Notícias

por tol publicado 17/12/2015 15h20, última modificação 05/01/2016 15h05
   CPI tem relatório sexta, Coral da Paz faz 40, reunião debate condutores e moções

CPI tem relatório sexta, Coral da Paz faz 40, reunião debate condutores e moções

por Paulo Torres — última modificação 21/10/2019 09h52

A CPI que apura as denúncias em torno da coleta de lixo pela Transportec em Toledo realiza na sexta-feira, dia 18, a partir das 9h, a apresentação do relatório pela relatora Janice Salvador, informa o boletim Toledo Legislativo n° 218. A edição traz também a reunião na Câmara que discutiu a situação dos condutores de ambulâncias, que relataram problemas como os casos de mortes de pacientes durante o transporte sem acompanhamento e outros desafios. O boletim traz ainda a moção subscrita por todos os vereadores homenageando os 40 anos do Coral da Paz, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Toledo, além da manifestação a Odila Líbera Fiorentin pelos relevantes serviços prestados à educação no Município de Toledo, onde iniciou sua atuação como professora aos 15 anos, ainda antes do município recém emancipado de Foz do Iguaçu completar dois anos. O boletim traz ainda moções dirigidas a entidades e personalidades, entre outras informações da semana na Câmara de Toledo.

CPI tem relatório sexta, Coral da Paz faz 40, reunião debate condutores e moções - Leia mais…

CPI da Transportec tem apresentação de relatório na sexta-feira

CPI da Transportec tem apresentação de relatório na sexta-feira

por Paulo Torres — última modificação 16/10/2019 15h33

A CPI que apura as denúncias em torno da coleta de lixo pela Transportec em Toledo realiza nesta sexta-feira, dia 18 de outubro, a partir das 9h, a apresentação do relatório pela relatora Janice Salvador. A reunião será no Plenário e Auditório Edílio Ferreira e foi definida na 14a reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito, no dia 9. A CPI decidiu em agosto pela prorrogação dos trabalhos por 60 dias, aprovada pelo plenário da Câmara em 18 de agosto, mas as buscas da CPI no sentido de ouvir o advogado Luiz Fernando Comegno e um diretor da Transportec foram infrutíferas.

CPI da Transportec tem apresentação de relatório na sexta-feira - Leia mais…

Moção aplaude Associação de Judô por título geral em Toledo

Moção aplaude Associação de Judô por título geral em Toledo

por Paulo Torres — última modificação 16/10/2019 14h46

Foi apresentado na sessão da Câmara de Toledo de segunda-feira, dia 14 de outubro, o Requerimento nº 342, que propõe moção de aplausos à Associação de Judô Ricardo Santos pela conquista do Título de Campeão Regional Geral, no Torneio Regional de Judô do Oeste do Paraná. O evento foi no último dia 6 de outubro, reunindo em Toledo judocas de 12 cidades da nossa região, no Ginásio de Esportes Alcides Pan.

Moção aplaude Associação de Judô por título geral em Toledo - Leia mais…

Moção aplaude casal por realizar Projeto Pão e Vida

Moção aplaude casal por realizar Projeto Pão e Vida

por Paulo Torres — última modificação 16/10/2019 14h40

A Câmara de Toledo teve apresentado na sessão de segunda-feira, dia 14, o Requerimento nº 341, que propõe moção de aplausos ao casal Allan Filho e Peta Duarte, pela idealização do “Projeto Pão e Vida”. A proposição subscrita por 18 vereadores lembra que o projeto que hoje reúne 40 voluntários surgiu depois do casal ter sua filha Stephany curada após ficar internada por doze dias numa Unidade de Terapia Intensiva em virtude de infecção generalizada.

Moção aplaude casal por realizar Projeto Pão e Vida - Leia mais…

Moção aplaude técnicos de Toledo vices no futebol dos Jojup´s

Moção aplaude técnicos de Toledo vices no futebol dos Jojup´s

por Paulo Torres — última modificação 16/10/2019 11h32

Foi apresentado na sessão da Câmara de Toledo de segunda-feira, dia 14 de outubro, o Requerimento nº 338, que propõe moção de aplausos aos Técnicos Desportivos Eduardo Schimok e César Aparecido de Assis pela conquista do segundo lugar na modalidade de Futebol de Campo na fase final dos Jogos da Juventude. As disputas da fase final da Divisão A foram realizadas em Londrina de 20 a 29 de setembro, reunindo 6,5 mil participantes e 5 mil competidores e o Município de Toledo obteve a 6ª colocação geral.

