Câmara aplaude a Polícia Militar por 165 anos de história

por Paulo Torres publicado 12/09/2019 10h02, última modificação 12/09/2019 10h02
Na 30º sessão ordinária da Câmara de Toledo, realizada na segunda-feira (09), foi apresentada uma moção de aplausos à Polícia Militar do Paraná pela comemoração dos 165 anos de história. A história da corporação começa com a emancipação da Província do Paraná da Província de São Paulo e é entrelaçada a importantes episódios históricos. A manifestação do Poder Legislativo de Toledo à PM foi proposta por meio do Requerimento nº 297/2019.
Câmara aplaude a Polícia Militar por 165 anos de história

Proposição foi apresentada na sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira

Na 30º sessão ordinária da Câmara de Toledo, realizada na segunda-feira (09), foi apresentada uma moção de aplausos à Polícia Militar do Paraná pela comemoração dos 165 anos de história. A manifestação do Poder Legislativo de Toledo à PM foi proposta por meio do Requerimento nº 297/2019.

A Polícia Militar do Paraná foi criada em 10 de agosto de 1854 como uma unidade de caçadores, com a denominação de Companhia de Força Policial. A história da corporação começa com a emancipação da Província do Paraná da Província de São Paulo e é entrelaçada aos mais importantes episódios históricos do Paraná e sua atuação exerceu papel essencial no controle de revoltas militares internas, como a Revolução Federalista, de 1893, a Guerra do Contestado, de 1912, e até mesmo na Guerra do Paraguai.

No dia 09 de agosto de 2019, a Polícia Militar do Paraná comemorou 165 anos de história, uma história feita de sacrifícios, de patriotismo e construída por pessoas que escolheram trabalhar em prol dos outros em detrimento de si mesmas, aponta o documento.

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) integra o sistema de segurança pública e defesa social do Brasil, e tem por missão a preservação da ordem pública, o policiamento ostensivo e a execução de atividades de defesa civil no estado do Paraná, além de outras atribuições previstas na legislação federal e estadual, aponta a manifestação.

O documento foi assinado pelos vereadores Marli do Esporte, Ademar Dorfschmidt, Antonio Zóio, Corazza Neto, Edmundo Fernandes, Gabriel Baierle, Genivaldo Paes, Janice Salvador, Leandro Moura, Marcos Zanetti, Marly Zanete, Pedro Varela, Vagner Delabio e Walmor Lodi.