Câmara aplaude toledanos pelo 10° Prêmio FBB de Tecnologias Sociais

por Paulo Torres publicado 31/10/2019 12h45, última modificação 31/10/2019 15h23
A sessão da Câmara de Toledo na terça-feira, dia 29, teve apresentado o Requerimento nº 361, o qual propõe moção de aplausos a Isabele Costa e Ricardo Schneider, integrantes do projeto “Reaproveitamento de Resíduos Vítreos de Aterros Sanitários: solução ambiental e geração de renda”. Os dois tiveram proposta manifestação da Câmara de Toledo pela conquista tripla na 10ª edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologias Sociais.
Câmara aplaude toledanos pelo 10° Prêmio FBB de Tecnologias Sociais

Projeto dos toledanos da UTFPR foi premiado pela Fundação Banco do Brasil

A estudante Isabele e o professor Ricardo, do campus Toledo da UTFPR-Universidade Tecnológica Federal do Paraná, antigo Cefet, foram premiados no Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2019. Os toledanos Isabele e Ricardo foram agraciados com o 1º lugar na categoria Meio Ambiente, 1º lugar na categoria Voto Popular e 1º lugar na categoria Júri Universitário Banco do Brasil.

O projeto “Reaproveitamento de Resíduos Vítreos de Aterros Sanitários: solução ambiental e geração de renda”, que os dois levaram ao evento, tem como objetivo fazer com que resíduos de vidraçarias comerciais sejam reciclados e utilizados na construção civil de maneira sustentável e com baixo custo. Os estudos são feitos junto ao Grupo de Polímeros e Nanoestruturas (GPAN) da UTFPR, que trabalha com o estudo de materiais vítreos com alunos dos cursos de Engenharia Civil e de Tecnologia em Processos Químicos e do Programa de Pós-Graduação em Processos Químicos e Biotecnológicos.

Em 2017, o projeto conquistou o Prêmio Instituto 3M para Estudantes Universitários. Em junho deste ano, foi aprovado, por unanimidade do Conselho Federal de Direitos Difusos, na Seleção de Projetos 2019 do Ministério da Justiça e Segurança Pública e recebeu o recurso de R$ 2,9 milhões”, destaca o documento da Câmara. No dia 16 de outubro, em Brasília, a Fundação Banco do Brasil e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) anunciaram os vencedores da 10ª edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2019, em Brasília. Foram mais 800 inscritos do Brasil e de outros países, sendo 123 qualificados como tecnologia social que receberam um selo de apoio da Fundação BB.

Realizado a cada dois anos, o Prêmio tem por objetivo identificar, certificar, premiar e difundir tecnologias sociais já aplicadas, implementadas em âmbito local, regional ou nacional, que sejam efetivas na solução de questões relativas a alimentação, educação, energia, habitação, meio ambiente, recursos hídricos, renda e saúde. A participação no Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social é aberta às instituições legalmente constituídas no País, de direito público ou privado, sem finalidades lucrativas.

O Requerimento nº 361 é subscrito pelos vereadores Janice Salvador, Ademar Dorfschmidt, Airton Savello, Antonio Zóio, Corazza Neto, Edmundo Fernandes, Gabriel Baierle, Genivaldo Paes, Leandro Moura, Marcos Zanetti, Marli do Esporte, Marly Zanete, Olinda Fiorentin, Pedro Varela, Renato Reimann, Vagner Delabio e Walmor Lodi.