Moção aplaude técnicos de Toledo vices no futebol dos Jojup´s - Leia mais…

Moção aplaude sargento bombeiro por 31 anos de atuação

Moção aplaude sargento bombeiro por 31 anos de atuação

por Paulo Torres — última modificação 16/10/2019 11h27

Foi apresentado na sessão da Câmara de Toledo de segunda-feira, dia 14 de outubro, o Requerimento nº 337, que propõe moção de aplausos ao 3º Sargento Deoclésio Nogueira pelos 31 anos de serviços prestados ao Corpo de Bombeiros de Toledo. Deoclesio Nogueira, nascido na cidade de Toledo, entrou no Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná em 1988, em Cascavel. A proposição foi subscrita por 16 vereadores toledanos.

Moção aplaude sargento bombeiro por 31 anos de atuação - Leia mais…

Moção parabeniza escolinha de futsal de Novo Sobradinho

Moção parabeniza escolinha de futsal de Novo Sobradinho

por Paulo Torres — última modificação 16/10/2019 11h16

A sessão da Câmara de Toledo de segunda-feira, dia 14 de outubro, teve apresentado o Requerimento nº 339, que propõe moção de aplausos à Associação de Futsal de Novo Sobradinho pelos 5 anos da sua formação. Os trabalhos foram iniciados com apenas 15 crianças e tinham como intuito oferecer algo diferente para as crianças daquela região do município, mas foram crescendo e hoje somam conquistas e abrangem diferentes faixas etárias.

Moção parabeniza escolinha de futsal de Novo Sobradinho - Leia mais…

Moção da Câmara aplaude professora pioneira de Toledo

Moção da Câmara aplaude professora pioneira de Toledo

por Paulo Torres — última modificação 15/10/2019 15h58

A Câmara de Toledo teve apresentado na sessão de segunda-feira, dia 14 de outubro, o Requerimento nº 340, que propõe moção de aplausos à senhora Odila Líbera Fiorentin pelos relevantes serviços prestados à educação no Município de Toledo. Ela iniciou sua dedicação à educação em Toledo aos 15 anos, em 4 de março de 1954, quando o novo município emancipado de Foz do Iguaçu ainda não completara dois anos de existência.

Moção da Câmara aplaude professora pioneira de Toledo - Leia mais…

Moção aplaude escrivão por 19 anos de segurança pública

Moção aplaude escrivão por 19 anos de segurança pública

por Paulo Torres — última modificação 15/10/2019 15h26

A Câmara de Toledo teve apresentado na sessão de segunda-feira, dia 14 de outubro, o Requerimento nº 332, subscrito por sete vereadores, que propõe moção de aplausos ao policial civil Hélio da Costa pelos 19 anos de serviços à segurança pública. Atuando na Polícia Civil do Paraná desde 2000, o escrivão em 2016 foi homenageado pelo Conselho de Segurança por sua atuação em Toledo.

Moção aplaude escrivão por 19 anos de segurança pública - Leia mais…

Moção aplaude toledana da Industrial pelos seus 101 anos

Moção aplaude toledana da Industrial pelos seus 101 anos

por Paulo Torres — última modificação 16/10/2019 11h19

O Requerimento nº 336 foi proposto na Câmara de Toledo na sessão de segunda-feira, dia 14 de outubro, homenageando a senhora Maria Pontelli Bolson, pela comemoração do seu centésimo primeiro aniversário. O transcurso dos 101 anos da toledana centenária será no dia 17 de novembro próximo e ela, natural de Silveira Martins, teve com o marido Jerônimo Bolson 10 filhos, dezenove netos, dezenove bisnetos e um tataraneto.

