann e Janice Salvador, respectivamente - devem designar relatores para analisar a proposição em relação às suas respectivas atribuições.

Na CLR serão analisados os aspectos constitucional, legal, jurídico, regimental e de técnica legislativa da proposição, para efeito de admissibilidade e tramitação na Câmara. A CLR é integrada pelos vereadores Renato Reimann, presidente; Leoclides Bisognin, vice-presidente; Gabriel Baierle, secretário e os membros Marli do Esporte e Vagner Delabio, o qual está licenciado por razões de saúde. Já na CEC atuam os vereadores Janice Salvador, presidente; Marcos Zanetti, vice-presidente e Pedro Varella como secretário e os membros Leoclides Bisognin e Marly Zanete. À CEC cabe apreciar proposições envolvendo assuntos atinentes à educação em geral; sistema desportivo municipal e sua organização; desenvolvimento cultural, inclusive patrimônio histórico, geográfico, arqueológico, artístico e científico e acordos; direito de imprensa, informação e manifestação do pensamento e expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, entre outros, e concessão de honrarias, prêmios ou homenagens.