Câmara aplaude 40 anos do Seminário Maria Mãe da Igreja

por Paulo Torres publicado 17/05/2019 15h16, última modificação 17/05/2019 15h16
A Câmara de Toledo teve apresentado o Requerimento nº 119, subscrito por 18 vereadores, o qual propõe moção de aplausos ao Seminário Maria Mãe da Igreja pelos 40 anos de funcionamento em Toledo. O seminário foi inaugurado em 6 de maio de 1979, para acolher os seminaristas oriundos das Dioceses de Toledo, Cascavel e Foz do Iguaçu, que cursavam o ensino médio. O documento aponta que com o avanço dos estudos dos seminaristas tornou-se necessária a implantação do curso de Filosofia e assim a existência do Seminário em Toledo foi fundamental para a implantação do primeiro curso universitário no município, através da Facitol, originando posteriormente a Unioeste.
Câmara aplaude 40 anos do Seminário Maria Mãe da Igreja

Vereadores propuseram moção pelas 4 décadas do Maria Mãe da Igreja

A Câmara de Toledo teve apresentado o Requerimento nº 119, subscrito por 18 vereadores, o qual propõe moção de aplausos ao Seminário Maria Mãe da Igreja pelos 40 anos de funcionamento em Toledo. O seminário foi inaugurado oficialmente dia 6 de maio de 1979, para acolher os seminaristas oriundos das Dioceses de Toledo, Cascavel e Foz do Iguaçu, que cursavam o ensino médio.

O documento aponta que com o avanço dos estudos dos seminaristas tornou-se necessária a implantação do curso de Filosofia e assim a existência do Seminário em Toledo foi fator preponderante para a implantação do primeiro curso universitário no município. A atuação decisiva das lideranças eclesiais de nossa comunidade, capitaneadas pelo então bispo Diocesano Dom Geraldo Majella Agnelo (hoje arcebispo Primaz do Brasil), com as autoridades da época, entre elas o então prefeito Duílio Genari, o então deputado federal Antonio Mazureck e os deputados estaduais Nelton Miguel Fridriech e Egon Pudel, tornou realidade a Facitol-Faculdade de Ciências Humanas Arnaldo Busato, hoje Unioeste.

Ao longo dos 40 anos, já se formaram 35 sacerdotes além de centenas de leigos que receberam formação integral neste educandário”, aponta o documento. “Diante dos relevantes serviços prestados pelo Seminário Maria Mãe da Igreja à nossa comunidade e à Diocese de Toledo faz-se merecido o reconhecimento do Povo de Toledo através deste Legislativo”, concluem os vereadores Walmor Lodi, Ademar Dorfschmidt, Airton Savello, Antonio Zóio, Corazza Neto, Edmundo Fernandes, Gabriel Baierle, Genivaldo Paes, Janice Salvador, Leandro Moura, Leoclides Bisognin, Marli do Esporte, Marcos Zanetti, Marly Zanete, Olinda Fiorentin, Pedro Varela, Renato Reimann e Vagner Delabio.