Moção aplaude toledana da Industrial pelos seus 101 anos - Leia mais…

Moção homenageia titular da 20ª SDP por 34 anos de polícia

Moção homenageia titular da 20ª SDP por 34 anos de polícia

por Paulo Torres — última modificação 15/10/2019 15h13

O Requerimento nº 333 foi proposto na sessão de segunda-feira, dia 14 de outubro, homenageando o delegado-chefe da 20a Subdivisão Policial, Antônio Donizete Botelho. O documento subscrito por oito vereadores aponta os 34 anos dedicados pelo delegado à Polícia Civil do Paraná e 9 anos no comando da 20ª SDPl, que atende 19 dos municípios do Oeste do Paraná.

Moção homenageia titular da 20ª SDP por 34 anos de polícia - Leia mais…

Moção aplaude delegado pelos 25 anos de Polícia Civil

Moção aplaude delegado pelos 25 anos de Polícia Civil

por Paulo Torres — última modificação 15/10/2019 15h05

A Câmara de Toledo teve apresentado na sessão de segunda-feira, dia 14 de outubro, o Requerimento nº 334, que propõe moção de aplausos ao delegado de polícia Ilso Campaner. A homenagem foi proposta pelos 25 anos de serviços prestados pelo delegado residente em Toledo há dez anos à segurança pública do Paraná e foi subscrita por nove vereadores.

Moção aplaude delegado pelos 25 anos de Polícia Civil - Leia mais…

Coral da Paz faz 40 anos e recebe moção da Câmara de Toledo

Coral da Paz faz 40 anos e recebe moção da Câmara de Toledo

por Paulo Torres — última modificação 15/10/2019 11h18

A Câmara de Toledo teve apresentado na sessão do dia 14 o Requerimento nº 335, que propõe moção de aplausos ao Coral da Paz pelos seus 40 anos de atuação. O documento ao coral da Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Toledo é dirigido ao presidente da comunidade Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Toledo Douglas Ebert e ao regente Arthur Gava e é subscrito por todos os 19 vereadores toledanos.

Coral da Paz faz 40 anos e recebe moção da Câmara de Toledo - Leia mais…

Vereadores fazem silêncio por falecidos em Toledo

Vereadores fazem silêncio por falecidos em Toledo

por Paulo Torres — última modificação 14/10/2019 15h40

A sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 14, teve a volta dos vereadores Olinda Fiorentin e Leoclides Bisognin, os quais estavam em licenças. A sessão também teve pedidos de homenagens a falecidos em Toledo, entre os quais Rosa Zanette, sogra da vereadora Marly Zanette, falecida na semana passada, Ivonete Souza de Oliveira, falecida esta semana, e Geraldo Vicente de Freitas, 51 anos, o qual sofreu um tombo em via pública no Jardim Europa e bateu a cabeça semana passada, sendo levado à UPA, onde acabou falecendo na última sexta-feira, dia 11. O presidente Antônio Zóio solicitou aos presentes que mantivessem um minuto de silêncio como homenagem.

Vereadores fazem silêncio por falecidos em Toledo - Leia mais…

Reunião na Câmara debate situação dos condutores de ambulâncias

Reunião na Câmara debate situação dos condutores de ambulâncias

por Paulo Torres — última modificação 18/10/2019 15h42

Foi realizada nesta sexta-feira, dia 11 de outubro, uma reunião na Câmara de Toledo para tratar da situação dos condutores de ambulâncias municipais, contando com a participação do presidente do Poder Legislativo, Antônio Zóio, além da vereadora Janice Salvador e dos vereadores Leandro Moura e Ademar Dorfschmidt. Pelos condutores de ambulâncias participaram quatro representantes, os quais explanaram aos vereadores sobre sua atuação, especialmente as questões envolvendo transporte de pacientes para centros como Curitiba e Londrina sem acompanhante e outros desafios trazidos pela atividade.

