Prefeito diz na Câmara que investimentos visam as pessoas

por Paulo Torres publicado 11/02/2016 15h45, última modificação 17/02/2016 10h39
A Câmara Municipal abriu o ano legislativo nesta quinta-feira, dia 11, ouvindo o prefeito Luís Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt a partir das 14h sobre a situação do Município e as providências que considera necessárias. “Os investimentos realizados pelo governo municipal têm como principal meta gerar satisfação e felicidade para as pessoas”, disse o prefeito na mensagem aos vereadores. Cumprindo o artigo 55 da Lei Orgânica de Toledo, o prefeito destacou na mensagem os investimentos “em esportes e lazer, educação, saúde – com foco na Estratégia Saúde da Família – e assistência social”, apontando que Toledo tem 113 pontos de lazer e recreação na sede e interior e colocou 13 equipes de saúde da família em funcionamento, além de implantar em 2015 o NASF-Núcleo de Apoio à Saúde da Família para atuar junto às equipes e abrir a UPA e Casa Abrigo, anunciando ainda outras metas e ações, como reurbanizações e novos CMEIs e UBSs.
Prefeito diz na Câmara que investimentos visam as pessoas

Prefeito expôs aos vereadores avaliação de 2015 e ações previstas para 2016

A Câmara Municipal de Toledo abriu o ano legislativo de 2016 nesta quinta-feira, dia 11, ouvindo o prefeito Luís Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt a partir das 14h sobre a situação do Município e as providências que considera necessárias. “Os investimentos realizados pelo governo municipal têm como principal meta gerar satisfação e felicidade para as pessoas”, disse o prefeito na mensagem aos vereadores. Cumprindo o artigo 55 da Lei Orgânica de Toledo, o prefeito destacou na mensagem os investimentos “em esportes e lazer, educação, saúde – com foco na Estratégia Saúde da Família – e assistência social”, apontando que Toledo tem 113 pontos de lazer e recreação na sede e interior e colocou 13 equipes de saúde da família em funcionamento, além de implantar em 2015 o NASF-Núcleo de Apoio à Saúde da Família para atuar junto às equipes e abrir a UPA e Casa Abrigo, entre outras ações.

Nas ações de desenvolvimento econômico o prefeito destacou na mensagem aos vereadores os parques industriais Abramo Rotawa e João Bortoloto, com capacidade de 80 lotes, além da ampliação do Tecnoparque em 8 terrenos e negociações para sua ampliação em 36 mil m². Também foi destacada a parceria para ampliar e modernizar o aeroporto de Toledo, com recursos de R$ 1 milhão, além da destinação de R$ 125 mil à Sociedade Garantidora de Crédito como apoio ao micro e pequeno empresário. A mensagem aponta ainda a entrega de mais 16,6 quilômetros de rodovias rurais, reforma de pontes, cascalhamento e readequação de estradas, com investimentos de R$ 8,7 milhões, além de intervenções em Novo Sarandi e Novo Sobradinho na área de habitação e urbanismo e a substituição de toda a iluminação do Parque Ecológico por lâmpadas de led.

O prefeito Beto Lunitti destacou que Toledo atingiu índice do IFDM-Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal acima de 0,8, sendo um dos 31 municípios do Brasil nesta condição, além de ter sido destacado no anuário “As Melhores Cidades do Brasil 2015” na 23ª posição entre os municípios de porte médio e receber prêmios de “Município Amigo dos Pequenos Negócios” da CNM e Sebrae e “Prefeito Inovador” do Programa Cidades Digitais.

Entre as metas e ações anunciadas para o ano a mensagem à Câmara destaca a construção do Centro Municipal de Bolão e Bocha, o Centro Municipal de Artes Marciais, o Centro de Iniciação ao Esporte e o Centro Funcional do Atleta e do Idoso, além da reforma do Ginásio de Esportes Euzébio Garcia, com investimentos de mais de R$ 6 milhões. Também está prevista a construção de UBSs nos bairros Panorama II (já em obras) e Vila Paulista, além de iniciado o atendimento na UBS Fachini, com mais de R$ 2 milhões, iluminação do Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann, além de novos parques. Deverão ser contemplados os bairros Panorama e Concórdia e entrega dos parques lineares do Rio Toledo e do Arroio Marreco, no Gisela. Serão revitalizadas as ruas Laurindo Moterle, Saturno, Raimundo Leonardi e Avenida Maripá e reurbanizada a Rua Maranhão, além de estarem sendo projetadas obras de reurbanização da Rua Cerro Corá e a revitalização das ruas Pedro Álvares Cabral e Cascavel e da Avenida Attílio Fontana, além da abertura das ruas Almirante Tamandaré, 20 de Setembro e Olegário Mariano, além de ruas em Vila Nova.

Na área de educação estão previstas reformas globais das escolas Henrique Brod, São Dimas, Nossa Senhora das Graças e Vereador José Pedro Brum (CAIC), além da colocação em funcionamento dos CMEIs da Vila Paulista e Loteamento LR Schneider e a construção de CMEIs no Jardim da Mata, Santa Clara IV e Carelli. O prefeito anunciou aos vereadores na mensagem a instalação de 100 lousas interativas nas escolas municipais e a implantação, ainda neste semestre, de três unidades do Restaurantes Populares, na Unioeste, Gisela e Panorama II, entre outros investimentos. O prefeito disse aos vereadores que governar é fazer escolhas e que tem feito ações importantes, estruturantes, destacando ainda que outros prefeitos fizeram e precisam ser respeitados por isso. Beto Lunitti disse que seu objetivo é criar ambiente favorável para que haja desenvolvimento econômico e social e pessoas satisfeitas e felizes, o que considera o grande papel do legislativo e da administração. Por fim, o prefeito disse aos vereadores que teremos um ano de fortalecimento do eleitor, da eleitora, da democracia em geral, “mas não podemos nos deixar contaminar pelo ódio, pela raiva”, levando à desconstrução de um município que apontou como feito ao longo de sua história por todas as correntes ideológicas e de pensamento.