Câmara aprecia cidadania honorária a Fachin e Canan

por Paulo Torres publicado 24/08/2016 14h10, última modificação 31/08/2016 10h18
A Câmara Municipal está apreciando homenagens com o Título de Cidadania Honorária de Toledo ao ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin e ao advogado Sérgio Canan. As propostas foram encaminhadas pelo Poder Executivo e lidas na sessão de segunda-feira, quando iniciaram sua tramitação o PL 112, que “concede o Título de Cidadão Honorário do Município de Toledo a Luiz Edson Fachin” e o PL 111, que “concede o Título de Cidadão Honorário do Município de Toledo a Sérgio Canan”. Após aprovadas, as homenagens devem ser entregues em dezembro, na sessão solene do Poder Legislativo por ocasião das festividades de 64 anos de emancipação do Município de Toledo.
Câmara aprecia cidadania honorária a Fachin e Canan

Sessão solene no Teatro Municipal em 2015 entregou homenagens do Município de Toledo

 

A Câmara Municipal está apreciando homenagens com o Título de Cidadania Honorária de Toledo ao ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin e ao advogado Sérgio Canan. As propostas foram encaminhadas pelo Poder Executivo e lidas na sessão de segunda-feira, quando iniciaram sua tramitação o PL 112, que “concede o Título de Cidadão Honorário do Município de Toledo a Luiz Edson Fachin” e o PL 111, que “concede o Título de Cidadão Honorário do Município de Toledo a Sérgio Canan”. Após aprovadas, as homenagens devem ser entregues em dezembro, na sessão solene do Poder Legislativo por ocasião das festividades de 64 anos de emancipação do Município de Toledo. A data é comemorada no dia 14 de dezembro e o evento será realizado no Teatro Municipal, às 19h do dia 15.

Luiz Edson Fachin, indicado ao STF pela presidente Dilma Roussef, foi aprovado pelo senado Federal em abril do ano passado. Fachin, nascido em Rondinha, RS, veio para Toledo com sua família aos dois anos de idade e residiu no município por vários anos, até seguir para Curitiba, onde formou-se em Direito na UFPR-Universidade Federal do Paraná e iniciou carreira jurídica. Professor titular de Direito Civil da Faculdade de Direito da UFPR, Fachin desenvolveu destacada carreira na área jurídica, atuando como professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR); professor convidado da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), da PUC-RS, da UNESA e da Universidad Pablo de Olavide, de Sevilla, Espanha. Também foi procurador do Estado do Paraná, procurador Jurídico do antigo ITCF e procurador geral do INCRA, além de colaborador do Senado Federal na elaboração do novo Código Civil, além de ser autor de diversas obras e artigos jurídicos.

Já Sérgio Canan atua como advogado militante desde 1978, como consultor, assessor jurídico e prestador de serviços advocatícios em várias empresas e municípios da região. Professor universitário desde 1995, ele atuou em cursos de graduação e de pós-graduação em Cascavel, Guaíra e Toledo, em especial na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste e na Universidade Paranaense – Unipar Campus Toledo, onde já exerceu a função de coordenador do Curso de Direito e atualmente acumula as funções de coordenador dos Estágios Real e Simulado de Processos. Sérgio Canan também destacou-se por sua atuação como assessor Jurídico do Município de Toledo, quando teve participação efetiva na regularização fundiária do Pouso nº 5, então denominado “Pouso Frio”, hoje Vila Boa Esperança. Também atuou na elaboração da nova legislação de loteamentos em 1984, na regularização do uso da área do aeroporto municipal e na engenharia jurídica que possibilitou a criação e implantação do Parque Ecológico Diva Paim Barth, e como coordenador do Grupo da OAB Subseção de Toledo Pró-Implantação do Curso de Direito, entre outras atividades.

A concessão do Título de Cidadão Honorário é, portanto, uma forma de homenagear essas ilustres personalidades”, afirma o então prefeito Beto Lunitti na mensagem que encaminhou os projetos à Câmara Municipal. Segundo a justificativa, as homenagens às duas personalidades são um “reconhecimento e gratidão pelas suas ações em prol do desenvolvimento social, educacional, profissional e econômico do Município de Toledo”.

 

Homenagens aprovadas

A Câmara Municipal já aprovou projetos de leis do Poder Legislativo propondo homenagens com o Título de Cidadania Honorária a Maurílio Paris, Eugênio Giongo, Leonardo Balcewicz, Donizete Botelho, Osmar Dias e Michele Caputo Neto, além de um projeto de resolução propondo a Medalha Willy Barth a Tânia Piazzetta. Todas as homenagens serão entregues na sessão solene da Câmara Municipal em 15 de dezembro.