Reunião na Câmara debate situação dos condutores de ambulâncias - Leia mais…

Boletim traz LOA de R$ 618 mi, pedido por creches, Fundeb e moções

Boletim traz LOA de R$ 618 mi, pedido por creches, Fundeb e moções

por Paulo Torres — última modificação 10/10/2019 12h01

A Câmara de Toledo está apreciando a LOA-Lei Orçamentária Anual para 2020, cujo projeto foi lido na sessão de segunda-feira, dia 7, e estabelece receitas e despesas de R$ 618,4 milhões, conforme noticia a edição n° 217 do Toledo Legislativo. O boletim também traz requerimento encaminhado ao FNDE, do MEC, solicitando a conclusão dos CMEIs em obras nos bairros Pinheirinho, Pioneiro e Concórdia. Outra notícia é a moção de aplausos à estudante Rafaela Furlanetto Liberali, pela participação na IV Mocica-Mostra Científica do Cariri, com um experimento para o cultivo de orquídeas com menor custo e prazo. Outro requerimento solicita ao MEC “que envide todos os esforços possíveis” para a manutenção do Fundeb, além da definição da data para o relatório final da CPI que investigou a coleta de lixo pela Transportec. O boletim traz ainda moções pela II Corrida Solidária, além dos 28 anos do empreendimento pioneiro de Artur Boscarioli e Neuza Bolson, entre outras informações.

Boletim traz LOA de R$ 618 mi, pedido por creches, Fundeb e moções - Leia mais…

CPI da Transportec define data para relatório final

CPI da Transportec define data para relatório final

por Paulo Torres — última modificação 11/10/2019 11h54

A CPI que apura as denúncias em torno da coleta de lixo pela Transportec em Toledo realizou sua 14° reunião na quarta-feira, dia 9, quando os vereadores decidiram marcar a apresentação do relatório final. A reunião contou com os vereadores presidente Marcos Zanetti, vice-presidente Airton Savello, relatora Janice Salvador e membro Renato Reimann, com a ausência de Ademar Dorfschmidt devido a outro compromisso. A data proposta para apresentação do relatório foi no próximo dia 18, às 9h, sendo aprovada por unanimidade.

CPI da Transportec define data para relatório final - Leia mais…

Moção na Câmara aplaude II Corrida Solidária

Moção na Câmara aplaude II Corrida Solidária

por Paulo Torres — última modificação 09/10/2019 15h17

Foi apresentado na Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 7 de outubro, o Requerimento nº 326, o qual propõe moção de aplausos à Unopar-Universidade Norte do Paraná pela realização da II Corrida Solidária. O evento reuniu aproximadamente 400 corredores que juntos arrecadaram cerca de duas toneladas de alimentos. O documento foi subscrito por 17 parlamentares toledanos.

Moção na Câmara aplaude II Corrida Solidária - Leia mais…

Moção aplaude academia por 28 anos de atuação em Toledo

Moção aplaude academia por 28 anos de atuação em Toledo

por Paulo Torres — última modificação 09/10/2019 15h10

Foi apresentado na Câmara de Toledo o Requerimento nº 325, o qual propõe moção de aplausos a Artur Boscarioli e Neuza Bolson pelos 28 anos de existência da Academia Companhia do Corpo em Toledo. A proposição, apresentada e aprovada na sessão de segunda-feira, dia 7 de outubro, foi subscrita por 16 vereadores.

Moção aplaude academia por 28 anos de atuação em Toledo - Leia mais…

Vereadores pedem a ministro do MEC que seja mantido Fundeb

Vereadores pedem a ministro do MEC que seja mantido Fundeb

por Paulo Torres — última modificação 09/10/2019 15h06

Foi apresentado na Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 7 de outubro, o Requerimento nº 323, o qual solicita ao Ministério da Educação a manutenção do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica – Fundeb. O documento é dirigido ao titular do MEC-Ministério da Educação, Abraham Weintraub e é subscrito por 18 parlamentares toledanos, solicitando ao ministro “que envide todos os esforços possíveis" para a manutenção do Fundeb.

