Basquete de Toledo recebe moção pelo título Sub 18 do Paraná

por Paulo Torres publicado 18/07/2019 11h13, última modificação 18/07/2019 11h13
A 24° sessão ordinária, realizado nesta segunda feira (15), teve apresentada uma moção de Aplausos à Equipe de Basquetebol Masculino de Toledo da categoria Sub 18 pela conquista do Título de Campeão Estadual. A homenagem foi proposta por meio do Requerimento n° 221/2019, subscrito por 15 vereadores.
Basquete de Toledo recebe moção pelo título Sub 18 do Paraná

Homenagem aos campeões estaduais foi proposta na sessão de segunda-feira

Toledo recebeu nos dias 21 a 23 de junho o Campeonato Estadual Sub 18 Feminino e Masculino, segundo boletim da FPRB-Federação Paranaense de Basketball. A equipe toledana de basquete masculino Smel/Abatol Toledo conquistou o 1º Lugar no Campeonato Estadual de Basquete, na categoria Sub 18, ficando como  vice-campeão Adrm/Maringá e 3º colocado P.M. Mar. Cândido Rondon/A.C.B.. O time toledano jogou sob o comando do técnico, professor e incentivador Jonathan M. dos Santos.

Histórico

O Basquetebol é um esporte coletivo, composta por cinco jogadores em quadra, sendo classificados em armadores, extremos e pivôs. Nasceu nos Estados Unidos, pelo professor James Naismith, no ano de 1891, como uma alternativa esportiva no inverno rigoroso da região.

Trazido para o Brasil em 1896 por um milionário chamado Auguste F. Shaw, foi praticado primeiramente na Associação Cristã de Moços, no Rio de Janeiro. O primeiro torneio ocorrido no Brasil foi em 1912. Já a Primeira Seleção Brasileira de Basquetebol foi montada no ano de 1922, para a disputa de um torneio contra as seleções do Uruguai e da Argentina.

O documento foi assinado pelos vereadores Marli do Esporte, Ademar Dorfschmidt, Ademir Paludo, Airton Savello, Antonio Zóio, Corazza Neto, Gabriel Baierle, Genivaldo Paes, Janice Salvador, Leoclides Bisognin, Marcos Zanetti, Marly Zanete, Olinda Fiorentin, Pedro Varela e Walmor Lodi.