Audiência na Câmara expõe gastos de 26,89% com saúde

por Paulo Torres publicado 03/10/2019 10h40, última modificação 03/10/2019 10h41
A Câmara de Toledo realizou audiência pública no dia 26 de setembro, para a prestação de contas de receitas e ações desenvolvidas no segundo quadrimestre no setor de saúde municipal toledano, conforme prevê a Lei Complementar n° 141/2012. A secretária de Saúde de Toledo, Denise Liel, expôs com sua equipe os dados à CSS. Além dos vereadores a audiência reuniu populares e integrantes do Conselho de Saúde, juntamente com servidores, mostrando que os gastos com saúde atingiram 26,89% contra um percentual previsto em lei de 15%.
Audiência na Câmara expõe gastos de 26,89% com saúde

Audiência na Câmara de Toledo expôs os dados sobre receitas, despesas e serviços da área de saúde

A Câmara de Toledo realizou audiência pública no dia 26 de setembro, quinta-feira, para a prestação de contas de receitas e ações desenvolvidas no segundo quadrimestre no setor de saúde municipal toledano, conforme prevê a Lei Complementar n° 141/2012. A CSS é integrada pelos vereadores Valtencir Careca, presidente; Marcos Zanetti, vice-presidente; Marly Zanete, secretária; e pelos membros Airton Savello e Olinda Fiorentin, a qual não se fez presente em função de uma cirurgia. A secretária de Saúde de Toledo, Denise Liel, expôs a partir das 18:08h os dados aos vereadores e integrantes do Conselho de Saúde, juntamente com servidores de sua equipe, mostrando que os gastos com saúde atingiram 26,89% contra um percentual previsto em lei de 15%.

A secretária relatou “participação bastante acentuada dos recursos municipais” nas despesas com saúde, relatando que foram R$ 77,242 milhões de receitas até o segundo quadrimestre, sendo que o Município destinou 79% dos recursos, ou R$ 61,28 milhões do total foram municipais, mais R$ 967 mil, ou 1% da receita, teve origem estadual e federal foram R$ 11,398 milhões, ou 15% dos recursos. A secretária relatou que o Consamu representou R$ 2,247 milhões, ou 3%, enquanto antes atingira R$ 1,95 milhão para atender ambulâncias e bases do Samu, destacando que o percentual seria 50%, mas acaba sendo de 30% e o Município arca com a maior parte das despesas.

A secretária Denise Liel destacou que Toledo passou a receber recursos por Serviços Hospitalares do Pronto Atendimento Municipal Jorge Nunes, o Mini Hospital, o que elevou estes recursos de R$ 24 mil para R$ 600 mil, já que agora está faturando procedimentos feitos na Central de Especialidades e Pronto Atendimento Municipal Jorge Nunes. A secretária relatou a ampliação da participação do Ministério da Saúde, via Consamu, e também a diminuição de 28,26% nos recursos federais da climatização do Hospital Regional, o que reduziu os recursos de R$ 20,4 milhões para R$ 15,9 milhões neste ano.

O presidente da CSS Valtencir Careca no encerramento da audiência, por volta das 21:15h, agradeceu a presença da equipe da Secretaria da Saúde e dos conselheiros do Conselho de Saúde e destacou a importância do bom atendimento na saúde e o trabalho realizado pelos servidores do setor.

Confira em vídeo a íntegra da audiência da CSS na Câmara