Vereadores pedem a ministro do MEC que seja mantido Fundeb - Leia mais…

Toledana é premiada na Mocica por experimento com orquídea

Toledana é premiada na Mocica por experimento com orquídea

por Paulo Torres — última modificação 09/10/2019 14h57

O Requerimento nº 327, apresentado na Câmara de Toledo, propõe moção de aplausos a Rafaela Furlanetto Liberali, estudante do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre, pela 3ª colocação na IV Mocica-Mostra Científica do Cariri. A toledana alcançou a premiação na categoria Ciências Biológicas a partir de um experimento de enraizamento da orquídea em um meio de cultura alternativo visando redução de custo e tempo de produção.

Toledana é premiada na Mocica por experimento com orquídea - Leia mais…

Vereadores pedem conclusão de creches em Toledo ao FNDE

Vereadores pedem conclusão de creches em Toledo ao FNDE

por Paulo Torres — última modificação 10/10/2019 10h34

A Câmara de Toledo teve apresentado na sessão de 7 de outubro o Requerimento nº 324, assinado por 17 vereadores, que solicita ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) liberação de recursos a três creches em construção em Toledo. O documento aponta os CMEIs-Centros Municipais de Educação Infantil em construção nos bairros Pinheirinho, Vila Pioneiro e Concórdia e o não repasse de recursos nos últimos meses, assinalando a expectativa em torno do uso das creches e que “ toda obra paralisada implica prejuízos também às empresas, funcionários e fornecedores, gerando insatisfação e constrangimento”.

Vereadores pedem conclusão de creches em Toledo ao FNDE - Leia mais…

Câmara aprecia LOA 2020 de R$ 618,4 milhões

Câmara aprecia LOA 2020 de R$ 618,4 milhões

por Paulo Torres — última modificação 09/10/2019 11h25

A Câmara de Toledo está apreciando a LOA-Lei Orçamentária Anual para 2020, cujo projeto foi lido na sessão de segunda-feira, dia 7, iniciando sua tramitação. A LOA 2020 está prevista no Projeto de Lei 148, que “estima a receita e fixa a despesa do Município de Toledo, para o exercício de 2020”, a qual estabelece receitas e despesas de R$ 618,4 milhões para o próximo exercício, observando o que preveem o PPA-Plano Plurianual 2018-2021 e a LDO-Lei de Diretrizes Orçamentárias e com um crescimento orçamentário de R$ 66,4 milhões.

Câmara aprecia LOA 2020 de R$ 618,4 milhões - Leia mais…

Boletim traz audiências da Saúde, Educação e Emdur e moções

Boletim traz audiências da Saúde, Educação e Emdur e moções

por Paulo Torres — última modificação 03/10/2019 15h34

Está on-line o boletim Toledo Legislativo n° 216, que traz informações sobre as audiências que mostraram nos dias 25, 26 e 27 de setembro os recursos usados e as ações desenvolvidas em saúde, educação e na Emdur nos últimos meses. Na saúde os gastos atingiram 26,89%, contra um percentual previsto em lei de 15%, enquanto na educação foram 22,07% usados contra um percentual previsto de 25%. Já no dia 27 foi encerrada a série de audiências com exposição da Emdur sobre as suas contas. O boletim traz ainda moção de aplausos proposta aos CTGs Chama Crioula, Querência Amada e Estância da Liberdade e ao Recanto do Gaúcho pela realização da 11° Semana Farroupilha, além de outra à professora Vaniria Souza pela representação do Paraná no “Estágio Participação”, em Brasília, e à estudante Isabelle Duarte, pela classificação à 2ª Fase da Olimpíada Nacional de Ciências, além da entrega das homenagens a entidades e personalidades por conquistas ou comemorações, entre outros temas da Câmara de Toledo.

Boletim traz audiências da Saúde, Educação e Emdur e moções - Leia mais…

Audiência na Câmara expõe gastos de 26,89% com saúde

Audiência na Câmara expõe gastos de 26,89% com saúde

por Paulo Torres — última modificação 03/10/2019 10h41

A Câmara de Toledo realizou audiência pública no dia 26 de setembro, para a prestação de contas de receitas e ações desenvolvidas no segundo quadrimestre no setor de saúde municipal toledano, conforme prevê a Lei Complementar n° 141/2012. A secretária de Saúde de Toledo, Denise Liel, expôs com sua equipe os dados à CSS. Além dos vereadores a audiência reuniu populares e integrantes do Conselho de Saúde, juntamente com servidores, mostrando que os gastos com saúde atingiram 26,89% contra um percentual previsto em lei de 15%.

