Câmara aplaude luta do Amigas do Bem Viver contra o câncer

por Paulo Torres publicado 31/10/2019 11h13, última modificação 31/10/2019 11h13
A sessão da Câmara de Toledo na terça-feira, dia 29, teve apresentado o Requerimento nº 363, o qual propõe moção de aplausos ao Projeto Amigas do Bem Viver, pelo trabalho de apoio às mulheres com câncer desenvolvido em Toledo. A proposição dirigida a Teresinha Aparecida Nucitelli dos Santos foi subscrita por 14 vereadores, entre os quais as quatro vereadoras que integram a Câmara de Toledo. O Amigas do Bem Viver participou do 3° Café Rosa na Câmara no último dia 23.
Câmara aplaude luta do Amigas do Bem Viver contra o câncer

O Amigas do Bem Viver participou do 3° Café Rosa na Câmara no último dia 23 de outubro

O Projeto Amigas do Bem viver é uma associação de pessoas que estão enfrentando ou já enfrentaram o câncer e voluntários. Ele possui o objetivo de olhar com respeito, amor e cuidado visando à inserção social destas pessoas, aponta o documento. “Além disso, tenta possibilitar para estes diagnosticados que possam buscar e compartilhar informações e experiências relacionadas com o autocuidado e o cuidado com o outro”, prossegue o documento.

O Projeto considera que diagnosticados são todos aqueles que em determinado momento tiveram ou têm o câncer como patologia. No momento em que o projeto tem o conhecimento de pessoas que possuam o diagnóstico, imediatamente entra em contato e após permissão, são adicionadas em um grupo de troca de mensagens onde os diagnosticados ficam informados sobre as atividades do Amigas do Bem Viver. “O diferencial desse projeto é que ele acompanha durante e após o tratamento aqueles que foram diagnosticados, respeitando as normas desta associação, prossegue o documento da Câmara de Toledo. “Contudo, contém como proposta o oferecimento de assistência e orientações básicas, encaminhamentos, buscando amparar psicologicamente, fisicamente, espiritualmente, culturalmente e socialmente o diagnosticado”, aassinala. São promovidos debates, palestras, desfiles, musicais, bazares beneficentes e eventos para estes diagnosticados, os familiares deles e a comunidade em geral.

Além disso, o Projeto Amigas do Bem Viver apóia as famílias para que tenham a compreensão e aceitação da doença e suas porcentagens de cura. Segundo os voluntários, o projeto é um incentivo para melhorar como pessoa e profissional. “Estar próximo a ele, permite acreditar e ter forças para vencer qualquer dificuldade”, assinala o documento da Câmara.

Segundo uma das diagnosticadas, é gratificante fazer parte deste projeto, pois é estar envolvida com muitas guerreiras que passam ou passaram pelos mesmos diagnósticos, “e juntas superamos a cada dia esta luta ou este recomeço”, afirma ela. “O Projeto Amigas do Bem Viver nos ensina a cada dia o quão importante é a nossa vida e o amor por ela. Assim nos estimula a seguir em frente sem desistir. Podem haver tempestades, mas o sol sempre volta a brilhar”, afirma no documento, subscrito pelos vereadores Marli do Esporte, Ademar Dorfschmidt, Antonio Zóio, Corazza Neto, Gabriel Baierle, Genivaldo Paes, Janice Salvador, Leandro Moura, Marcos Zanetti, Marly Zanete, Olinda Fiorentin, Pedro Varela, Vagner Delabio e Walmor Lodi.