Audiência na Câmara expõe gastos de 26,89% com saúde - Leia mais…

Moção aplaude CTGs e loja gaúcha pela 11ª Semana Farroupilha

Moção aplaude CTGs e loja gaúcha pela 11ª Semana Farroupilha

por Paulo Torres — última modificação 01/10/2019 15h14

A sessão da Câmara de Toledo teve apresentado o Requerimento nº 318, o qual propôs moção de Aplausos aos Centros de Tradição Gaucha Chama Crioula, Querência Amada e Estância da Liberdade e Recanto do Gaúcho, pela realização da 11° Semana Farroupilha. A proposição foi subscrita por 16 vereadores e apresentada na Câmara na sessão de segunda-feira, dia 30 de setembro.

Moção aplaude CTGs e loja gaúcha pela 11ª Semana Farroupilha - Leia mais…

Moção parabeniza participante da Olimpíada de Ciências

Moção parabeniza participante da Olimpíada de Ciências

por Paulo Torres — última modificação 01/10/2019 15h10

A Câmara de Toledo teve apresentado o Requerimento nº 319, o qual propôs moção de Aplausos à estudante Isabelle Sodoski Mansur Duarte, pela classificação para a 2ª Fase da Olimpíada Nacional de Ciências. A homenagem à estudante do Colégio Estadual Luiz Augusto Morais Rego foi proposta na sessão ordinária de segunda-feira, dia 30 de setembro, sendo subscrito por 13 parlamentares.

Moção parabeniza participante da Olimpíada de Ciências - Leia mais…

Moção aplaude professora participante de programa do Legislativo

Moção aplaude professora participante de programa do Legislativo

por Paulo Torres — última modificação 01/10/2019 15h06

A sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira, dia 30 de setembro, teve apresentado o Requerimento nº 320, o qual propôs moção de Aplausos a Vaniria Teixeira de Souza pela representação do Paraná no programa “Estágio Participação”. A professora do Estado e coordenadora pedagógica de Ciências e Educação Ambiental do Município de Toledo esteve em Brasília em setembro representando o Paraná no Programa “Estágio Participação”.

Moção aplaude professora participante de programa do Legislativo - Leia mais…

Câmara entrega moções a entidades e personalidades

Câmara entrega moções a entidades e personalidades

por Paulo Torres — última modificação 30/09/2019 16h13

A Câmara de Toledo realizou a entrega na segunda-feira, dia 30, das homenagens propostas durante o mês a entidades e personalidades que se destacaram por conquistas ou comemorações. O ato de entrega foi realizado antes da sessão ordinária, reunindo autoridades e lideranças, entre elas o delegado-chefe da 20ª SDP-Subdivisão Policial, Antônio Donizetti Botelho, patronagem do CTG Galpão Gaúcho, representantes da AABB-Associação Atlética Banco do Brasil, representantes da GR de Toledo e a técnica Anita Klemann, 19° BPM e Unioeste, entre outras autoridades, entidades e lideranças.

Câmara entrega moções a entidades e personalidades - Leia mais…

Emdur presta contas na Câmara em audiência da CFO

Emdur presta contas na Câmara em audiência da CFO

por Paulo Torres — última modificação 08/10/2019 11h39

A Câmara de Toledo encerrou na sexta-feira, dia 27, uma série de audiências públicas para prestação de contas de atividades, receitas e despesas em várias áreas da administração toledana. Na sexta-feira a audiência pública foi para que a Emdur realizasse a apresentação semestral das contas aos vereadores da CFO-Comissão de Finanças e Orçamento. A CFO é integrada pelos vereadores Ademar Dorfschmidt, presidente; Gabriel Baierle, vice-presidente; Renato Reimann, secretário e os membros Vagner Delabio e Corazza Neto. A audiência reuniu representantes da Emdur e ainda os vereadores Walmor Lodi e Janice Salvador, entre outros.

Emdur presta contas na Câmara em audiência da CFO - Leia mais…

Ações do documento